Saiba o que são os sistemas de picking e como aplicá-los na armazenagem

por | Logística

Ao longo do tempo, a logística tornou-se um dos meios decisivos na busca de competitividade em uma empresa, visto que a importância dos processos influencia diretamente na maneira como as organizações são entendidas no mercado.

Assim, as instituições buscam métodos e estratégias para aumentar a disponibilidade de serviços e produtos aos seus consumidores, a fim de apressar o processamento de informações dentro da rede de provisões. Desse modo, os processos de armazenagem são fundamentais.

Portanto, essa é uma etapa de extrema importância do processo logístico, tendo a ligação entre fornecedor e consumidor como intermediário. Aliás, a interação entre eles impacta em cerca de 55% dos custos total de funcionamento do armazém.

Inclusive, várias tecnologias têm sido aplicadas a esses processos objetivando a melhoria do sistema de armazenagem e da separação de pedidos.

O principal motivo para esse progresso foi o aumento das exigências dos clientes.

Entretanto, em resposta a esses desafios, houve uma reestruturação das operações de armazenagem nas empresas. Desse modo, os armazéns de produtos estão dando lugar aos centros de distribuição, no qual o ponto central são os sistemas de picking.

O que são sistemas de picking?

Se sua organização trabalha com armazenagem, certamente já ouviu falar sobre os sistemas de picking — também conhecido como order picking ou separação e preparação de pedidos.

O Picking constitui-se na coleta e separação de pedidos de diversas variedades e quantidades em armazéns, de forma a atender à necessidade do cliente.

Esse processo de separação consiste na leitura de cada artigo de um pedido, podendo ou não contar com a ajuda da tecnologia. Logo após a leitura, ocorre a coleta do produto na quantidade solicitada pelo consumidor.

Portanto, nota-se que o aumento de complexidade existe conforme o número de pedidos expedidos no dia, unidade para separações, intervalo de tempo para cada separação feita, entre outros.

Desta forma, as empresas buscam melhoria de modo a facilitar o processo de trabalho.

Qual a importância dos sistemas de picking na armazenagem?

Observa-se que a atividade de separação e preparação dos pedidos é intensa. Cerca de 30 a 40% do custo de mão de obra de um armazém é diretamente ligado à essa atividade.

Aliás, conforme o padrão de armazém, os funcionários gastam maior parte do tempo na coleta e colocação dos produto. Assim, com o sistema de separação de pedidos há boa produtividade e redução do tempo gasto na movimentação.

Inclusive, outra estratégia é utilizada por meio da tecnologia com o uso de leitores de código de barra e leitura ótica, que reduz o tempo de procura e documentação, agilizando o processo.

Portanto, aem os sistemas de picking é possível que haja deficiência na entrega dos artigos, devido atraso pela demora na coleta, ou até mesmo recolhimento de mercadoria errada para envio.

Porém, durante a definição do método a ser utilizado no sistema é necessário observar:

  • Quantidade de operadores por pedido;
  • Quantidade de produtos por encomenda;
  • Períodos para agendamento.

Assim, faz-se necessário adotar estratégias para organização do trabalho, que são 4 procedimentos básicos para atividade de picking. Continue a leitura para descobrir quais são eles.

Quais são os tipos de picking?

Com o objetivo de melhorar a produtividade foram desenvolvidos alguns tipos de picking para minimizar o tempo gasto indevidamente. São eles:

Picking discreto

Esse procedimento é mais simples e, por conta disso, oferece uma vantagem na segurança do processo. Assim, cada operador é responsável por atender um pedido por vez, realizando o acolhimento de um produto.

Dessa forma, o picking discreto reduz a probabilidade de erros por ter um único responsável e por haver apenas um documento para cada ordem de separação da mercadoria.

No entanto, o processo é mais lento e, consequentemente, pode ser menos produtivo.

Picking por zona

Nesse método de organização, os campos de armazenagem são divididos por zona ou seção.

Cada trabalhador é associado a uma seção, sendo responsável por recolher os artigos do pedido de sua área de atuação. Portanto, se o pedido estiver completo, será despachado, caso não esteja, segue para o próximo setor até o fechamento final.

Essa estratégia possui a vantagem de que o operador conhece bem as mercadorias e a localização, no entanto, exige muita atenção no processo de coleta para que não haja falta de produtos.

Picking por lote

Essa forma de trabalho é mais produtiva do que as anteriores, pois diminui as locações. Uma vez que o separador espera o acúmulo no volume das encomendas para iniciar a coleta.

Então, ao recolher certo item, é indispensável remover a quantidade necessária para suprir todas as solicitações que inclua esse produto e, em seguida, distribuir.

Caso a diferença de mercadoria no estoque for baixa, ocorrerá o aumento de produtividade. Contudo, a perspectiva de erros torna-se maior.

Picking por onda

Na modalidade de picking por onda, cada trabalhador é responsável pelo recolhimento de um produto. Há o agendamento de um determinado número de requisições por turno.

Assim, esse cronograma é realizado a partir da necessidade de entrega, respeitando o prazo estabelecido com o consumidor final. Esse método é inviável quando o prazo de entrega é curto, pois não é possível esperar a chegada de um número considerável de pedidos para agrupar e fazer uma onda de picking.

É possível portanto perceber que os sistemas de picking podem apresentar ganhos relevantes para o prazo de entrega e carregamento dos produtos de sua empresa. Inclusive, quando bem-feito, torna-se fator de contentamento e entregas compatíveis ao pedido realizado pelo consumidor.

Então, o primeiro passo é analisar qual dos procedimentos melhor se enquadra ao seu negócio.

Ao aplicar o sistema picking, além de refletir diretamente em seu faturamento, você ofertará uma melhor experiência para o seu cliente.

Em suma, esse armazenamento por meio dos sistemas de picking são utilizados em várias instituições por sua segurança de entrega e coleta eficientes.

Assim, existem empresas que oferecem soluções completas emergenciais para todo país, com segurança, agilidade e eficiência. Além de garantir excelente comunicação no atendimento.

Conseguiu sanar suas principais dúvidas sobre os sistemas de picking? Ainda está com alguma questão? Então aproveite para deixar o seu comentário e trocar experiências e conhecimento com a gente!

0 comentários
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais