O mercado dos operadores logísticos vem crescendo gradativamente nos último anos, resultando em uma concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas que atuam na movimentação de cargas. Por isso, empresas têm adotado algumas práticas de logística que podem ser consideradas diferenciais tanto para fornecedores, como para consumidores no momento de decisão da aquisição do serviço.

práticas de logística

Dessa forma, a empresa que não buscar atualizar-se ou entender e atender as demandas do mercado, terá sérias dificuldades de sobrevivência no mercado atual, que passa por momentos de queda e estagnação. Entretanto, novas ferramentas e inovações tecnológica tem surgido com frequência, permitindo que as empresas passem por esse processo de adaptação ao novo momento do mercado consumidor.

Porém, além da aquisição e a instalação de processos tecnológicos, a implantação de novas estratégias em todas as etapas do transporte e entrega de mercadorias é indispensável.

Contudo, toda essa mudança não se resume apenas na aquisição de equipamentos mais modernos, mas na integração de profissionais especializados e alinhados aos objetivos da empresa.

Eficiência é a palavra-chave para melhorar as práticas de logística

Foi-se o tempo em que o cliente prezava apenas pela qualidade e valores pagos pelo produto. Atualmente, pode-se acrescentar mais um item na preferência do consumidor: o prazo.

Com toda a instantaneidade possibilitada pela globalização, estreitando as fronteiras, e com a disseminação da internet, o fator tempo de entrega é que tem comandado todo o processo logístico da movimentação de mercadorias.

Por isso, vamos citar duas novas práticas de logística para que sejam inseridas em suas empresas, adaptando-se às exigências do mercado atual e saindo na frente da concorrência:

1. Transparência da informação

Para que a transparência nas informações faça parte das estratégias da empresa, em primeiro lugar é imprescindível que haja integração na programação dos transportes e controle das mercadorias. Sendo que isso só é possível graças a modernidade exigida pelo mercado.

Além de desburocratizar todo o processo fiscal e administrativo que fazem parte da rotina das operadoras logísticas, através da utilização de softwares que auxiliam na gestão de toda a supply chain, a tecnologia contribui na parte operacional do processo de movimentação de cargas.

Assim, programas interligados entre os setores da empresa contratante e seus respectivos parceiros logísticos, facilitam a emissão e transferência de mercadorias, resultando em processos mais ágeis.

Além disso, com o monitoramento da frota e a possibilidade de rastreamento da carga em tempo real, consequências como a redução de despesas, aumento na segurança e uma melhor gestão do transporte serão resultados frequentes.

2. Qualidade e agilidade no atendimento

Mais do que atender as demandas internas da empresa, manter uma comunicação clara, exata e rápida com seus clientes só aumentará ainda mais sua credibilidade com o mercado do segmento.

Portanto disponibilizar canais de relacionamento com o cliente ou fornecedor, para que ambos tenham as informações necessárias a qualquer momento, faz toda a diferença.

Igualmente como na transparência das informações, a parceria entre logística e tecnologia da informação é fundamental.

Certamente aproximação entre transportador e cliente facilita a troca de informações importantes, evitando qualquer tipo de preocupação durante o transporte, seja por parte do transportador e embarcador, em cumprir o prazo de entrega acordado, ou por parte do cliente que quer receber a mercadoria adquirida em bom estado e sem atrasos.

Se as novas tecnologias ainda não fazem parte das estratégias da sua empresa, tenha cuidado para não ficar desatualizado e perder seu lugar no mercado. Inclusive, ampliar as possibilidades e formas de comunicação, com certeza, serão um fator diferenciado em uma negociação com um cliente potencial.

Prestex: informação e qualidade

Alinhada às exigência do mercado atual, a Prestex oferece soluções em logística no transporte de cargas expressas, prestando um serviço ágil, seguro e de qualidade.

Além disso, possuímos ferramentas que disponibilizam ao nosso cliente todas as informações necessárias sobre o processo logístico.

Nossas práticas de logística focam em transparência de informação e qualidade de atendimento ao cliente.

Então, a qualquer momento e em qualquer lugar você pode acessar nosso aplicativo e conferir as informações do serviço contratado.

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