3 dicas para otimizar a gestão da cadeia de suprimentos

por | Logística, Supply Chain

Com uma preocupação constante em melhorar o desempenho e se destacar frente aos concorrentes, as empresas tem procurado as melhores maneiras de atender às necessidades dos clientes. Assim, quando pensamos nisso, vemos que é indispensável investir na otimização da gestão da cadeia de suprimentos para conquistar um diferencial competitivo e reduzir os custos de operação da empresa.

Então, acompanhe as nossas dicas e tire o máximo de proveito delas em seu negócio!

Sistema integrado de gestão de dados

A utilização de um sistema que integra todos os setores da empresa torna o processo de controle da cadeia de suprimentos mais fluido e eficiente.

Assim, os benefícios gerados podem ser vistos em vários setores, como:

  • Controle maior e uma melhor gestão dos estoques, mapeando a localização de cada produto no depósito e gerando uma lista detalhada de informações sobre cada um deles — o que ajuda na eliminação de desperdícios e evita faltas de produtos no estoque.
  • Acompanhamento maior sobre cada um dos funcionários e suas tarefas, com informações sobre horários, intervalos, funções executadas por cada um, entre outros dados que aumentam o controle de pessoal e a produtividade, reduzindo paradas não programadas.
  • Gestão de compras e vendas pelo mesmo sistema traz uma boa comparação de dados, o que permite saber o exato momento de reposição de cada produto e não criar estoques desnecessários. Além disso, se pode ter uma boa previsão de demanda, ajudando na administração da base de fornecedores.

Ainda com base no sistema integrado de gestão dos dados da cadeia de suprimentos, podemos identificar problemas imediatamente e resolvê-los o mais breve possível para que não gere atrasos.

Dessa forma isso reduz perdas e desperdícios que antes nem eram percebidos.

Reformular as rotas para otimizar a cadeia de suprimentos

Otimizar o planejamento das rotas é um passo muito importante para a logística do negócio, pois com uma boa análise da área atendida é possível reduzir viagens desnecessárias e evitar desvios não programados do trajeto, e, com isso, agilizar as entregas e reduzir os custos do setor, dando à empresa uma capacidade maior de entregas por veículo.

Com o tempo, as rotas estabelecidas sofrem alterações tanto de demanda quanto de outros fatores, como trânsito. Por isso, precisamos estar sempre atentos para que sejam feitas reformulações sempre que for preciso, tornando o percurso mais rápido e econômico.

Atendimento de qualidade ao cliente

Para um bom atendimento, é importante conhecer a fundo a necessidade do cliente, e, sempre que possível, dar a ele uma maior atenção e superar suas expectativas.

Para isso, é necessário verificar todos os detalhes da venda e da entrega antes de fechar o acordo com o cliente para não correr o risco de frustrá-lo com prazos maiores do que o prometido ou até mesmo pecas na qualidade do produto.

Manter a empresa funcionando com toda a sua capacidade de atendimento e com um baixo custo é a base para uma gestão da cadeia de suprimentos mais eficiente.

Assim, ao se destacar em um mercado tão concorrido, seu negócio pode se tornar referência em atendimento de qualidade.

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