A Prestex é hoje, uma empresa consolidada no mercado nacional. Atendendo a mais de 5 mil clientes em todo país, oferece soluções completas em cargas emergenciais, com eficiência, segurança e agilidade.

Mas como a Prestex se tornou uma das melhores empresas de logística rodo aérea do Brasil? Assista ou continue lendo, e confira os assuntos abordados na entrevista de Marcelo Zeferino ao Programa Empresários de Sucesso da BAND News a seguir:

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Dezessete anos de história

Hoje com dezessete anos de história, a Prestex começou como muitas empresas nacionais: com poucos recursos e diversas dificuldades, instalada em um porão na casa dos pais de um de seus fundadores.

“Desde o nascimento da Prestex, o cliente sempre foi o foco da empresa. Sempre trabalhamos com o intuito de satisfazer o cliente sob qualquer custo. E isso, no início, causou muito transtorno para a Prestex, pois não conseguimos nos embasar em práticas sustentáveis”, comenta Marcelo Zeferino, diretor comercial de marketing da Prestex.

No entanto, com o passar dos anos, a empresa foi crescendo e se profissionalizando, entendendo como conciliar os interesses dos clientes com o desenvolvimento do negócio. E foi justamente esse diferencial que fez com que conseguisse se posicionar tão bem no mercado logístico, que é muito concorrido.

Na hora de escalar o negócio, contudo, também foi necessário muito esforço e inovação. Isso porque, até então, esse setor do mercado era marcado por espaços muito grandes, custos elevados e dificuldades burocráticas. Dessa forma, para promover o crescimento de um negócio jovem, foi preciso adotar alternativas profissionais específicas.

“Buscamos medidas voltadas para o nosso negócio, para essa característica de sempre deixar o cliente em primeiro lugar. E deu certo: estamos há 17 anos colhendo bons resultados e sempre se inovando e se adaptando aos cenários de mercado”, enfatiza o diretor comercial de marketing da empresa.

Atualmente, a Prestex é uma das três melhores transportadoras emergenciais do país, sendo uma referência para diversos segmentos e tendo uma série de cases de sucesso em transporte aéreo de carga.

Soluções exclusivas e inovadoras: como a Prestex conseguiu se destacar das transportadoras convencionais

A Prestex sempre teve a inovação como um pilar central. Dessa maneira, a empresa buscou desde o início trazer soluções diferentes para o mercado logístico. Uma das principais decisões, nesse sentido, foi a de oferecer serviços personalizados para seus clientes. “Não existe dentro da Prestex um só serviço ou pacote de serviços para atender o mercado em geral”, explica Marcelo Zeferino.

Existem algumas soluções que são mais frequentes, mas a intenção é sempre entender as dores do cliente e construir junto com ele um serviço que atenda exatamente às suas necessidades.

Segundo Marcelo, a Prestex “consegue singularizar essa prestação de serviço e entregar para o cliente exatamente aquilo que ele precisa, sem necessidade de que ele se adapte aos produtos e rotinas comuns do mercado. Temos feedbacks muito importantes de empresas com nome interessante de mercado que, com esse trabalho, melhoraram resultados e alguns panoramas logísticos”.

Outros diferenciais que também colaboram para o destaque da Prestex no cenário nacional são, por exemplo:

  • Atendimento em todo Brasil;
  • Atendimento qualificado todos os dias do ano, 24 horas por dia, em canais variados;
  • Flexibilidade nos horários de coleta e de entrega;
  • Rastreamento de carga de forma online e em tempo integral;
  • Aplicativo de dispositivos eletrônicos para rastreamento, entre outras tecnologias de acompanhamento de carga.

Tecnologia e Inteligência Artificial: as ferramentas da Prestex

O propósito de atender a cada cliente como se fosse único era mais simples no início da trajetória da Prestex, quando o número de clientes ainda era baixo e permitia um contato próximo. No entanto, com o crescimento da empresa, foi necessário buscar sistemas tecnológicos que pudessem auxiliar nessa análise e diagnóstico das demandas dos clientes, agilizando e maximizando o atendimento prestado.

Mas o problema é que, quando isso ocorreu, há cerca de 12 anos, não havia soluções voltadas para este segmento em específico. “Nós encontrávamos essas soluções em outras áreas, mas não necessariamente algo que se encaixava na nossa necessidade de levar uma solução com um custo atrativo e com a performance que o cliente imagina”, diz Marcelo Zeferino.

Diante dessa situação, a Prestex decidiu adquirir uma empresa de software, buscando uma startup que tivesse um olhar de personalização de entrega ao cliente e participando de sua incubação. A intenção era levar um mundo até então pesado da logística, que envolvia deslocamento e altos custos, para um novo mundo totalmente digital.

A experiência deu certo e trouxe um resultado muito positivo. Hoje, todo o sistema operacional da Prestex está em inteligência artificial: sejam questões internas de gestão, como controle financeiro, sejam os relacionamentos com os clientes.

Com isso, se tornou possível escalar o negócio à nível internacional, mantendo o mesmo propósito inicial de servir às demandas do cliente de forma individualizada acima de tudo.

O que o futuro aguarda: próximos passos da Prestex

O histórico de atuação da Prestex até alguns anos atrás era muito segmentado, com um destaque maior para o setor de engarrafadores, de bebida e de alimentos. Com o tempo, no entanto, a empresa conseguiu multissegmentar sua plataforma de atuação, alcançando um nível de referência no âmbito nacional.

Para os próximos anos, o planejamento é em termos de investimento para uma expansão ainda maior, mais especificamente no mercado externo.

“Queremos levar essa referência, essa expertise de compra, essa alta performance em gestão logística através de sistema e esse custo que cabe dentro do orçamento da indústria e dos nossos clientes para o mercado externo também”, explica o diretor comercial de marketing. Além de transporte, a intenção é levar toda a logística para esse mercado: desde armazenagem até planejamento, controle, gestão…

“E a nossa ideia para os próximos anos são plataformas em que consigamos administrar esse trabalho de forma total. Ou seja, em que seja possível oferecer para um cliente desde um transporte intermunicipal até um transporte intercontinental, com todas as nuances que esse transporte pode exigir”, reforça Marcelo Zeferino.

Se você quer saber mais sobre os serviços oferecidos pela Prestex, continue lendo nosso blog e conheça mais sobre o setor logístico!