5 dicas úteis para melhorar a logística do e-commerce

por | Logística, Tecnologia

A logística do e-commerce é essencial para manter um bom relacionamento com os clientes e garantir sua satisfação, visto que, como não há o contato físico, é ela quem faz o elo entre a empresa e seus consumidores.

Então, pensando nisso, separamos algumas dicas úteis para você melhorar a logística do seu e-commerce. Continue acompanhando e saiba mais!

1. Trabalhe com previsão de demanda

A previsão de demanda é realizada com base no histórico de vendas de determinado período. Assim, ela pode ser feita mês a mês, por trimestre, considerando períodos de sazonalidade, entre outros aspectos — cabe ao gestor avaliar qual método é o mais adequado de acordo com seu modelo de negócios.

Mesmo que não seja capaz de oferecer 100% de segurança, pois depende do comportamento de procura dos clientes, a previsão de demanda pode fornecer uma base relativamente confiável. E isso será muito útil para decisões de compras e para compor melhor o estoque.

2. Estruture uma logística reversa

As trocas e devoluções que os clientes precisam realizar são de responsabilidade da loja virtual. Assim, uma das formas de melhorar a logística de e-commerce é planejar o fluxo reverso dos materiais, de forma a conseguir atender os consumidores da melhor maneira possível.

Portanto, uma boa opção é procurar os parceiros de transporte que já são responsáveis pela operação e avaliar a possibilidade de realizar o fluxo reverso.

3. Crie uma política de troca e devoluções

Como dissemos no tópico anterior, as devoluções são de responsabilidade da loja virtual, porém, por lei, os consumidores possuem um prazo para enviar as mercadorias. Aliás, para que o processo seja bem estruturado, o ideal é elaborar uma política de trocas e devoluções bem clara e transparente e disponibilizá-la no site.

Ao estabelecer que, por exemplo, a cada item devolvido seja enviado um e-mail, o e-commerce pode se preparar para receber, identificar o cliente e o pedido e agilizar o processo de envio de um novo item.

4. Elabore o planejamento cuidadosamente

Qualquer operação bem-sucedida envolve muito planejamento e análise. Para conseguir melhorar a logística do e-commerce, a ideia é a mesma. É preciso pensar em todos os aspectos que envolvem esse tipo de atividade. Isso quer dizer contratar fornecedores confiáveis, planejar decisões de compras, estabelecer níveis de serviços de atendimento, controlar os custos, criar ações de pós-venda, entre outros processos importantes que envolvem uma operação de e-commerce.

5. Ofereça opções de entregas flexíveis

Planejar a logística do e-commerce em termos de distribuição também é uma tarefa muito importante. Pois, como os consumidores estão cada vez menos apegados às marcas, opções de transporte e pagamento de frete podem se tornar o diferencial que falta para concluir uma compra.

Assim, muitas vezes  uma loja virtual não possui estrutura financeira para arcar sozinha com os valores de frete que as transportadoras cobram. Por isso, oferecer alternativas pode ser bom tanto para a empresa quanto para os clientes. Entregas mais demoradas, por exemplo, podem oferecer um valor de frete mais barato.

Outra decisão que também pode se tornar uma vantagem competitiva é o same day delivery — ou entrega no mesmo dia, em português. O frete pode até ser mais alto, mas alguns clientes aceitam pagar a diferença em troca da comodidade de receber suas mercadorias no mesmo dia em que a compra é realizada.

Então, basicamente, para melhorar a logística do e-commerce, basta fazer uma análise dos processos praticados e compará-los com algumas melhores práticas de mercado. Ou apenas identificar alguns pontos fracos que precisam ser corrigidos. Feito isso, vale a pena buscar soluções e alternativas que possam se caracterizar como um diferencial competitivo.

E você, já colocou em prática algumas dessas dicas no seu e-commerce? Aproveite o espaço de comentários e compartilhe suas opiniões e experiências sobre o tema!

0 comentários
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais
Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

No universo da logística, entender as características e aplicações dos diferentes modais de transporte é essencial para tomar decisões estratégicas e eficientes. Entre eles, os modais aquaviário e dutoviário se destacam por atenderem a demandas específicas e por sua...

ler mais
Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

A história do modal ferroviário no Brasil teve início em 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Mauá por Dom Pedro II. A linha conectava o Porto de Mauá, na Baía da Guanabara, à Raiz da Serra, com o objetivo de facilitar o escoamento de mercadorias do interior...

ler mais