O setor de bebidas é um dos mais estratégicos da indústria nacional. Atualmente, a maior cervejaria do mundo, teve surgimento a partir de uma empresa criada no Brasil.

Transporte de bebidas: saiba como realizar de forma eficiente

Esse é apenas um exemplo de como é um mercado forte, sem considerar ainda os hábitos do brasileiro, um dos maiores consumidores de cerveja do mundo. O que fortalece consideravelmente o setor de bebidas como um todo.

Por isso, o transporte de bebidas B2B é uma realidade constante no cenário nacional. Principalmente quando falamos na condução de peças e matérias-primas entre fornecedores. Além da natureza delicada do produto (garrafas de vidro), é necessário ter atenção e saber como realizar o processo logístico eficientemente.

Com relação a isso, vamos dar algumas dicas interessantes para você que precisa realizar esse tipo de procedimento. A fim de que ele seja feito de forma eficiente e você consiga minimizar ao máximo as perdas de produtos durante o traslado. Continue lendo e confira!

Conheça a produção das bebidas que transportará

Para você conseguir realizar um transporte de bebidas adequado, você precisa conhecer a natureza do que está conduzindo. Apenas assim conseguirá identificar as características de cada uma delas. As necessidades para embalagens de transporte, a fragilidade de cada componente, o tempo que cada uma pode permanecer de fato em rota, entre outros pontos importantes.

Por isso, se você é especialista do setor de logística, vá até a produção e acompanhe os processos. Converse com as pessoas que ali estão e tire suas dúvidas sobre os itens. Essa postura pode ser fundamental para que consiga manter a integridade das bebidas e minimizar perdas no processo de transporte.

Escolha os tipos de transporte mais adequados

Alguns modais são mais recomendados do que outros, quando falamos de transporte de bebidas. A longa exposição na estrada pode ser fatal para bebidas que estejam em embalagens extremamente frágeis, como vidros mais delicados. Isso porque as condições das rodovias nacionais não são tão boas como deveriam. Dessa forma, acaba fazendo com que a carga sofra impactos durante todo o trajeto.

Em alguns casos, contar com o transporte multimodal pode ser uma boa opção para manter a integridade da carga. Além de minimizar custos e expandir as fronteiras de atuação da empresa de bebidas. Que podem levar seus produtos para outros locais do Brasil que estejam mais distantes da fábrica.

Prepare a embalagem da carga de acordo com a fragilidade do item

A embalagem de transporte tem um papel fundamental no processo logístico de bebidas. É ela uma das principais responsáveis por minimizar perdas no traslado. Assim, permitindo que chegue intacta e sem quebras e avarias no ponto de venda.

Por exemplo, muitos vasilhames são de vidro (vinhos, algumas garrafas de cerveja, entre outros) e podem quebrar facilmente durante o transporte. Outros também podem estourar seus vasilhames devido à pressão exercida internamente (como refrigerantes e cervejas). Por isso, precisam ficar protegidos do calor.

Verifique, portanto, o estado das embalagens e prepare o modo correto de transporte. A fim de evitar o choque nos conteúdos frágeis e isolar elas do calor exercido nas carrocerias. Também é necessário conter o aviso de mercadoria frágil, para que os profissionais responsáveis pela manipulação da carga estejam conscientes dessa característica.

Faça um planejamento de rota de entrega eficiente

Quanto mais tempo as bebidas e matérias-primas permanecerem em trânsito, maiores serão as chances de ocorrer algum tipo de problema, podendo comprometer a qualidade delas. Dessa forma, presteza e agilidade na entrega são diferenciais competitivos para qualquer empresa — mesmo quando falamos de transporte de fornecedores de matéria-prima.

Outro ponto que evidencia a necessidade de um planejamento de rota de entrega. Por serem mercadorias consideravelmente pesadas e com dificuldade de deslocamento devido à sua natureza. Principalmente para quem tenha destinos diversos, esse planejamento é fundamental para conseguir realizar a entrega com maior agilidade, no menor tempo possível.

Com um planejamento correto, é possível evitar que o caminhão fique com peso distribuído incorretamente. O que prejudica também os pneus e a própria estabilidade no transporte colocando em risco o trabalho do motorista. Também é possível, assim, economizar combustível, reduzindo os custos de transporte.

Conte com uma empresa experiente nesse tipo de transporte

Se esse tipo de trabalho é uma novidade para sua empresa, ou se ela não conta com especialistas no setor de logística, uma opção pode ser contratar uma empresa especializada em conduções de cargas frágeis e emergenciais.

Seus profissionais já são experientes em todos os pontos que citamos anteriormente. Conseguindo acelerar o processo de entrega com eficiência e minimizando ao máximo as perdas no trajeto com personalização. Com isso, atendemos às necessidades e peculiaridades de cada empresa.

Lembre-se: logística pode gerar sempre grandes diferenciais competitivos no mercado e colocar sua empresa acima dos concorrentes no setor. No ramo de transporte de bebidas, isso é fundamental, já que o setor nacional é repleto de empresas que estão inseridas nessa área.

Então leia nosso artigo sobre logística estratégica e automação e entenda como esse segundo pode ser fundamental para encantar seus clientes.