Uma das principais preocupações da logística em um transporte é com a qualidade da embalagem que é utilizada para acondicionar as mercadorias. É ela que garante a integridade dos produtos, evitando que eles sejam danificados até serem entregues.
Entretanto, além de proteger as cargas, as embalagens podem se caracterizar como um diferencial para o negócio. Então, quer saber como isso é possível? Confira a seguir!
A embalagem pode ser funcional e ter um diferencial
Sair do tradicional e trabalhar com embalagens que sejam funcionais — servindo como decoração, por exemplo — é uma excelente opção para se destacar e oferecer um diferencial para os clientes.
Ainda que possa parecer irrelevante para alguns, para outros isso demonstra que a empresa pensa e se preocupa com seus consumidores e o que pode ser feito para agradá-los.
Proporciona a satisfação do cliente
Consumidores estão acostumados a receber suas encomendas em caixas de papelão, isopor, enroladas em plástico-bolha, entre outras opções. Ao oferecer uma embalagem diferenciada, o cliente acaba sendo surpreendido e tendo uma experiência distinta da qual está habituado, pois muitas empresas oferecem brindes como diferencial.
Assim, apostar na embalagem acaba se tornando uma forma de se destacar dos concorrentes.
Demonstra preocupação com o produto
Ainda que a empresa ofereça proteção com os embrulhos tradicionais, investir em embalagens mais reforçadas e utilizar mais de um tipo para garantir a proteção também são formas de demonstrar preocupação.
Adotando essa estratégia, você transmitirá a ideia de que sua empresa almeja entregar o produto com qualidade e em ótimas condições para os consumidores.
Mesmo que o custo operacional seja um pouco maior, você ganhará em redução de custos com devoluções, trocas, retrabalho, reentregas e, principalmente, diminuirá a insatisfação dos clientes.
Envolve o aprimoramento de outros processos
Para fazer com que a embalagem exceda as expectativas dos clientes e se transforme em um diferencial, é necessário também se preocupar com processos internos e em como o serviço de transporte e atendimento será realizado. Portanto isso envolve mapear e aprimorar os métodos logísticos.
Pois, caso contrário, a preocupação com a embalagem passará a ser superficial e transmitirá a sensação de que a empresa está focada em questões supérfluas, enquanto o principal está sendo negligenciado.
Reforça a prática do Overdelivering
Podemos dizer que as embalagens diferenciadas e inovadoras possuem a capacidade de oferecer o overdelivering aos clientes — que consiste na prática de ir além das expectativas e conceder um algo a mais. Então, essa ação por si só já contribui para trazer encantamento e para fortalecer o nome da empresa ainda mais.
Assim, com o investimento em embalagens, as empresas conseguem demonstrar o cuidado que possuem com relação à integridade do produto e à satisfação de seus clientes.
Em tempos em que a palavra de ordem é redução de custos — e muitas companhias acabam diminuindo os níveis de qualidade dos produtos — aqueles que mantém essa preocupação conseguem se tornar diferenciados de sua concorrência.
Então, pronto para investir na embalagem como um diferencial logístico? Tem alguma outra dica? Compartilhe sua opinião e participar por meio do espaço de comentários!
0 comentários