Não é incomum encontrarmos empresas que acabam sofrendo com atrasos dos fornecedores nos processos e outros imprevistos. Impactando, assim, no nível de serviço de entregas ao cliente — gerando atrasos e, consequentemente, a insatisfação com o atendimento. Para que isso não aconteça, muitas delas acabam recorrendo à logística de urgência.
Essa logística diferenciada permite que as entregas sejam realizadas em menor tempo. Fazendo, dessa maneira, com que os prazos combinados sejam cumpridos. Garantindo também que a imagem da empresa não seja prejudicada, devido aos atrasos ou até mesmo às avarias nas embalagens e mercadorias, decorrentes do manuseio e do tipo de transporte.
O que é a logística de urgência?
A logística de urgência é uma modalidade de transporte utilizada para realizar o transporte de cargas urgentes ou específicas. Entretanto, que necessitam de um meio de transporte mais rápido, como produtos perecíveis, alimentos, vacinas, itens de suprimentos para linha de produção industrial, por exemplo. Pois, essas cargas podem:
- Estragar ou se tornarem obsoletas muito rapidamente;
- Gerar grandes prejuízos financeiros para a empresa;
- Causar amplo dano para a imagem que a marca tem perante seus clientes.
Além disso, temos o transporte de cargas especiais: cargas valiosas, vivas e restritas, que são transportadas por esse modal, já que muitas vezes os cuidados com esse tipo de carga precisam ser maiores. O transporte de jóias e obras de arte são bons exemplos de cargas especiais, destinadas a um público mais seleto e exigente.
Em alguns casos, até mesmo o envio de documentos pode ser considerado uma carga especial, quando eles precisam ser entregues com certa urgência.
Na maioria dos casos, os prazos praticados são bem menores do que os oferecidos pelo transporte rodoviário — principalmente no que diz respeito a médias e longas distâncias. E mesmo que, em alguns casos, os valores sejam um pouco superiores, a relação custo-benefício acaba fazendo com que isso não seja o fator principal no processo de decisão. Um bom exemplo disso são os casos em que as empresas optam por enviar uma carga urgente, para não perderem os prazos e a confiança de seus clientes.
Como ela pode ser aplicada?
A logística de urgência é, normalmente, realizada através do modal aéreo. Empresas que necessitam entregar suas encomendas com prazos menores ou que necessitam de maior garantia no transporte, utilizam esse modal para obter maior eficiência no serviço de entregas.
Em alguns casos, principalmente em regiões metropolitanas, já é possível encontrar empresas que oferecem o serviço de entregas para o mesmo dia. Esse tipo de transporte também é conhecido como same day delivery — já que, como o próprio nome diz, a carga é entregue na mesma data em que foi despachada. Hoje esse tipo de transporte pode ser encontrado principalmente em lojas de e-commerce, que já oferecem o serviço de entrega no mesmo dia, para algumas capitais e regiões metropolitanas.
No caso do transporte aéreo, todas as embalagens são medidas e pesadas. Isso acontece porque, de acordo com a Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA), existe um limite de peso e volume para o transporte. Quando as cargas são classificadas como perigosas, é necessário obter autorização da companhia aérea que fará o transporte. Da mesma forma, é preciso ter, além da documentação, uma ficha informando as características do produto e a forma adequada para o seu manuseio.
Esse tipo de transporte também permite o envio de cargas fracionadas. Ou seja, atende a empresas que possuem vários clientes espalhados, que compram pequenos volumes, como no caso de empresas de e-commerce, por exemplo.
Quais são as principais vantagens de utilizar a logística de urgência?
Um dos principais benefícios da logística de urgência tem relação com o tempo de transporte, que já se mostrou mais eficaz do que as entregas tradicionais. Por ser um transporte considerado mais seguro, não há necessidade de investimento em embalagens mais reforçadas, como no caso do modal rodoviário, por exemplo.
Para empresas exportadoras, esse modal permite a aplicação de política de just in time, uma vez que os embarques podem ser realizados várias vezes ao dia, o que acaba criando um diferencial competitivo, considerando o tempo e a frequência das entregas. Além disso, o seguro referente ao transporte aéreo é bem inferior ao seguro do transporte marítimo — sendo a diferença de até 50% do valor.
Apesar de esse tipo de transporte possuir limitações relacionadas ao volume e ao peso das cargas, o que pode ser considerado uma restrição em alguns casos, não podemos esquecer todas as vantagens que essa modalidade de transporte oferece.
A logística de urgência, apesar do nome, permite que empresas ganhem maior eficiência na entrega de suas mercadorias, não só no que diz respeito a cargas que precisam de maior rapidez no transporte, como também no transporte de outros tipos de carga.
Além disso, hoje esse modal permite que as empresas consigam obter enorme vantagem competitiva. Garantindo entregas mais rápidas, inclusive, no mesmo dia em que a venda é efetuada. Apesar de alguns gestores ainda considerarem os custos desse modal elevados, as diversas vantagens obtidas por meio dessa modalidade de transporte têm sobressaído no mercado. Afinal, a logística de urgência apresenta uma das melhores relações custo-benefício para esses serviços.
A Prestex é especialista em logística emergencial
A Prestex fornece o serviço de logística de urgência e apresenta soluções diferenciadas para cada segmento de atuação de seus clientes. Sempre com a garantia de um atendimento 24 horas, rastreamento online e confirmação de recebimento com o nome do recebedor. Então, faça uma cotação agora mesmo e confira!
0 comentários