Quando optar pelo uso do transporte multimodal no Brasil

O transporte multimodal se configura como uma modalidade de transporte de cargas caracterizada pela combinação de diversos meios de deslocamento Podemos citar por exemplo navios, aviões, caminhões, trens, entre outros.

Por vezes, algumas pessoas tendem a confundir o transporte multimodal com o intermodal. No entanto, por mais que as duas modalidades contem com mais de um meio de transporte para realizar o deslocamento da carga até o seu destino final, elas são diferentes.

O transporte multimodal é definido pela presença de um único contrato entre o cliente e o Operador de Transporte Multimodal (OTM), o qual é responsável por planejar e interligar todos os serviços de deslocamento.

Enquanto isso, o transporte intermodal é mais burocrático, tendo em vista que é necessário firmar um novo contrato com cada agente responsável por uma modalidade de entrega. Ou seja, se você necessita de um avião, um caminhão e um barco para realizar a entrega de uma mercadoria, é necessário firmar um contrato com cada um desses prestadores de serviços. 

Além da dúvida a respeito do que caracteriza este tipo de transporte, muitas pessoas não sabem quando optar por ele. O artigo de hoje irá discorrer sobre esse assunto. Vamos também explicar para você como o transporte multimodal está sendo realizado no Brasil atualmente. Acompanhe!

Leia mais: Como funciona o transporte multimodal?

Quando é interessante contratar o serviço de transporte multimodal?

Se você tem uma alta demanda de transporte de cargas a longas distâncias, o transporte multimodal é a alternativa mais econômica e eficiente. que há no mercado. Isso é possível visto que, ao firmar um único contrato com o OTM, é possível obter um valor mais baixo do que se você fosse negociar com diferentes prestadores desse serviço.

Além disso, como o transporte multimodal conta com diversos meios de transporte, há a possibilidade de se encontrar a combinação com melhor custo-benefício para o negócio.

Quanto à eficiência, ela ocorre por diversos motivos, tais como a maior integração entre as diferentes modalidades de transporte no planejamento e diminuição da burocracia.

Agora, se você, além de possuir uma alta demanda de transportes de longa distância, também tiver demandas de entregas para locais de difícil acesso, o transporte multimodal também é a melhor opção nessa circunstância. Isso porque essas regiões certamente irão demandar mais de uma modalidade de transporte, tendo em vista a dificuldade de acesso. 

Como o transporte multimodal é realizado atualmente no Brasil?

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), após auditoria realizada no Ministério da Infraestrutura (Minfra) e na Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), o Minfra progrediu no quesito governança no que diz respeito à estruturação de uma política pública de integração dos modais de transportes.

No entanto, a auditoria também constatou que ainda existem problemas que dificultam a utilização de transportes multimodais no país. Esses entraves foram encontrados no Plano Nacional de Logística (PNL) e nos planos setoriais.

Além disso, o TCU averiguou que o excesso de burocracia também dificulta a realização de transportes multimodais no Brasil. Assim sendo, a Corte de Contas recomendou ao Minfra um conjunto de medidas para que a pauta avance mais no País.

Desse modo, é possível concluir que o multimodal avançou no Brasil. Há ainda, contudo, pontos a serem melhorados. Essa modalidade de transporte, tende a crescer ainda mais com maior investimento por parte das autoridades públicas. O transporte multimodal já tem apresentado bons resultados para as empresas em comparação ao transporte intermodal e unimodal

Onde encontrar serviços de transporte multimodal?

A Prestex é uma empresa nacional especializada em serviços logísticos e transporte multimodal. São mais de 18 anos de experiência no mercado. Desde o seu surgimento, a Prestex procura inovar em seus processos e serviços, de modo a manter-se atualizada sobre as novas demandas do mercado. Deste modo, garantimos a satisfação de seus clientes.

Leia também: Conheça as 3 diferenças entre multimodal e intermodal na logística!