Como calcular o frete de um transporte de carga aérea?

Para calcular o custo de um transporte de carga aérea, é necessário entender que nenhuma companhia aérea pode ultrapassar os valores máximos estabelecidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Esses preços, porém, podem variar conforme o peso ou volume da mercadoria e o prazo de entrega.

A seguir, você descobre fatores importantes a serem considerados na hora de pensar no custo do transporte de carga aérea. Por exemplo, os principais tipos de tarifas aéreas e a importância de realizar o cálculo de cubagem.

Quais são as principais tarifas aéreas? 

Como comentamos, a IATA é responsável por estipular tarifas que informam o limite para o frete aéreo, sendo aplicadas por todas as companhias aéreas. O tráfego, a rota e os custos que uma viagem pode ter são aspectos que fundamentam essas tarifas. São elas:

Tarifa geral 

As companhias aéreas utilizam a tarifa geral para a maioria das cargas, seguindo um padrão escalonado conforme as faixas de peso. Essas faixas são divididas em até 45 kg, de 45 kg a 100 kg, de 100 kg a 300 kg, de 300 kg a 500 kg e acima de 500 kg. Existem empresas aéreas que abarcam a faixa de até 1.000 kg.

Tarifa mínima 

Transportadoras utilizam a tarifa mínima em produtos de pequeno volume. Possui valores que variam de acordo com a região de destino e da companhia aérea, uma vez que são mercadorias cujo valor do transporte não atinge o frete mínimo. Então, a IATA não classifica seu preço.

Tarifa classificada 

A tarifa classificada institui um aumento ou redução percentual na tarifa geral em relação ao transporte aéreo de mercadorias específicas. São estas, produtos culturais, produtos perigosos, jornais e periódicos, animais vivos e aparelhos médicos.

Conheça mais: Como funciona a tabela de preços do transporte de carga aérea

Tarifas para expedições de unidade de carga 

As aéreas utilizam esta tarifa em expedições realizadas em dispositivos unitários de carga (ULD), nas quais o carregamento e o descarregamento são feitos pelo remetente e destinatário da carga aérea.

O que é o cálculo de cubagem? 

O cálculo de cubagem é imprescindível para compreender qual é a melhor forma de transporte para cada tipo de produto e para conseguir chegar a um valor justo de frete. A cubagem consiste em uma grandeza que estabelece a relação entre volume e peso de uma carga.

Portanto, as empresas obtêm esse cálculo por meio da multiplicação entre a altura da carga, largura, profundidade e fator de cubagem, constante que muda somente conforme a estrutura modal de transporte.

Para que serve o cálculo de cubagem? 

O objetivo do cálculo de cubagem é otimizar o transporte, fazendo com que a empresa aérea possa utilizar o maior espaço possível destinado à carga, sem exceder a capacidade de peso do veículo. Além disso, ele impede que o produto saia muito pesado do local de origem com a ocupação de pouco volume.

Por exemplo: uma carga composta por um material muito leve ocupa um grande volume no veículo, de forma a preservá-lo, o que demanda uma viagem exclusiva. Desse modo, o cálculo de cubagem também é essencial para que sejam cobrados valores de fretes mais justos de acordo com o tipo de serviço realizado. 

Quais tipos de produtos são permitidos no transporte de carga aérea? 

As companhias aéreas permitem, sem grandes impeditivos, todos os tipos de produtos que não ofereçam risco à aeronave, aos passageiros e às outras cargas transportadas.

Entre os produtos que especialistas recomendam efetuar o envio por meio do transporte aéreo, estão as cargas urgentes (como medicamentos, vacinas, alimentos perecíveis, peças de reposição). Além desses, as cargas valiosas (como pedras preciosas, obras de arte e equipamentos de alta tecnologia), jornais revistas e periódicos em geral que tenham distribuição diária ou semanal. Também fazem parte desta lista cargas para consumo rápido e até mesmo cargas perigosas (como explosivos e inflamáveis), desde que atendam às normas da IATA e tenham autorização da empresa aérea.

Onde realizar o transporte de carga aérea? 

A Prestex é uma empresa nacional especializada em transporte de carga aérea. Oferecemos soluções completas em cargas emergenciais – que envolvem a logística de urgência e que necessitam de uma entrega a curto prazo – para todo o território brasileiro. 
Entre em contato com a Prestex, uma das três melhores transportadoras emergenciais do Brasil, para realizar o seu transporte de carga aérea com agilidade, eficiência e total segurança!