Qual a diferença entre cadeia de valor e cadeia produtiva?

por | Logística

Muitos consideram a cadeia de valor e a cadeia produtiva semelhantes ou até mesmo iguais. Neste texto, você aprenderá que elas não devem ser confundidas. Como resultado, apesar de, quando analisadas em conjunto, consistirem em redes de empresas e processos que se unem para oferecer um produto e serviço de qualidade, cada uma delas é diferente, carregando características específicas. 

A seguir, acompanhe qual é a diferença entre a cadeia de valor e a cadeia produtiva, além de entender como elas se relacionam. 

O que é cadeia de valor? 

A cadeia de valor é a combinação de práticas relacionadas à adição de valor que buscam oferecer o melhor resultado possível ao cliente. Ou seja, trata-se do conjunto de atividades desempenhadas por um negócio que vão desde a extração da matéria-prima até à etapa de distribuição final ao consumidor. 

Em suma, podemos chamar de cadeia de valor todas as ações realizadas por uma empresa que são responsáveis por agregar valor a um serviço ou produto. Portanto, ela compreende atividades primárias, como, por exemplo, a logística interna, as operações e o marketing e atividades de apoio, como a gestão de processos, desenvolvimento tecnológico e compras. 

Qual é a vantagem da cadeia de valor? 

Diversos benefícios podem ser proporcionados pela cadeia de valor, colaborando para a estratégia de uma empresa. Entre eles, por exemplo, estão: 

  • Reconhecimento de processos que não agregam valor, uma vez que, com a cadeia de valor, é possível ter uma visão ampla de todos os procedimentos; 
  • Fortalecimento de processos que agregam valor, permitindo a elaboração de planos e estratégias para otimizar essas ações;
  • Colaboração com o planejamento estratégico, pois, sabendo quais processos precisam ser alterados e quais devem ser potencializados, é mais fácil traçar um plano futuro do seu negócio. 

O que é cadeia produtiva? 

A cadeia produtiva pode ser definida como o conjunto de atores – como fornecedores, tecnologias, produtores, distribuidores e transportadores – que interagem durante um processo produtivo, visando garantir a oferta de determinado produto ou serviço. Acima de tudo, ela engloba quatro componentes principais: 

  • Design e planejamento de produtos; 
  • Aquisição dos materiais necessários para a produção; 
  • Produção; 
  • Entrega aos consumidores. 

Quais são as atividades principais da cadeia de valor? 

Como comentamos, a cadeia de valor é composta por atividades primárias e atividades de apoio. Por exemplo, entre as atividades primárias, estão: 

  • Logística interna: ações destinadas ao recebimento de matéria-prima que será utilizada na produção do produto final; 
  • Operações: maquinário, manutenção de equipamentos, embalagens, produção e todos os processos que criam valor e possibilitam a transformação dos insumos no produto final; 
  • Logística externa: ações destinadas à entrega do produto final ao consumidor; 
  • Marketing e vendas: atividades que buscam converter os potenciais clientes e efetuar a venda do produto.

Entre as atividades de apoio, estão: 

  • Infraestrutura: gestão de processos, como a área contábil, administrativa e financeira; 
  • Gestão de RH: atividades como a contratação e treinamento de novos membros da equipe;
  • Aperfeiçoamento tecnológico: envolve investimentos que buscam otimizar os processos produtivos do negócio;
  • Compras: aquisição de matéria-prima e insumos. 

Qual é a relação entre a cadeia produtiva e a cadeia de valor? 

Chegando até aqui, você aprendeu que a cadeia produtiva está focada no abastecimento e aquisição de insumos e matérias-primas. Certamente, o seu objetivo é atender a todos os requisitos do cliente, garantindo um resultado satisfatório. Por outro lado, a cadeia de valor destina o seu foco a práticas que agregam valor ao produto e, portanto, atingem o melhor valor possível aos clientes – mas qual é a relação que implica a diferença entre ambas? 

A principal distinção entre a cadeia produtiva e a cadeia de valor é que, enquanto a primeira é responsável pelo acompanhamento do produto em todo o processo de produção até a chegada ao destino final, a cadeia de valor destina a sua atenção aos requisitos dos consumidores, abrindo possibilidades para que os processos sejam modificados para atendê-los da melhor maneira. 

Como melhorar os processos logísticos? 

Deseja otimizar os processos logísticos e fortalecer a sua cadeia de valor? Conte com a Prestex! 

Somos uma das maiores companhias nacionais inseridas no segmento de logística e podemos ajudar a sua empresa a alcançar o tão sonhado sucesso. Além disso, somos referência em diversos setores, sendo uma das três melhores transportadoras emergenciais do território brasileiro. 
Entre em contato e tire as suas principais dúvidas!

0 comentários
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais