O setor logístico brasileiro, ainda que em constante evolução, se baseia, quase que integralmente, no modal rodoviário. No entanto, o transporte de cargas aéreas, cada vez mais, mostra uma expressividade maior e, aos poucos, vem se tornando uma alternativa inteligente, ágil e comum no país.

Transporte de Cargas Aéreas: confira os tipos de cargas recomendadas

E não é à toa que as empresas passam a enxergar essa opção como uma solução para as suas logísticas. Afinal, estamos falando de um país de dimensões continentais, com dificuldades visíveis de infraestrutura, com estradas precárias, índices de segurança preocupantes e, por fim, uma geografia peculiar.

Pensando nisso, preparamos este post para falar um pouco mais sobre o transporte de cargas aéreas no Brasil. Afinal, como esse segmento tem se mostrado eficiente no país e quando vale a pena investir nesse tipo de modal. Quer conferir e conhecer um pouco mais? Então, continue a leitura e tome nota das dicas! Vamos lá!

Quais são as vantagens do transporte aéreo de cargas no Brasil?

Apesar de ainda ter um longo caminho a percorrer, o setor de entregas aéreas no Brasil já apresenta um crescimento considerável no mercado e mostra que voar para entregar no país é uma possibilidade viável e prática para muitas empresas. De acordo com pesquisas, nos últimos anos, a quantidade de mercadorias transportadas no céu registrou aumentos bem significativos. Chegando à casa de 1,25 milhão de toneladas em 2017, valor que representa quase 10% a mais, se comparado aos anos anteriores.

Boa parte desse cenário pode ser associada às principais vantagens que o transporte de carga aéreas proporciona ao embarcador e ao cliente. Confira mais abaixo!

Especificidades e controle

O transporte de cargas aéreas requer alguns cuidados específicos na movimentação e no manuseio das mercadorias, já que, por lei, certas medidas de segurança são exigidas. Uma delas, por exemplo, é o uso de etiquetas.

Toda carga transportada via transporte aéreo, deve ser identificada com destinatário, remetente e destino final do pedido. Além de destacar avisos de especificidades, como “frágil”, “produto de vidro”, “empilhar, no máximo, X volumes”, “transportar na horizontal” etc.

Todos esses cuidados exigidos tornam o transporte de cargas aéreas uma das opções mais seguras e confiáveis para o embarcador, evitando, ao máximo, riscos de avarias, extravios, perdas ou violações de embalagens.

Segurança

Outra vantagem indiscutível do transporte de cargas aéreas é o quesito segurança. E isso não se limita apenas aos índices de violência, roubos e furtos no país. As empresas que oferecem soluções de entrega por esse modal contam, também, com sistemas de rastreamento extremamente eficientes, com um acompanhamento em tempo real. Imagina não conseguir saber, exatamente, onde está aquela carga urgente e não poder passar uma previsão certa para o cliente! Esse é um grande diferencial do modal aéreo!

Acessibilidade a áreas remotas

Como já citamos, o Brasil é um país continental, com uma geografia cheia de particularidades e muitas regiões de difícil acesso. Por exemplo, como faz para enviar uma carga urgente de São Paulo para um cliente no interior do Amazonas, em uma semana? Indiscutivelmente, só é possível concluir uma entrega desse tipo (com prazos apertados e distâncias longas) por meio de uma operação multimodal, integrando aviões, veículos e, muitas vezes, embarcações na mesma rota.

Por isso, o transporte de cargas aéreas também passou a se tornar uma necessidade para empresas com essas peculiaridades, tendo em vista ser o único modal capaz de atender com rapidez, segurança e em qualquer localidade.

Quais os principais de tipos de cargas indicadas para o transporte aéreo?

Hoje, o transporte de cargas aéreas atende a uma infinidade de segmentos do mercado, mas ainda atrai empresas com necessidades mais específicas. Abaixo, vamos conhecer alguns exemplos mais comuns. Confira!

Cargas urgentes

Atender prazos apertados e, ao mesmo tempo, garantir a segurança e a integridade da mercadoria é um desafio difícil para os demais modais. Já com o transporte de cargas aéreas, é garantido que entregas que levariam semanas para serem concluídas via rodovias, possam ser finalizadas em dias ou, até mesmo, em horas.

Quando tratamos de cargas urgentes, isso vale para todos os tipos de mercadorias, podendo ser desde produtos acabados ou insumos de produções, medicamentos e materiais hospitalares com hora marcada até documentos importantes.

Abaixo, separamos uma pequena lista com os principais tipos de produtos embarcados no transporte de cargas aéreas:

  • alimentos perecíveis, flores e arranjos, em especial, aqueles itens considerados raros ou exóticos;
  • vacinas e medicamentos, especialmente em casos de epidemias e campanhas nacionais;
  • jornais, revistas e periódicos em geral, com necessidade de entrega diária ou semanal;
  • equipamentos e itens de medicina e de primeiros socorros, como insumos hospitalares, órgãos para transplantes etc.;
  • cargas resfriadas ou congeladas para consumo rápido;
  • peças e itens para reposições imediatas.
Cargas valiosas

Esse tipo de mercadoria, especialmente quando tem dimensões pequenas, costuma ser transportado por meio de transporte aéreo. Afinal, em geral, o próprio valor da carga é tão elevado que nem interfere no preço da operação. Confira alguns exemplos abaixo!

  • metais ou pedras preciosas;
  • joias;
  • máquinas e componentes eletrônicos de alto valor e tecnologia;
  • obras de arte;
  • itens valiosos para exposições e eventos.
Cargas restritas

Algumas cargas consideradas restritas e perigosas de volume pequeno também podem ser transportadas via aéreo, com um aparato especial de segurança e em aviões especiais. Veja abaixo:

  • produtos químicos de uso controlado;
  • isótopos radioativos;
  • produtos que podem causar contaminações;
  • agrotóxicos;
  • materiais explosivos.
Cargas diversas

Ainda que o transporte de cargas aéreas seja voltado para mercadorias e operações mais específicas, qualquer tipo de produto pode ser embarcado via esse modal, desde que atenda às necessidades e estratégias da empresa. Quer ver alguns exemplos? Confira abaixo!

Em resumo, toda e qualquer empresa pode optar pelo transporte de cargas aéreas, se:

  • entender que suas operações precisam expandir para outras regiões do país;
  • considerar a logística rápida, ágil e eficiente como um diferencial de seu atendimento;
  • perceber que pode atender aos pedidos urgentes sem dificuldades;
  • quer se destacar como uma referência de entregas no mercado!

Prestex é uma das três principais empresas de logística rodoaérea no Brasil e oferece soluções completas em cargas emergenciais em todo o território nacional, garantindo máxima eficiência, agilidade e segurança. Se sua empresa precisa atender a uma demanda via transporte de cargas aéreas, saiba que a Prestex tem todo o conhecimento e tecnologia para o sucesso de sua operação.

Quer conhecer melhor as soluções e ferramentas tecnológicas que oferecemos para o seu setor de logística? Então, converse com nossos especialistas e seja mais um parceiro de sucesso!