7 motivos para implantar o sistema Milk Run na sua empresa

por | Logística, Tecnologia

Pode parecer um nome não muito comum para um sistema de coletas programadas, porém, o Milk Run, traduzido para o português como Corrida do Leite, segue a essência do sistema de coleta diária do leite nas propriedades produtoras dos EUA.

Assim, apesar de representar, inconscientemente, um processo ultrapassado e muito simples, o número de empresas que aderem a este sistema de logística é maior a cada ano que passa.

Funcionamento do sistema Milk Run

Basicamente, o MR funciona da seguinte forma: um único meio de transporte realiza a coleta em cada um dos fornecedores, respeitando o trajeto estratégico e os horários pré-estabelecidos, planejados com antecedência. Então, depois de concluída a coleta, o operador retorna ao destino final com o material a ser entregue.

Muito utilizado pela indústria automobilística, este sistema consiste em realizar a coleta de forma programada dos materiais a serem utilizados na indústria.

Diferente da forma tradicional de logística, onde é o fornecedor quem realiza a entrega do seu material para o cliente. Assim, para que o processo logístico funcione com eficácia, é necessário que cliente e fornecedor estejam totalmente alinhados quanto às suas demandas e responsabilidades. Pois qualquer interferência na comunicação entre os agentes envolvidos pode ocasionar perdas financeiras significativas.

Motivos para implantar o sistema Milk Run

São inúmeras as vantagens que essa forma de coleta pode trazer para a empresa. Então, listamos as 7  principais vantagens para que você perceba a importância e o benefício da adoção do Milk Run:

  1. Redução nos gastos com frete;
  2. Aumento no giro do estoque;
  3. Diminuição do número de veículos na empresa;
  4. Redução de carregamentos inativos;
  5. Queda nos níveis de estoques nos fornecedores;
  6. Sistema Just in Time (JIT) entre fornecedor e empresa;
  7. Baixo índice de avarias no transporte.

Sistema Milk Run como estratégia logística

Produção, logística da empresa e logística dos fornecedores precisam colaborar entre si para que o desenvolvimento e a implantação do processo possa trazer resultados satisfatórios e não prejuízo à empresa. Pois o Milk Run é um sistema muito eficaz, mas caso não haja integração entre os setores envolvidos ele pode acarretar em graves consequências como:

  • Atrasos;
  • Conflitos com fornecedores;
  • Aumentos nas despesas.

Adotar o sistema Milk Run é uma estratégia muito importante, já que reduzir estoque significa ter mais dinheiro em caixa. Assim, essa é basicamente a proposta desse sistema, onde o estoque é reposto com mais frequência dispensando grandes investimentos em infraestrutura e equipe, diminuindo ainda desperdícios de materiais. Portanto, nesse sentido, bons planejamento logísticos farão toda a diferença.

Então, sua empresa já utiliza o sistema Milk Run? Compartilhe sua experiência conosco por meio dos comentários!

0 comentários
Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

A linha de produção é essencial para qualquer operação industrial. É o ponto central em que matérias-primas se transformam em produtos acabados e o local onde eficiência e qualidade determinam o sucesso da empresa.  Quando ela não funciona de maneira eficiente, os...

ler mais
Como funciona o transporte multimodal?

Como funciona o transporte multimodal?

A eficiência logística é essencial para o sucesso das empresas modernas. Nesse cenário competitivo, o transporte multimodal surge como uma alternativa estratégica, combinando diferentes tipos de transporte para entregar suas mercadorias com mais economia, segurança e...

ler mais
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais