De acordo com um estudo realizado pelo US Department of Labor, realizar uma contratação ruim (de uma empresa de logística, por exemplo), em qualquer âmbito comercial, pode gerar o prejuízo de até 30% do lucro anual de uma organização, trazendo impactos negativos em diversas áreas, inclusive quando se trata da logística.
Por esse motivo, saber exatamente qual empresa usar para as necessidades de transporte e logística do seu negócio pode ser complicado e você pode até gastar muito tempo ponderando as opções. No entanto, como empreendedor, isso não é um erro.
Confiar em uma equipe para transportar seus produtos com segurança e entregar com precisão no prazo acordado, é uma decisão fundamental e você precisa estar seguro de que optou da melhor forma possível.
Afinal, todos nós ouvimos as histórias de horror de mercadorias sendo roubadas durante o transporte ou de veículos sendo atacados enquanto estão na estrada.
Por isso, como proprietário de um empreendimento, você quer saber como impedir que isso aconteça com você, correto? E, para te ajudar, aqui estão as principais coisas que você precisa saber antes de contratar uma empresa de logística.
Confira as perguntas a serem feitas e comece a questionar:
1. Qual tipo de seguro a empresa de logística possui?
Se você vai confiar em uma empresa para transportar suas mercadorias, o seguro deve ser o primeiro item a se pensar. Afinal, por mais que desejemos acreditar que tudo correrá bem, também é preciso saber que tudo pode acontecer, inclusive incidentes e ações criminosas.
Sendo assim, geralmente existem várias opções de seguro para escolher, dependendo da parcela ou carga que precisa ser entregue e dos requisitos exclusivos da empresa.
Para garantir uma noite de sono tranquila, opte por uma empresa de transporte e logística que possa oferecer o tipo de seguro mais adequado às suas necessidades específicas.
Indiferente do modal a ser utilizado, seja rodoviário e/ou aéreo, o seguro é fundamental e necessita de atenção, pois existem formatos de seguros diferentes para avarias nas mercadorias, roubo e furto entre outros dependendo da sua carga. Abaixo segue alguns:
- RCTR – C | Rodoviário
- RCTA – C | Aéreo
- RCF – DC | Roubo e Furto
2. Como você será atualizado sobre a localização de seus produtos?
A tecnologia facilitou muito o rastreamento da localização de sua carga. No entanto, devido às medidas de segurança rigorosas empregadas pelas empresas de transporte e logística, talvez você não consiga obter o local exato e ativo de seus produtos.
Ainda assim, a companhia deve fornecer uma atualização em determinados pontos ao longo da jornada.
Seja por e-mail, SMS, aplicativo mobile de rastreamento ou telefonema, uma boa empresa de logística informará, sem que você precise importuná-los, quando sua carga tiver passado por um determinado local e, pelo menos, fornecerá uma estimativa de sua chegada, focando na sua tranquilidade e em uma comunicação aberta com o cliente.
Na Prestex você acompanha o transporte através do nosso sistema exclusivo de rastreamento de carga online em real time.
3. Você pode contatá-los após o expediente em caso de emergência?
Digamos, por exemplo, que o local da entrega mudou repentinamente ou que você precisa de uma atualização urgente sobre o paradeiro dos seus produtos. Nessas situações, você poderia entrar em contato com a empresa de transporte e logística após o expediente? É fundamental este modelo de atendimento exclusivo de 24 horas por dia e 7 dias por semana para cargas emergenciais.
Sabendo que a resposta será positiva diz muito sobre o relacionamento pessoal da empresa com seus clientes e acaba se tornando uma vantagem, inclusive, que pequenas empresas oferecem, já que possuem uma cartela menor de clientela.
4. Com que frequência eles viajam na rota que você precisa?
Digamos que sua encomenda ou carga precise ir para um local que nem todos estejam familiarizados com viagens ou até mesmo uma região extremamente restrita e/ou perigosa da cidade que necessite de escolta policial. Essa empresa de logística percorre essa rota com frequência ou não? Estaria preparada para qualquer eventualidade?
Se o motorista da carga estiver familiarizado com a rota que sua carga precisa percorrer para chegar ao destino, suas mercadorias estarão muito mais seguras, pois o profissional terá uma ideia de todos os percalços que possam ocorrer.
Isso, inclusive, diminui a possibilidade de ser surpreendido com obstáculos ou incógnitas que podem atrapalhar o processo de entrega, garantindo uma viagem tranquila e eficiente.
5. Quais serviços adicionais são oferecidos pela sua empresa de logística?
Tirando o fato de transportar suas mercadorias de um lugar para outro, que outros serviços a empresa pode oferecer? Existem muitas companhias de transporte por aí, mas nem todas oferecem um pacote que cuida completamente de todo o processo logístico de ponta a ponta e isso, caro empreendedor, é fundamental.
Caso o seu produto precise ser entregue em algum lugar que demande um trajeto aéreo ou multimodal, ou seja, rodoviário e aéreo com entrega em mãos ao destinatário, eles ajudarão em todo processo e documentação ou isso depende de você? Esses funcionários podem fornecer conselhos ou recomendações adicionais sobre o transporte de suas mercadorias, para garantir um trânsito mais tranquilo?
Tudo isso precisa ser pensado como um conjunto de situações necessárias.
6. Qual a capacidade da empresa de logística redesenhar o processo?
Um processo bem planejado e infalível torna uma empresa bem-sucedida. No entanto, ele precisa ser dinâmico e não estático, ajustando de acordo para alcançar seu maior potencial.
Tendo isso em mente, pergunte aos gerentes de logística se eles reprojetaram algum processo, revisando as necessidades, revendo a velocidade dos ciclos e, acima de tudo, oferecendo uma entrega de qualidade dentro do prazo.
Aproveite também para discutir seu cenário de negócios atual e expor os desafios que enfrenta. Você pode, inclusive, perguntar a eles como eles redesenhariam o processo com base nas suas demandas. Lembre-se: a logística não é uma receita de bolo, cada cliente possui suas necessidades em especial, e isso precisa ser respeitado e analisado junto com o cliente.
7. Eles conseguem solucionar problemas em tempo real?
As habilidades de resolução de problemas são necessárias para todos os setores. Contudo, para empresas de logística, essas habilidades são ainda mais importantes.
Imagine, por exemplo, que um motorista está atrasado devido a uma interrupção repentina ou por qualquer outro motivo, mas os prazos de entrega não podem ser comprometidos. Ou pior, que houve um extravio da carga devido à ação criminosa. Como a empresa lidaria com isso?
Eles informariam ao cliente sobre o ocorrido? Explicariam o motivo? Como isso seria solucionado de forma benéfica para ambos? Todos esses detalhes precisam ser pensados e, para isso, a equipe precisa estar familiarizada com os quatro estágios da solução de um problema: a identificação, buscar soluções possíveis, tomar uma decisão e implementá-la.
A empresa que está pensando em contratar está preparada para isso? Fica o questionamento!
Conte com a Prestex
Ao fazer essas perguntas à empresa de logística que você deseja contratar, você estará melhor equipado para tomar as melhores decisões para seus negócios e, finalmente, garantir o transporte e a entrega bem-sucedidos de suas mercadorias.
No entanto, você não precisará se estender em muitas perguntas ou na procura por uma organização especializada, pois a Prestex tem as melhores soluções para o seu negócio.
Nossa empresa atua em todo o território nacional e possui alta capacidade de oferecer serviços de logística personalizados às necessidades do cliente. Tudo isso com atendimento altamente qualificado e com disponibilidade 24h/365 dias.
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Olá Eliane! Tudo bem? Estarei enviando ao comercial o seu contato. Obrigado!