Alternativas para melhorar a distribuição logística no setor de bebidas

por | Logística

A eficiência  da logística no setor de bebidas é fator essencial de competitividade, já que esse mercado é caracterizado por uma extensa rede de distribuição, pelo baixo volume médio por entrega e pela produção de bens de pouco valor agregado.

Então, por esta razão, reduzir os custos de distribuição tem se tornado uma busca incessante dos operadores logísticos. Inclusive, para que isto ocorra de forma adequada, o planejamento deve começar desde a equipe de vendas até os motoristas.

A importância econômica gerada pelo setor de bebidas no Brasil é inegável. Isso ocorre em virtude do valor da produção e também pelo notável crescimento de determinados fabricantes que, hoje, ocupam posição de destaque no país e no exterior.  Aliás, segundo estudo sobre o Panorama do Setor de Bebidas no Brasil, divulgado pelo BNDES, os custos de distribuição representam entre 10% e 13% do preço ao consumidor.

Então, a terceirização de equipamentos e operadores para a distribuição, atrelados à melhora na performance dos processos é o caminho para que as empresas tenham resultados eficientes.

Dinamismo e agilidade da logística no setor de bebidas

A indústria brasileira de bebidas é um dos setores mais importantes para a economia do país, sendo a logística peça-chave para o sucesso e geração de ganhos desse segmento. Sendo assim, é necessário que os operadores logísticos tracem estratégias capazes de diminuir ao máximo o tempo de entrega. Inclusive, mesmo com um uma infraestrutura desfavorável e um território continental, algumas iniciativas podem otimizar todo o processo e satisfazer tanto a necessidade do cliente, como da empresa. Veja alguma delas:

  • Planejar e roteirizar suas entregas com custo mais reduzido, mas respeitando as restrições de circulação e de atendimento dos seus clientes;
  • Carregar seus veículos de forma otimizada, utilizando-se de diferentes estratégias, sejam elas para uma maior agilidade no carregamento do veículo no CD ou maior agilidade na entrega no ponto de venda;
  • Monitorar a performance dos motoristas ao realizarem diariamente as entregas em tempo real;
  • Permitir que motoristas tenham acesso rápido às informações detalhadas sobre seu plano diário de entregas;
  • Visualizar em tempo real informações, estatísticas e indicadores sobre as entregas e a performance de sua equipe de motoristas e ajudantes.

Logística reversa de garrafas: o meio ambiente agradece

No setor de bebidas, os sistemas de armazenagem também são úteis na chamada logística reversa. Aliás, nesse setor é muito comum o uso de estratégias de logística reversa com garrafas de vidro, utilizadas como embalagem de refrigerantes e cervejas. Nesse sentido, as pessoas adquirem o refrigerante nos estabelecimentos comerciais como bares e supermercados e, após consumirem o produto, devolvem a embalagem. Aliás, essa prática era mais comum na década de 90 quando os refrigerantes eram comercializados em garrafas de vidro.

Atualmente, com a preocupação em relação a sustentabilidade e a preservação ao meio-ambiente, as garrafas de plástico perderam espaço e as embalagens de vidro, que são reutilizáveis, começam novamente a aparecer nas prateleiras. Assim, os sistemas de armazenagem voltam a se tornar úteis também nesse processo.

Além do fator ambiental, a logística reversa no setor de bebidas pode ser utilizada como razões competitivas e na redução de custos. No entanto, a logística de distribuição continuará sendo um dos fatores estratégicos mais importantes para a manutenção de vantagens competitivas no mercado.

Conheça mais sobre as soluções logística no setor de bebidas: Deixe também sua opinião nos comentários. Participe da conversa!

0 comentários
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais