O papel da logística na cadeia de suprimentos
O papel da logística na cadeia de suprimentos

Os conceitos de cadeia de suprimentos e logística, por vezes, confundem-se. Isso ocorre porque estes os processos convergem em determinados momentos. Contudo, isso não significa que eles sejam a mesma coisa e é fundamental que os gestores da empresa saibam diferenciar cada um dos processos, de modo a garantir um planejamento organizado e eficiente.

Um planejamento que considere esses dois fatores tem a capacidade de reduzir custos. Além de manter o negócio competitivo no mercado e atender às demandas de qualidade dos clientes. Por fim, ainda garante alta lucratividade ao empreendimento.

Pensando nisso, nós, da Prestex, elaboramos este artigo para explicar especificamente o que é cadeia de suprimentos. Iremos mostrar como ela se relaciona com a logística e como realizar a integração de processos logísticos a ela. Então, se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é a cadeia de suprimentos?

Para produzir uma mercadoria, é necessário contar com uma cadeia de suprimentos. Também conhecida como supply chain, consiste em insumos, matérias-primas, tecnologias e recursos humanos.

Essa rede é composta pelo conjunto de fornecedores que proporcionam os materiais necessários para a fabricação do produto. Como se trata de um processo complexo, é necessário que haja um bom planejamento da cadeia de suprimentos, que consiste em considerar os seguintes aspectos:

  • aquisição de insumos;
  • planejamento de fornecimento;
  • planejamento de demanda;
  • gestão de estoque;
  • fabricação da mercadoria;
  • logística de entrada e de saída.

Como pôde perceber, a logística é uma das etapas da cadeia de suprimentos. Continue a leitura e saiba especificamente qual é o seu papel.

Como a cadeia de suprimentos se relaciona com a logística?

O gerenciamento de cadeia de suprimentos é muito mais amplo do que apenas a logística e inclui atividades como seleção de fornecedores, avaliação de satisfação, controle de inventários, planejamento de compras e, por fim, processos logísticos.

Assim, podemos dizer que a logística é a etapa dentro do gerenciamento de cadeia de suprimentos que engloba os processos relacionados ao transporte e ao armazenamento de mercadorias, matérias-primas e insumos, assim como a movimentação de produtos e matérias-primas durante o processo de produção.

Como integrar a cadeia de suprimentos à logística?

É possível afirmar que as empresas mais eficientes já perceberam que sua performance é aprimorada quando logística e cadeia de suprimentos operam de forma integrada e controlada. 

Tanto a cadeia de suprimentos quanto a logística possuem uma série de processos que devem ser desempenhados em harmonia, de modo a reduzir custos, agilizar a operação e garantir a qualidade e a segurança de todo o processo. 

Tal convergência demanda metodologias, processos e ferramentas de suporte. Uma ação fundamental para integrar a logística na cadeia de suprimentos de forma efetiva é contar com um sistema integrado de gestão que una todas as informações necessárias em um único local, e que todos os envolvidos na cadeia possam acessar essas informações de onde estiverem. 

Desse modo, é muito mais fácil realizar o planejamento logístico e o da cadeia de suprimentos, bem como monitorá-los.

Prestex: a parceira ideal para a entrega de cargas expressas

A Prestex é uma empresa nacional de logística, oferecendo soluções completas em cargas emergenciais para todo o país. Além disso, a Prestex proporciona atendimento 24 horas e disponibiliza o Prestex Mobile para seus clientes, sistema que permite acompanhar, em tempo real, o processo de transporte de suas cargas. 

Conte conosco para realizar a logística na cadeia de suprimentos de sua empresa, com qualidade, segurança e agilidade.