Como garantir mais eficiência e segurança no transporte de carga

por | Logística

Em todos os processos da empresa, é necessário prezar por determinados aspectos, como mais eficiência e segurança das operações. No transporte de carga, não é diferente, tendo em vista que toda a atividade logística pode se tornar mais onerosa se não planejada adequadamente.

Pensando nisso, nós da Prestex, elaboramos este post com as principais dicas para você obter mais eficiência e segurança no transporte de suas cargas.

Principais dicas de como obter eficiência e segurança no transporte de carga

1. Escolha do modal e meio(s) de transporte adequado

Uma das principais maneiras de garantir eficiência e segurança no transporte de cargas é saber selecionar adequadamente o modal e o(s) meio(s) de transporte adequado(s) para o deslocamento de mercadorias.

Isso porque, dependendo da quantidade e do local onde a carga será entregue, um determinado transporte ou um conjunto deles tornarão a entrega mais eficiente. Além disso, no Brasil, há muitas localidades de difícil acesso, de modo que, apenas contando com mais de um meio de transporte, é possível concluir completamente a entrega com êxito.

Estão disponíveis no mercado o transporte multimodal – intermediado por operador de transporte multimodal (OTM) – e o intermodal – não intermediado por um OTM –, sendo necessário firmar contrato com cada pessoa responsável pela realização de um tipo de transporte (aquaviário, dutoviário, aéreo ou rodoviário).

É mais seguro, eficiente e prático contar com um OTM, pois há um maior controle da carga que estará sob os cuidados de um único responsável. O OTM é plenamente habilitado pelos órgãos competentes para realizar a atividade de transporte com qualidade e segurança, e você necessitará de um único contrato.

2. Realização do planejamento estratégico

Outra importante forma de obter mais eficiência e segurança no transporte de cargas é realizar um bom planejamento estratégico. Esse planejamento consiste em pensar em como será concretizada cada etapa do processo logístico de modo a garantir qualidade, redução de custos e segurança à carga. 

Especificamente quanto à eficiência do transporte de cargas, é necessário prever o faturamento médio de cada cliente, preço da cotação, gastos com combustível, ticket médio dos fretes e valor médio de consumo da frota.

Quanto à segurança, é necessário averiguar quais medidas serão necessárias para garantir que as cargas não sejam danificadas durante o transporte – comprometendo a sua qualidade e integridade –, como será realizado o monitoramento e fiscalização das mercadorias e qual meio de transporte é mais seguro para transportar determinada carga, por exemplo.

3. Elaboração do gerenciamento de riscos

Por mais que realizemos o planejamento adequadamente, imprevistos podem ocorrer, de modo que é necessário estar preparado e contar com um plano de gerenciamento de riscos. Assim, por mais que surjam dificuldades, é possível superá-las de forma ágil e da melhor maneira possível, evitando maiores desperdícios financeiros e a insatisfação dos clientes.

4. Parceria com uma transportadora experiente

Por fim, para garantir mais eficiência e segurança no transporte de cargas, é necessário contar com uma transportadora experiente. Para se assegurar, procure por empresas que tenham experiência com o transporte de cargas para distintos segmentos industriais (calçadista, automotivo, alimentício, entre outros) e que atuem há anos no mercado. 

Conte com a Prestex como sua parceira no transporte de carga

A Prestex é uma empresa que atua com o transporte de carga há 18 anos e atende a clientes dos mais distintos segmentos. Além disso, é uma das 3 melhores transportadoras de cargas emergenciais no Brasil e case de sucesso em logística expressa.

Portanto, se você está em busca de uma empresa parceira para realizar o transporte de suas cargas, conte com a Prestex!

0 comentários
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais
Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

No universo da logística, entender as características e aplicações dos diferentes modais de transporte é essencial para tomar decisões estratégicas e eficientes. Entre eles, os modais aquaviário e dutoviário se destacam por atenderem a demandas específicas e por sua...

ler mais
Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

A história do modal ferroviário no Brasil teve início em 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Mauá por Dom Pedro II. A linha conectava o Porto de Mauá, na Baía da Guanabara, à Raiz da Serra, com o objetivo de facilitar o escoamento de mercadorias do interior...

ler mais