O Same Day Delivery é uma estratégia que gera grande valor para os clientes do setor varejista, em especial, e já é muito comum em empresas dos Estados Unidos, sendo a Amazon e a Walmart dois de seus principais exemplos.
Porém, essa estratégia tende a ser forte também no Brasil, uma vez que se apresenta como um diferencial interessante de mercado. Inclusive, atualmente muitos consumidores têm pressa no recebimento de determinados produtos, então, se você oferece a entrega para o mesmo dia, o empreendimento se torna muito mais atrativo para as pessoas.
Então, já sabe como preparar sua empresa para o Same Day Delivery? A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto:
Usando o Same Day Delivery como diferencial de mercado
O empreendedor deve entender essa estratégia realmente como um diferencial de mercado, mostrando a seus clientes a capacidade logística e de organização de sua empresa.
No entanto, há ocasiões em que a entrega rápida não se mostra como uma vantagem tão grande para certos consumidores — em alguns casos, tanto faz para o comprador se a encomenda vai demorar alguns dias a mais para chegar à sua casa. Porém, alguns deles preferem o frete grátis, mesmo que a entrega demore mais.
Por outro lado, o Same Day Delivery pode ser apresentado como um serviço que favorece o cliente em vários aspectos e, assim, ser usado como um diferencial de mercado.
Para isso, você deve planejar sua logística com base na densidade (o número de pacotes tratados em uma dada área geográfica), reunindo as entregas em uma única expedição — e, consequentemente, minimizando gastos com carros, combustíveis e colaboradores.
Reduzindo o tempo das operações de entrega
A grande questão no Same Day Delivery é diminuir o tempo que leva para entregar o produto adquirido pelo cliente até seu endereço de destino — tudo isso sem aumentar expressivamente os custos do traslado e ainda garantindo a segurança do envio.
Como o modal predominante no país é o rodoviário, torna-se menos complicado fazer o Same Day Delivery, planejando menos expedições com base na densidade de produtos enviados, nas cidades próximas das regiões em que seus depósitos ou estações de entrega se encontram.
Aumentando a velocidade das operações
Ainda que o quesito proximidade seja tenha grande relevância para essa estratégia, há outros fatores que pesam bastante quando se pretende acelerar a distribuição dos produtos.
O layout de seu depósito, assim como a forma de organização dos itens do acervo — obedecendo às categorias de produtos e aos critérios de giro do estoque — otimizam os deslocamentos dentro do local. Portanto, se a equipe estiver bem treinada, será capaz de seguir com mais rigor os padrões de movimentação e o manuseio dos equipamentos no depósito, evitando gargalos e ampliando a produtividade na empresa.
Aproveitando as melhores alternativas
Se o Same Day Delivery é menos complexo para ser aperfeiçoado para os clientes que ficam às proximidades de seu depósito, o que fazer com os clientes que residem mais longe?
Existem, ao menos, duas soluções viáveis para esses casos: descentralizar seus centros de distribuição ou utilizar o transporte aéreo.
Ao contrário do que alguns pensam, o transporte aéreo pode ser um bom investimento para a tendência do Same Day Delivery, custando menos do que se imagina. Além da óbvia rapidez de entrega, os produtos serão transportados com segurança, atingindo o objetivo de gerar valor para seu serviço de entrega.
E você nem precisa adaptar seu negócio a essa demanda, desde que você faça parcerias com empresas especializadas no serviço para obter o melhor do fretamento aéreo.
Já pensou em adotar uma estratégia de Same Day Delivery para o seu negócio? Entre em contato com a Prestex!
0 comentários