Sabemos que as transportadoras normalmente são as maiores responsabilizadas pelos problemas de atrasos nas entregas. Isso acontece porque o transporte é a atividade logística mais notada pelos clientes.
Entretanto, existe outro lado que também pode impactar no cumprimento dos prazos: a execução dos processos da própria empresa, que muitas vezes reflete no desempenho da transportadora, provocando os atrasos.
Nosso artigo de hoje é voltado para os clientes de distribuidores e como eles podem contribuir para evitar atrasos nas entregas. Confira a seguir:
Analisar e implementar melhorias nos processos internos
Em alguns casos os atrasos na entrega acabam ocorrendo em decorrência de problemas nos processos da empresa, o que faz com que nem sempre a responsabilidade seja da transportadora. Porém para evitar atrasos nas entregas é importante avaliar essas atividades em busca de falhas, que podem prejudicar o desempenho desses processos, e buscar saná-las.
Entre as principais falhas podemos citar: demora na emissão de documentos, problemas no picking e na expedição das mercadorias, e atraso na liberação dos veículos após o carregamento.
Estabelecer prazos realistas para evitar atrasos nas entregas
Muitas vezes os empreendedores, gerentes comerciais e vendedores, ansiosos para fechar uma venda e conquistar o cliente acabam oferecendo prazos de entregas pequenos, como um diferencial.
No entanto, esses prazos só devem ser repassados após um entendimento prévio entre a área de logística e a transportadora. Pois em alguns casos, a própria empresa estima prazos que não condizem com a realidade do transporte no país. Isso nos leva ao tópico a seguir:
Defina médias de prazos
Para definir prazos realistas, nada mais justo do que definir médias de atendimento. Então com base no histórico de entregas, calcule uma média razoável para o serviço em cada ponto de distribuição. Entretanto, em vez de calcular somente os prazos para transporte, lembre-se de estabelecer prazos para cada etapa do processo.
Dessa forma é possível acompanhar o desempenho de cada atividade e facilitar o processo de identificação de falhas e de tarefas cujo planejamento não condiz com a realidade da empresa — possibilitando a realização dos ajustes necessários.
Reduza o índice de devoluções
Alguns gestores não enxergam dessa maneira, mas sabemos que as avarias, extravios e/ou peças trocadas também são motivos para atrasos nas entregas.
Todo o processo de devolução, que envolve desde a logística reversa até o envio da mercadoria correta, tem como consequência o atraso no cumprimento do prazo acordado com o cliente final. Portanto, tenha isso em mente e trabalhe para que as falhas internas sejam minimizadas ou, até mesmo, eliminadas dos processos.
Além disso qualquer venda está sujeita a sofrer atrasos até chegar ao cliente final. Contudo, é necessário identificar as responsabilidades e as soluções para cada um desses percalços que podem surgir no processo, afetando o transporte.
Para isso, as empresas precisam estar cientes de que nem sempre a culpa é somente da transportadora, buscando melhorar cada vez mais a execução das suas atividades.
E então, o que a sua empresa faz para evitar atrasos nas entregas? Existe uma avaliação dos processos internos para tentar entender a origem das falhas? Deixe um comentário e compartilhe as suas dúvidas e experiências conosco!
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