Logística como diferencial competitivo no segmento de agronegócio

por | Logística

Nos últimos anos, o setor de agronegócio alcançou um grande crescimento e é apontado como potencial protagonista da economia brasileira neste ano. A logística contribuiu de forma significativa para esta evolução tão expressiva. Pois, os processos logísticos são integrados em todos os setores da cadeia, auxiliando para a otimização dos resultados esperados. 

Isso é mais relevante ainda, tendo em vista que o transporte de cargas no país enfrenta inúmeras dificuldades devido a uma infraestrutura deficitária. Os players deste setor devem se cercar de cuidados para evitar desperdícios no transporte e armazenamento de seus produtos. Problemas como conservação precária das estradas e trânsito pouco organizado podem causar prejuízos significativos.

Produtos perecíveis necessitam de armazenagem adequada. E sua movimentação precisa ser realizada de forma ágil e eficiente para obter melhor aproveitamento dos espaços na área de estocagem, evitar perdas e reduzir custos.

Ademais, o agronegócio necessita do transporte de diferentes cargas, com exigências específicas da legislação.

Veja com esse artigo como a logística é um diferencial competitivo para o transporte de produtos agroquímicos em todo o território nacional. 

A vantagem competitiva da logística no agronegócio

A operação logística bem feita envolve diversos processos, como planejamento estratégico, armazenagem, gestão de estoque, monitoramento de cargas, entre outros.

Sendo assim, a logística no agronegócio tem um grande potencial para gerar vantagem competitiva, por permitir a integração estratégica dos principais processos da cadeia desse setor. Veja a seguir:

Logística de suprimentos

Neste processo, estão envolvidas as atividades ligadas à distribuição de insumos para as agroindústrias e produtores rurais. Sem dúvida, são os elementos essenciais para o funcionamento da agroindústria, agricultura e pecuária. 

Como suprimentos agropecuários temos os fertilizantes e adubos, sementes, defensivos agrícolas, rações, medicamentos e vacinas para animais, bem como máquinas agrícolas. Já entre os suprimentos industriais estão maquinário industrial, aditivos químicos e embalagens. 

O principal objetivo da logística de suprimentos no agronegócio é garantir que as cargas sejam transportadas nos prazos contratados. A partir do que é possível assegurar a alta produtividade do setor.  

Logística de Distribuição

Já este processo foca na distribuição da produção agropecuária, em que se concentram os principais custos logísticos, principalmente quando se trata de exportação. Talvez seja a etapa mais complexa da logística no agronegócio, dado que envolve diversas variáveis.

Isso porque são diferentes mercadorias a serem transportadas, com variados volumes e embalagens exigidas por lei.  Não apenas as características dos produtos são observadas, mas também a forma de armazenagem, a umidade relativa do ar e a temperatura.

Já para a logística de commodities, por exemplo, milho e soja, é preciso considerar as condições tanto para a exportação quanto para a distribuição interna. 

É a assertividade das operações de carga, transbordo e armazenagem que garante a lucratividade do negócio para os envolvidos.

O papel da logística no agronegócio é justamente garantir que as operações ocorram conforme o planejamento, pois uma das maiores dificuldades que o setor agro encontra é o de acesso a áreas remotas. 

Somente um transporte dedicado e específico consegue acessar as localidades de mais difícil acesso. Sabendo dessa complexidade que pode prejudicar o aproveitamento das safras, a Prestex oferece o transporte ideal para chegar a qualquer lugar e a qualquer hora, respeitando as exigências legais a serem cumpridas. 

A logística no agronegócio visa a sustentabilidade

As grandes empresas globais do agronegócio procuram deixar claro que estão  empenhadas em buscar soluções para uma variedade de questões vitais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, tais como estabelecer uma sociedade mais diversa e inclusiva e contribuir positivamente para o meio ambiente. 

A logística tem uma participação relevante nesta questão e atua visando reduzir os impactos ambientais de suas atividades, segundo os seguintes princípios da logística verde:

1.º – Implementando a otimização de rotas e de frota para redução do consumo de combustíveis, optando pelos mais estratégicos terminais e centros de distribuição;

2.º – Buscando alcançar o maior aproveitamento de espaço em armazenagem e contêineres de transporte, além de assegurar as boas condições de funcionamento dos veículos;

3.º – Visando a redução de desperdício em todas as etapas da cadeia logística;

4.º – Objetivando reduzir a emissão de carbono pelos veículos usados na movimentação de cargas.

Como funciona a logística para defensivos agrícolas 

A logística para defensivos agrícolas requer diversos cuidados e o cumprimento rigoroso das determinações legais. Isso porque são substâncias tóxicas que representam risco para a saúde das pessoas e deterioração do meio ambiente.

A logística para defensivos agrícolas deve respeitar as determinações dos órgãos competentes. Visto que estes são responsáveis por definir os critérios para o transporte desses produtos, sendo eles:

  • Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT);
  • Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Cuidados para o transporte de produtos agroquímicos 

Os cuidados a serem observados para o transporte de produtos agroquímicos estão relacionados com os seguintes aspectos:

  • Manter o isolamento dos produtos de quaisquer outras mercadorias; 
  • Transporte na parte externa do veículo, coberto por material impermeável; 
  • No decorrer do transporte, observar se as embalagens estão intactas e sem vazamentos;
  • Usar veículos e equipamentos em bom estado de funcionamento;
  • Motorista capacitado para transporte de produtos perigosos;
  • Equipamentos necessários para emergências e EPI;
  • Apólice de seguro para realizar o transporte.

Além disso, é preciso atenção especial para a documentação adequada, que corresponde aos seguintes papéis:

  • Nota fiscal dos produtos;
  • Ficha de emergência;
  • Receituário agronômico.
  • A ficha de emergência é de extrema importância, pois é um guia de procedimentos para as equipes de atendimento em caso de acidentes no decorrer do transporte.
  • Os veículos devem estar com rótulos e símbolos específicos para o transporte de produtos agroquímicos, conforme determinações legais; 
  • Os painéis de segurança devem conter o número da ONU, bem como do risco do produto transportado, conforme os critérios legais. 

Principais desafios de logística no agronegócio no Brasil

Em função dos problemas com a logística do agronegócio no país, este setor ainda não consegue atingir o seu potencial produtivo e fornecer produtos de qualidade com preço justo. Nesse sentido, os principais desafios de logística no agronegócio no país são:

1.º – A falta de infraestrutura da malha rodoviária do país é um problema muito sério, pois o escoamento da produção fica prejudicado, inclusive ocorrendo a perda de safras;

2.º – Elevados custos com fretes para cobrir os custos com manutenção da frota e outras despesas, muito maior do que demais países produtores;

3.º – O transporte de grãos utilizando a forma multimodal, em função dos vários problemas de infraestrutura, o que acaba afetando a qualidade dos produtos;  

4.º – Falta de uma estrutura de armazenamento de no mínimo 20% maior que a produção do país;

5.º – Alto custo com a importação de máquinas e tecnologia estrangeira devido a elevada carga tributária sobre o agronegócio. 

Saiba que a Prestex é a transportadora ideal para agronegócio

A logística do agronegócio requer muitos cuidados, além do cumprimento das exigências legais no caso dos produtos agroquímicos.

A Prestex é uma empresa devidamente licenciada por órgãos como Polícia Federal e Civil, Exército, IBAMA e IATA para transportar tais produtos e oferece soluções logísticas emergenciais de alta performance ideais para atender a cadeia de suprimentos.

Nosso atendimento está disponível 24 horas por dia e nossa equipe é qualificada para entender a necessidade de seu negócio e oferecer a solução logística inbound ou outbound mais adequada à sua demanda.

A Prestex, uma das três melhores empresas de logística emergencial do país, oferece uma consultoria logística voltada para analisar em detalhes toda a cadeia de valor do cliente com o intuito de identificar aspectos que possam trazer melhores resultados.

Navegue pelo site e entre em contato conosco.

0 comentários
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais
Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

No universo da logística, entender as características e aplicações dos diferentes modais de transporte é essencial para tomar decisões estratégicas e eficientes. Entre eles, os modais aquaviário e dutoviário se destacam por atenderem a demandas específicas e por sua...

ler mais
Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

A história do modal ferroviário no Brasil teve início em 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Mauá por Dom Pedro II. A linha conectava o Porto de Mauá, na Baía da Guanabara, à Raiz da Serra, com o objetivo de facilitar o escoamento de mercadorias do interior...

ler mais