Com um mercado cada vez mais competitivo e globalizado, a cada dia que passa, a oferta de serviços e produtos é enorme, levando-se em conta, as centenas de fornecedores disputando clientes com bens de qualidade. É aqui que entra a gestão de relacionamento, pois para alcançar uma posição de destaque no mercado e conquistar a preferência do consumidor, as empresas precisam buscar por:
- Preço;
- Menor tempo de entrega;
- Relacionamento diferenciados.
Mais do que fazer negócios, atualmente, as empresas têm aprendido a importância de criar vínculos que não se resumam apenas a questão econômica e financeira.
Clientes, fornecedores e parceiros comerciais não buscam somente ser bem atendidos, mas também um parceiro com quem possam se relacionar de maneira eficaz. O relacionamento assume um papel importante para o estabelecimento da confiança entre os agentes da logística.
No setor logístico, tudo deve começar pelo gerenciamento da própria cadeia de suprimentos que, se realizada de maneira eficaz, proporciona uma melhor integração e uma melhor gestão de todas os processos da cadeia:
- Transportes;
- Estoques;
- Custos.
Assim, uma gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa, dentro do prazo estipulado.
Portanto, com um pleno funcionamentos dos processos da cadeia e o alinhamentos entre todos os setores e atores envolvidos na estratégia da movimentação de carga, a logística será muito mais efetiva através da gestão do relacionamento. Aliás, esse tipo de gestão tem sido vista como estratégica dentro das empresas, com processos que ajudam a alcançar os objetivos, aprimorar o relacionamento com o cliente, garantir uma boa reputação para a empresa, dentre outros inúmeros benefícios.
Gestão de relacionamento com clientes
O Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um conjunto de estratégias criado para aprimorar a interação entre a organização e o consumidor.
O CRM objetiva conquistar novos clientes, fidelizar os que já estão com a empresa e recuperar os antigos através de recursos da tecnologia que são utilizados para organizar, automatizar e sincronizar planos de negócio.
Os sistemas de CRM se organizam em um software que reúne os hábitos, as preferências, as necessidades de consumo e as expectativas dos consumidores. No setor logístico, por exemplo, uma solução como o Agendor pode ser usada para acompanhar de perto o histórico de cada cliente e garantir que todas as entregas e interações sejam personalizadas, oferecendo uma experiência ágil e eficiente, que é essencial para o sucesso na logística.
Segundo o levantamento de uma consultoria empresarial americana, para 70% dos consumidores, suas experiências de compra são baseadas em como eles foram tratados. Assim, para uma melhor gestão de relacionamento com o cliente, as ferramentas de CRM funcionam de maneira econômica e eficaz. Por isso, utilize ferramentas de classe mundial e avalie o custo total de propriedade do software.
Gestão de relacionamento com fornecedores
Os fornecedores são personagens de extrema importância para a competitividade das empresas. Mas, nem sempre, preço baixo é o único fator preponderante no momento de se fechar negócios. Aliás, com o crescente número de fornecedores disponíveis no mercado, é preciso estipular critérios para que se possa escolher os que se encaixam ao perfil da empresa.
Atualmente, a gestão de fornecedores tem ganhado cada vez mais poder na estratégia de muitas empresas que buscam parcerias concretas. Prova disso é que cada vez mais empresas têm valorizado a gestão de suas cadeias. Percebendo a importância do fornecimento adequado de matéria-prima e insumos para atender a demanda de seus clientes.
Assim, a gestão de fornecedores se apresenta como uma estratégia necessária para a conquista de melhores preço e prazos. Além de redução de custos para a organização e um diferencial competitivo.
Gestão de relacionamento entre empresas para o bem da logística
Para driblar as dificuldades econômicas e de infraestrutura, empresas de logística estão compartilhando as cartelas de clientes que mais se adequam ao seu serviço oferecido. Ou seja, organizando uma nova gestão de relacionamentos. Todas unem forças, cada um analisando o melhor da sua área.
Essa foi, inclusive, uma das soluções encontradas para sobreviver a crise. As relações para essa nova fase se tornam maduras e sólidas entre si. Assim, transportadores e embarcadores se unem. Sendo que o primeiro se encarrega de identificar custos e possibilidades de redução, e o segundo analisa criteriosamente o nível do serviço desejado e o impacto dos custos.
Portanto, com esse novo modelo de gestão, as empresas conseguem obter muitas vantagens estratégicas e financeiras. Também se abre uma nova possibilidade, um sistema compartilhado de transporte entre essas empresas parceiras. Aproveitando, assim, o veículo de outra transportadora vai para o mesmo local. Compartilhando, dessa maneira, o veículo para levar ambas as cargas.
As empresas têm notado que, além de reduzir custos, é necessário construir valor para seus clientes, gerando vantagens competitivas duradouras. Investir em relacionamento, aproximando contratante e contratada, é cada vez mais necessário para enfrentar a competitividade dos mercados atuais.
Então, encontrar um parceiro logístico que esteja ajustado aos benefícios da terceirização, que preze por qualidade e transparência no relacionamento, e se adapte completamente ao negócio do seu cliente, certamente não é tarefa fácil.
Qualidade no atendimento, transparência no relacionamento e agilidade na entrega são premissas da Prestex. Para lhe oferecer soluções em cargas expressas, a Prestex se coloca no lugar do cliente, tornando-se um facilitador logístico.
Solicite um orçamento pelo site e disponha de um serviço ágil e personalizado. Compartilhe suas dúvidas ou sugestões conosco através dos comentários.
0 comentários