TI e Logística – Conheça os benefícios dessa integração!

por | Logística, Tecnologia

A premissa mais básica da logística é entregar o produto certo, da maneira certa, no menor tempo possível, gerando apenas os custos necessários. Porém, para que isso se torne possível na prática, um dos pontos fundamentais é o fluxo de informações e a comunicação clara e objetiva. Então, é aí que surge a importância da tecnologia da informação e suas contribuições.

Portanto, para te mostrar os benefícios que a tecnologia da informação proporciona aos processos empresariais, falaremos hoje sobre essa relação entre TI e logística. Confira agora!

Fluxo de informações facilitado

Diariamente, em uma operação logística, gera-se um volume muito grande de informações. Criadas por meio de geração e movimentação de dados a respeito de clientes, produtos e transportadoras, por exemplo.

Portanto, manter a execução desses processos de forma manual os tornam bem morosos e com um risco de erros muito grande. Fazendo, inclusive, com que as informações se tornem menos seguras e confiáveis.

Por outro lado, quando há o suporte da TI na logística, é possível contar com soluções que automatizem a realização das tarefas. Dessa maneira, tornando-as mais ágeis, centralizando as informações, facilitando a busca e o compartilhamento dos dados e otimizando a comunicação dentro da empresa. Aliás, isso também ajuda o gestor a criar uma tomada de decisão mais acertada e com rapidez.

Processos logísticos otimizados

Há alguns anos, a logística deixou de ser uma área operacional para fazer parte da estratégia das empresas. Assim, enquanto ela se desenvolvia e se tornava peça fundamental na gestão de uma cadeia de suprimentos, a TI veio acompanhando e oferecendo sistemas que se adequassem cada vez mais aos novos métodos de trabalho.

Veja abaixo alguns desses sistemas e quais papéis eles desempenham:

WMS

O Warehouse Management System (Sistema de Gerenciamento de Armazém), como o nome sugere, foi desenvolvido para otimizar as rotinas da gestão de estoque de uma empresa. Ou seja, ele ajuda no controle das movimentações de mercadorias, na realização de inventários, na separação de pedidos, entre outras atividades.

TMS

O Transportation Management System (Sistema de Gerenciamento de Transporte) foi criado para que se pudesse gerenciar, com maior eficácia, todas as rotinas referentes ao processo de distribuição de cargas. Algumas soluções permitem:

  • realizar a consolidação;
  • acionar transportadoras;
  • realizar o monitoramento das entregas;
  • fazer a conferência das faturas x o valor previsto em contrato/tabela de frete.
Roteirizador

A utilização de um sistema roteirizador ajuda a planejar as rotas de entrega de maneira mais eficaz, considerando todos os pontos de distribuição, restrições de trânsito, restrições dos clientes, consumo de combustível, entre outras variáveis. Ele ajuda a reduzir os custos de transporte, além de melhorar os prazos de entrega.

ERP

O Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais) não é de todo voltado para rotinas logísticas. A ideia por trás desse sistema é fazer a integração de todas as áreas de negócio. Automatizando os processos e facilitando o compartilhamento de informações. É possível utilizar sistemas, como o TMS e o WMS, integrados a essa plataforma, otimizando ainda mais as rotinas.

A vantagem desse sistema é que, por meio dele, é possível ter controle sobre todo o ciclo do pedido. Desde o momento em que ele é inserido no sistema, até sua entrega ao cliente. Passando, inclusive, pela separação no estoque, emissão de documentação, consolidação e pelo envio. Até a parte financeira da logística é controlada com esse tipo de software.

Como você pode ver, TI e logística são duas áreas fundamentais para uma empresa. Inclusive, quando atuam em sinergia, ajudam a otimizar cada vez mais os processos e a alavancar os resultados.

Gostou desse artigo? Então aproveite para saber mais sobre a importância da embalagem na logística!

0 comentários
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais