O mercado automobilístico é um dos mais fortes da indústria nacional. Isso significa que ele movimenta boa parte do mercado interno e externo, de forma que se torna necessário acompanhar o processo de abastecimento dessa indústria a longo prazo.

4 cuidados necessários no transporte de peças automotivas

Isso exige maior cuidado por parte dos gestores logísticos de empresas fornecedoras de peças para o setor automotivo, já que boa parte dos itens exige cuidados, bem como os prazos também merecem atenção, para não paralisarem a indústria devido à falta de insumos.

Conheça, portanto, neste texto, os quatro principais cuidados necessários ao se realizar o transporte de  peças automotivas e, também, saiba mais sobre essa indústria no cenário nacional. Vamos lá?

O mercado automobilístico no Brasil

O mercado automobilístico nacional é bastante fortalecido, sendo considerado um dos responsáveis por sustentar o desempenho da indústria nacional. Pois corresponde a, aproximadamente, 70% de todo o resultado desse setor.

Após o biênio de crise, a área automotiva conseguiu recuperar os resultados em 2018 e, em 2019, a expectativa é de crescimento de 11,4% no comércio de carros comerciais leves, caminhões e ônibus novos. O setor de produção também deve crescer, com estimativa de 9% de aumento em comparação ao ano anterior.

Por isso, essa é uma indústria que tende a crescer cada vez mais, com aumento de montadoras dentro do território nacional. Dessa forma, se torna cada vez mais necessário pensar em uma logística voltada para esse setor, especificamente.

Cuidados com o transporte de peças automotivas

Quando falamos em transportes de áreas específicas, é fundamental avaliar os cuidados que devem ser tomados para garantir que as cargas cheguem com integridade a seus locais de destino, de forma que possam ser utilizadas adequadamente para o fim a que se destinam.

Continue lendo e conheça os quatro principais cuidados que são necessários quando se fala em transporte de peças automotivas.

1. Embalagem

As embalagens de peças automotivas devem considerar a fragilidade do item, de forma a protegê-lo de avarias, quebras, impactos, entre outros pontos que podem causar uma série de problemas inutilizar a peça.

Imagine, por exemplo, as chapas que serão utilizadas para a montagem da carcaça de um carro e que sofrem avarias no percurso entre a saída do fornecedor e a montadora. Dependendo do resultado ocorrido, pode ser que elas sequer possam ser usadas, desperdiçando, assim, o valor investido pela empresa para a sua aquisição e, até mesmo, o seu transporte.

Para evitar esse tipo de problema, é de extrema importância que os fornecedores enviem essas peças com maior fragilidade em embalagens adequadas, capazes de absorver o impacto gerado pelo transporte.

Cada uma delas pedirá um tipo de embalagem que será mais adequado às suas características. Por isso, avalie caso a caso e encontre bons fornecedores de embalagens.

Por exemplo, plástico-bolha, jornal ou isopor podem ser necessários para o transporte, evitando que peças, como vidro, quebrem durante o deslocamento.

2. Indicação da carga

Se houver o transporte de cargas variadas em um mesmo veículo, é fundamental indicar as peças do setor automotivo, como as pesadas ou frágeis. Isso evita que, durante as cargas e descargas constantes, ocorra a manipulação errada  e, com isso, os danos a elas.

Assim, deve-se indicar o lado certo de armazenamento, o peso que ela pode suportar sobre si e se é carga frágil ou delicada.

3. Velocidade do veículo

O índice de avarias aumenta de acordo com a velocidade do veículo. As cargas frágeis ou pesadas (as principais envolvidas no transporte de cargas do setor automotivo) não podem sofrer choques constantes — algo comum quando há aceleração em excesso e frenagens constantes.

Por isso, é fundamental solicitar aos seus condutores para que mantenham uma velocidade constante durante todo o trajeto. Seguindo os limites da via e, principalmente, evitando as freadas bruscas que podem causar impacto entre as cargas e uma consequente avaria.

4. Manutenção

Se as frenagens constantes podem causar problemas para a carga, imagine acidentes que ocorram durante o caminho? Além de levar a prejuízos, esse tipo de ocorrência pode arriscar a vida do próprio condutor.

É importante realizar a manutenção constante da sua frota. Questões simples, como uma suspensão devidamente cuidada, pode já zelar pela integridade das peças ao longo do trajeto.

A escolha do parceiro para o transporte da carga

Tudo que falamos acima pode ser resolvido se você realizar uma parceria responsável para o transporte de cargas automobilísticas, com uma empresa séria e experiente nesse tipo de condução. Assim, ela tomará todos os cuidados no processo de transporte para que os itens cheguem intactos até o destino final.

Além disso, em alguns casos, o cliente necessita que as peças cheguem à montadora com maior agilidade. Sendo necessário contar com o envio expresso ou, até mesmo, utilizar o transporte multimodal para que o prazo de entrega seja cumprido.

É fundamental que você encontre empresas experientes nesse tipo de serviço. Que sejam capazes de atender aos requisitos exigidos pelo cliente, de forma que você não perca a compra, não tenha prejuízos e consiga fidelizar seus clientes a longo prazo.

Para realizar essa escolha com fundamentação, é necessário tomar alguns cuidados, tais como:

  • verifique a reputação da organização;
  • confira se ela tem experiência com transporte de cargas pesadas e frágeis;
  • veja se ela tem experiência no trabalho de peças para o setor automotivo;
  • pesquise o relato de outros clientes para saber se o serviço oferecido é confiável;
  • verifique se a empresa foi reconhecida pelos seus pares, por meio de prêmios no setor de logística;
  • faça o orçamento para avaliar se o custo-benefício é, de fato, vantajoso para seu negócio.

Por meio da avaliação desses pontos, você consegue verificar se a empresa escolhida é, de fato, bem-avaliada no mercado. De forma que compense a sua contratação, permitindo o encantamento e a fidelização do seu cliente final.

Então, que tal contar com a Prestex para a realização do transporte de peças automotivos? Temos as melhores opções de planos de transporte para sua organização, de acordo com suas necessidades. Entre em contato e converse com um de nossos consultores.