Transportadora: quais as vantagens do transporte dedicado?

por | Logística

Há diversas modalidades de transporte no que diz respeito à exclusividade na locomoção de cargas. No caso do transporte dedicado, o operador logístico transporta apenas a carga de um único cliente, mesmo que sobre espaço no compartimento de um mesmo veículo.

Esse tipo de transporte é necessário quando o contratante possui uma carga que pode ser contaminada ao ser exposta a outras ou quando possui necessidades específicas para sua preservação, como os produtos perecíveis, por exemplo. 

Além disso, o transporte dedicado costuma ser demandado quando o cliente possui urgência para entregar a carga, uma vez que essa modalidade de entrega é mais ágil se comparada às demais.

Se você se interessou pelo assunto e deseja saber mais a respeito, confira o post a seguir. Boa leitura!

Quais as vantagens do transporte dedicado?

1. Exclusividade

Como você pôde perceber, a principal vantagem desse tipo de transporte é a exclusividade. Como mencionado previamente, determinadas cargas precisam ser entregues separadamente de outras para que seja preservada a sua integridade.

2. Agilidade na entrega

A exclusividade na condução de cargas proporciona maior agilidade na entrega, tendo em vista que a transportadora irá deslocar a carga do cliente diretamente do ponto de origem até o seu destino, sem interrupções.

Em outras modalidades de transporte, as cargas de distintos clientes ocupam um mesmo compartimento dentro de um veículo. Para isso, o operador logístico une todas as entregas que têm como destino uma mesma região e utiliza todo o espaço do compartimento, de modo a otimizar o serviço e reduzir custos.

3. Facilidade no monitoramento

Como a carga de um cliente em particular é transportada em um veículo exclusivo, há uma maior facilidade no monitoramento da carga durante o seu deslocamento.

4. Segurança

Por fim, mais uma das principais vantagens do transporte dedicado é a segurança. Isso é atingido visto que há uma maior facilidade no monitoramento da carga, e ela recebe todos os cuidados necessários para ter sua integridade assegurada.

Como funciona o transporte dedicado?

Caso o cliente disponha de uma carga com necessidades especiais ou urgência na entrega, como produtos perecíveis, medicamentos, insumos hospitalares, peças de reposição dentre outros, ele deve contratar um operador que ofereça o serviço de transporte dedicado.

Ao fornecer o destino, peso, volume que a carga irá ocupar no compartimento do veículo de transporte e suas necessidades particulares, como temperatura, iluminação ou agilidade na entrega, por exemplo, o operador logístico irá providenciar o(s) modal(is) adequado(s) (rodoviário, aéreo, aquaviário) e os equipamentos necessários para atender às necessidades da carga do cliente.

Vale destacar que esse tipo de entrega pode apresentar um valor mais elevado, se comparado aos demais, caso o compartimento do veículo de transporte não seja completamente preenchido pela carga do cliente. Lembrando que o veículo poderá transportar apenas as cargas do cliente em questão, não sendo possível incluir cargas de outros clientes que tenham o mesmo destino, mesmo que sobre muito espaço no compartimento.

Por que contratar uma transportadora de transporte dedicado?

Como exposto anteriormente, determinadas cargas necessitam de cuidados especiais para assegurar a sua integridade ou podem necessitar de uma maior agilidade na entrega, como é o caso do transporte de cargas emergenciais.

A Prestex é uma das 3 melhores transportadoras emergenciais do Brasil. A transportadora conquistou esse título pois oferece aos seus clientes diversas soluções de entregas exclusivas, como a Prestex Vip, 1ª Classe, Exclusive e Flash. 
Além disso, a Prestex proporciona ao público a possibilidade de contratar fretamento de aeronave ou helicóptero, que são os modais mais rápidos que existem para realizar entregas. Portanto, se você está em busca de um operador logístico que faça transporte dedicado, entre em contato com a Prestex!

0 comentários
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais