planejamento de entregas no fim de ano

Um planejamento bem-estruturado e pré-determinado é a base para o sucesso das entregas no final do ano. Esse é o período em que o fluxo de demandas aumenta em razão das datas comemorativas, como Black Friday e Natal, além de ser o momento em que muitas instituições estão se organizando para férias coletivas ou recessos.

Assim, esses fatores podem afetar atividades logísticas das organizações, principalmente nas operações de transporte que objetivam distribuir produtos baseados na qualidade, disponibilidade, nível de serviço e custos.

Mesmo observando o crescente aumento de volume expedido, alguns empreendedores não se planejam para atender variações da demanda, resultando na insatisfação e aumento de custos. Pensando nisso, este artigo tem como finalidade explicar como ter um bom planejamento de entregas no fim de ano. Acompanhe!

Importância do planejamento estratégico em determinadas épocas

Já pensou sobre a importância do planejamento de entregas no fim de ano? Dentro de um empreendimento, esse é um processo muito valorizado e requisitado. Independentemente do ramo de atuação ou porte da empresa, a elaboração e realização de um bom planejamento são fundamentais para obter sucesso.

O planejamento estratégico é um procedimento gerencial primordial para a logística, pois auxilia no aprimoramento dos processos e garante a realização eficaz das ações.

Vale lembrar que, em determinadas épocas, o fluxo de consumo aumenta. Por serem épocas focadas em presentear, os clientes devem receber as mercadorias a tempo, significando diminuição dos prazos de entrega e aumento da demanda. Para que esses momentos não se tornem um pesadelo, planejar é a solução.

Como o fim do ano é uma dessas épocas, com planejamento de entregas é possível realizar o atendimento ao cliente de forma eficiente. Assim, com qualidade, assegurando reposição rápida de estoques e negociando novos prazos com fornecedores quando necessário.

Dicas para um bom planejamento de entregas no fim de ano

Para elaborar, desenvolver e executar esse planejamento com eficiência, é fundamental atentar-se a vários fatores, como:

  • atendimento da crescente demanda;
  • agilidade na entrega;
  • disponibilidade de mercadorias;

Esses são pontos primordiais para a garantia da qualidade na entrega e satisfação do cliente. Então, confira algumas dicas para um bom planejamento de entregas no fim de ano.

1. Ter um cronograma

Cronograma é uma poderosa ferramenta de planejamento, monitoramento e controle de entregas.

Para um planejamento eficiente deve-se estar preparado para enfrentar os desafios de final de ano. Significando assim que é preciso ter um cronograma ágil que contenha apenas o necessário para o calendário das realizações a serem monitoradas.

O cronograma permite que o gestor foque no gerenciamento do processo todo e nas expectativas do cliente. Permite também que os colaboradores se concentrem nas entregas para que o objetivo seja alcançado.

2. Investir em um software de gestão

Com o aumento da tecnologia, o gerenciamento de entregas se tornou simples e mais fácil. Hoje, é possível encontrar no mercado alguns softwares específicos para a gestão de entregas com acompanhamento em tempo real, visualização das rotas, realização de check-in e check out dos clientes, entre outras facilidades.

3. Contratar um serviço de transportes

No final do ano é difícil encontrar serviços de transportes disponíveis devido ao aumento de entrega de mercadorias. Por isso é essencial contratar um serviço de transporte com antecedência ou alinhar-se com transportadoras parceiras de seu empreendimento.

Vale ressaltar que é necessário conhecer a programação da empresa para essa época, saber de sua capacidade e se ela consegue atender uma demanda maior. Assim, há possibilidade de se prevenir e planejar para ter mais controle de custos e execução do trabalho de negociação.

4. Qualificar funcionários

Para que o planejamento de entregas no fim de ano seja bem executado é muito importante observar o desempenho dos funcionários e qualificá-los para a realização das atividades. A qualificação dos colaboradores vai aumentar a produtividade e motivação, tornando-os aptos para realizar as entregas com agilidade e eficiência.

Além disso, o planejamento de uma empresa deve ser constantemente acompanhado e avaliado para mensurar os resultados obtidos.

Sendo assim, como dito, o planejamento de entregas no fim do ano é fundamental para que a empresa alcance a excelência nas entregas, consiga atender a demanda e satisfazer os clientes. Também é possível salientar que uma logística bem-estruturada pode ser um diferencial nas entregas de final de ano.

Gostou deste artigo? Então siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook , LinkedIn ,Twitter, YouTube e Instagram.