Qual a diferença entre cadeia de valor e cadeia produtiva?

por | Logística

Muitos consideram a cadeia de valor e a cadeia produtiva semelhantes ou até mesmo iguais. Neste texto, você aprenderá que elas não devem ser confundidas. Como resultado, apesar de, quando analisadas em conjunto, consistirem em redes de empresas e processos que se unem para oferecer um produto e serviço de qualidade, cada uma delas é diferente, carregando características específicas. 

A seguir, acompanhe qual é a diferença entre a cadeia de valor e a cadeia produtiva, além de entender como elas se relacionam. 

O que é cadeia de valor? 

A cadeia de valor é a combinação de práticas relacionadas à adição de valor que buscam oferecer o melhor resultado possível ao cliente. Ou seja, trata-se do conjunto de atividades desempenhadas por um negócio que vão desde a extração da matéria-prima até à etapa de distribuição final ao consumidor. 

Em suma, podemos chamar de cadeia de valor todas as ações realizadas por uma empresa que são responsáveis por agregar valor a um serviço ou produto. Portanto, ela compreende atividades primárias, como, por exemplo, a logística interna, as operações e o marketing e atividades de apoio, como a gestão de processos, desenvolvimento tecnológico e compras. 

Qual é a vantagem da cadeia de valor? 

Diversos benefícios podem ser proporcionados pela cadeia de valor, colaborando para a estratégia de uma empresa. Entre eles, por exemplo, estão: 

  • Reconhecimento de processos que não agregam valor, uma vez que, com a cadeia de valor, é possível ter uma visão ampla de todos os procedimentos; 
  • Fortalecimento de processos que agregam valor, permitindo a elaboração de planos e estratégias para otimizar essas ações;
  • Colaboração com o planejamento estratégico, pois, sabendo quais processos precisam ser alterados e quais devem ser potencializados, é mais fácil traçar um plano futuro do seu negócio. 

O que é cadeia produtiva? 

A cadeia produtiva pode ser definida como o conjunto de atores – como fornecedores, tecnologias, produtores, distribuidores e transportadores – que interagem durante um processo produtivo, visando garantir a oferta de determinado produto ou serviço. Acima de tudo, ela engloba quatro componentes principais: 

  • Design e planejamento de produtos; 
  • Aquisição dos materiais necessários para a produção; 
  • Produção; 
  • Entrega aos consumidores. 

Quais são as atividades principais da cadeia de valor? 

Como comentamos, a cadeia de valor é composta por atividades primárias e atividades de apoio. Por exemplo, entre as atividades primárias, estão: 

  • Logística interna: ações destinadas ao recebimento de matéria-prima que será utilizada na produção do produto final; 
  • Operações: maquinário, manutenção de equipamentos, embalagens, produção e todos os processos que criam valor e possibilitam a transformação dos insumos no produto final; 
  • Logística externa: ações destinadas à entrega do produto final ao consumidor; 
  • Marketing e vendas: atividades que buscam converter os potenciais clientes e efetuar a venda do produto.

Entre as atividades de apoio, estão: 

  • Infraestrutura: gestão de processos, como a área contábil, administrativa e financeira; 
  • Gestão de RH: atividades como a contratação e treinamento de novos membros da equipe;
  • Aperfeiçoamento tecnológico: envolve investimentos que buscam otimizar os processos produtivos do negócio;
  • Compras: aquisição de matéria-prima e insumos. 

Qual é a relação entre a cadeia produtiva e a cadeia de valor? 

Chegando até aqui, você aprendeu que a cadeia produtiva está focada no abastecimento e aquisição de insumos e matérias-primas. Certamente, o seu objetivo é atender a todos os requisitos do cliente, garantindo um resultado satisfatório. Por outro lado, a cadeia de valor destina o seu foco a práticas que agregam valor ao produto e, portanto, atingem o melhor valor possível aos clientes – mas qual é a relação que implica a diferença entre ambas? 

A principal distinção entre a cadeia produtiva e a cadeia de valor é que, enquanto a primeira é responsável pelo acompanhamento do produto em todo o processo de produção até a chegada ao destino final, a cadeia de valor destina a sua atenção aos requisitos dos consumidores, abrindo possibilidades para que os processos sejam modificados para atendê-los da melhor maneira. 

Como melhorar os processos logísticos? 

Deseja otimizar os processos logísticos e fortalecer a sua cadeia de valor? Conte com a Prestex! 

Somos uma das maiores companhias nacionais inseridas no segmento de logística e podemos ajudar a sua empresa a alcançar o tão sonhado sucesso. Além disso, somos referência em diversos setores, sendo uma das três melhores transportadoras emergenciais do território brasileiro. 
Entre em contato e tire as suas principais dúvidas!

0 comentários
Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

Linha de produção: 5 fatores que podem arruinar o processo

A linha de produção é essencial para qualquer operação industrial. É o ponto central em que matérias-primas se transformam em produtos acabados e o local onde eficiência e qualidade determinam o sucesso da empresa.  Quando ela não funciona de maneira eficiente, os...

ler mais
Como funciona o transporte multimodal?

Como funciona o transporte multimodal?

A eficiência logística é essencial para o sucesso das empresas modernas. Nesse cenário competitivo, o transporte multimodal surge como uma alternativa estratégica, combinando diferentes tipos de transporte para entregar suas mercadorias com mais economia, segurança e...

ler mais
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais