desafios para o transporte de cargas pesadas

Empresas que trabalham com itens pesados para venda lidam com uma série de desafios ao longo da cadeia produtiva, como:

  • encontrar bons fornecedores de matéria-prima;
  • prezar pela resistência, durabilidade e qualidade do produto;
  • armazenar adequadamente no estoque;
  • fazer um bom trabalho de logística.

Principalmente neste último item, há uma série de desafios. Isso porque, devido à natureza do objeto, realizar seu traslado é uma atividade que exige cuidados. A fim, portanto, de evitar atrasos, manter um bom custo-benefício na entrega e não inviabilizar as atividades logísticas do negócio.

Então, agora, continue a leitura e descubra os cinco principais desafios para o transporte de cargas pesadas e prepare-se para solucioná-los.

1. Encontrar profissionais preparados

Um primeiro desafio sobre o transporte de cargas pesadas está relacionado com encontrar profissionais preparados para lidar com o manuseio do material. E isso compreende o preparo na saída do estoque, a manipulação dos equipamentos, o meio de transporte e a própria condução do item até a chegada no destino final.

Quer ver um exemplo de como é um desafio importante? Quando há condução da carga por veículos, é necessário que o motorista tenha experiência com este tipo de trabalho, já que, devido ao peso elevado, o risco de acidentes graves é elevado.

2. Escolher o modal adequado para a sua carga

Outro ponto importante é a definição do modal ideal para o transporte de cargas pesadas da sua empresa. Os mais utilizados para este tipo de situação são:

  • caminhões;
  • aviões cargueiros;
  • navios cargueiros.

É essencial fazer a escolha de acordo com o que é prioridade para a sua empresa e também pela natureza dos produtos. Deve-se responder as seguintes questões:

  • o produto possui prazo de validade ou sua entrega é urgente?
  • qual(is) modal(is) chega(m) na região do ponto final?
  • qual(is) garante(m) a integridade da carga até o destino final?
  • qual possui melhor custo-benefício?

Assim, a partir dessas respostas, é possível definir quais modais são os mais adequados para transportar a sua carga.

3. Garantir a segurança do produto no transporte de cargas pesadas

Um dos problemas no transporte de cargas é garantir a segurança do traslado até o destino final. Principalmente pelo fato de ser um problema grave no país, causando prejuízos acima de R$ 6,1 bilhões nos últimos anos.

Portanto, torna-se primordial para os gestores encontrar medidas de rastreamento e segurança, de forma a minimizar as chances de um infortúnio acontecer, tais como:

4. Realizar um bom gerenciamento de riscos

Problema com segurança é um dos pontos importantes de um gerenciamento de riscos para o transporte de cargas pesadas. Há outras implicações que estão relacionados com esse quesito, tais como:

  • diminuir chances de avarias no produto;
  • realizar o transporte sem danificar a frota da empresa;
  • realizar a manutenção adequada dos veículos;
  • escolher os modais que minimizem os riscos existentes ou optar por um modelo intermodal, entre outros.
5. Diminuir os custos com o transporte sem perder a qualidade

Uma das partes que mais impacta o fluxo de caixa é o valor do transporte de cargas pesadas. Pois, devido à natureza do produto, normalmente as tarifas do traslado são elevadas. Com isso, há o encarecimento do valor final ou então a redução da taxa de lucro da empresa.

Porém, deve-se levar em consideração que as soluções não podem acarretar em perda de qualidade no atendimento, estendendo prazos, gerando atrasos ou prejudicando a integridade do produto.

Estes são os principais desafios que as empresas passam com o transporte de cargas pesadas no Brasil. Você elencaria mais algum? Então, conte para nós nos comentários!