Milk run: um sistema para a logística dos suprimentos

Além da inovação dentro das organizações, a tecnologia oferece maior competitividade no mercado, sobretudo em empresas que acompanham tendências e se preocupam com a entrega de produtos de qualidade. Por isso, o sistema Milk Run nasce justamente para atender a necessidade da logística dos negócios.

Com o crescente desenvolvimento tecnológico, as empresas buscam ferramentas para incorporá-lo em suas atividades, de forma que os serviços sejam mais otimizados e seguros.

Quer saber como? Então, leia o post até o final e conheça todos os benefícios do Milk Run para a sua logística de suprimentos.

Milk Run: o que é e qual a sua importância?

Antes de tudo, o Milk Run, traduzido como “Corrida do Leite”, nada mais é do que um método capaz de acelerar o fluxo de materiais decorrentes da produção. Assim, esse sistema visa a integração entre a própria logística com a cadeia de suprimentos. O objetivo principal dessa ferramenta é a redução dos custos logísticos relacionados ao abastecimento.

Dessa forma, o seu sistema oferece coletas programadas de materiais, visando unicamente a otimização de serviços relacionados ao transporte por um único equipamento.

Ele irá realizar coletas de um ou mais fornecedores, entregando os materiais ao seu destino final, com local e horário estabelecido, sem precisar de gastos adicionais com entregas urgentes.

Objetivo do Milk Run

Em atividades pertinentes à rotina do setor da logística, o Milk Run trará vantagens como:

  • Redução dos custos relacionados a logística;
  • Realização de um controle eficiente de materiais que estão em transporte;
  • Diminuição dos níveis de estoque;
  • Tornar o volume de recebimento de materiais mais uniformes;
  • Otimizar processos relacionados ao carregamento e descarregamento;
  • Minimizar a necessidade de cargas emergenciais.

Vantagens competitivas do Milk Run para a sua empresa

Agora, vamos listar algumas vantagens que o sistema Milk Run oferecerá para a sua empresa em relação aos concorrentes do mercado. Confira:

  • Você poderá realizar embarques personalizados e programados, tudo de acordo com a real necessidade do cliente;
  • Uso de janelas com horário, data e quantidades estabelecidas;
  • Redução de estoques, em decorrência da pulverização de embarques;
  • Maior rendimento da capacidade volumétrica em relação aos equipamentos de transporte;
  • Ações eficientes e ágeis na hora de realizar o carregamento e descarregamento de veículos;
  • Redução eficiente em custos relacionados a manutenção e prevenção de estoques.

Além disso, o Milk Run também oferece práticas baseadas na modalidade just in time, com a integração de toda a operação e, dessa forma, será possível evitar problemas como falha de comunicação e comprometimento.

Um exemplo a citar é a falta de credibilidade com fornecedores, elevando os custos de fretes com cargas urgentes, caso exista algum problema ou até mesmo em atrasos na hora de retirar materiais em fornecedores, ocasionando uma possível parada de produção, por conta da ausência de insumos.

Em suma, o setor de logística de qualquer empresa deve garantir a segurança e a otimização de suas diversas áreas, investindo sempre na qualidade de serviços e prezando sempre pela real necessidade de seus clientes.

Agora que você conhece todos os recursos oferecidos pelo Milk Run para sua logística dos suprimentos, que tal conhecer o melhor parceiro de logística para a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e conheça os nossos serviços.