Você sabia que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), cerca 470 mil toneladas de cargas são transportadas anualmente graças à logística aérea?

A empreitada, que tem feito a diferença para inúmeras empresas, teve um crescimento importante na última década e, de acordo com os mesmos dados, angariou uma evolução considerável na quantidade de carga paga transportada, crescendo de uma média de 876 para 1.404 em um intervalo de nove anos – seja no mercado doméstico ou internacional.

Mas, afinal, na hora de optar pela organização que vai realizar a sua logística, qual transportadora aérea é a mais indicada para o seu negócio? Esta não é uma escolha simples, mas você pode se guiar por alguns critérios indispensáveis na hora de se decidir.

Confira as dicas que separamos para você e comece já a filtrar as companhias antes de optar definitivamente por uma delas:

Atente-se ao preço

Muitas empresas pensam que a escolha de uma transportadora aérea é fundamental e que a tarifa mais barata vença sempre. No entanto, embora o preço seja obviamente um aspecto importante da sua decisão, você não deve necessariamente optar apenas por este fator.

Para muitos negócios, é fundamental ter uma abordagem holística ao considerar o custo deste serviço. Por exemplo, se você possui uma empresa grande e que tenha um volume de tráfego garantido, suas taxas podem ser frequentemente negociadas com a organização que está prestando o serviço.

Por outro lado, se você possui uma pequena ou média empresa, deve pré-definir e monitorar os gastos com a logística, maximizando o retorno deste investimento e, acima de tudo, optando por uma companhia que caiba no seu orçamento.

Verifique as rotas

A transportadora aérea selecionada para realizar a logística da sua empresa deve facilitar a sua vida e a da sua equipe, de inúmeras maneiras. Por isso, caso possua mais de uma entrega em diferentes estados, é importante que os seus tomadores de decisões verifiquem as rotas desejadas antes de fechar com uma organização.

Diante deste quadro, pesquise. Pesquise sempre. Cada empresa tem algumas regiões pré-definidas como seus carros-chefes e, por este motivo, é importante que você considere qual companhia oferece mais opções que se adequem às suas necessidades de transporte.

Por exemplo, ainda de acordo com a ANAC, as principais rotas do mercado doméstico para carga paga incluem:

  • Guarulhos para Manaus, bem como Manaus para Guarulhos;
  • Guarulhos para Recife;
  • Guarulhos para Salvador, bem como Salvador para Guarulhos;
  • Guarulhos para Brasília, bem como Brasília para Guarulhos;
  • Porto Alegre para Guarulhos, bem como Guarulhos para Porto Alegre;
  • Fortaleza para Guarulhos, bem como Guarulhos para Fortaleza;
  • Recife para Guarulhos;
  • Guarulhos para Rio de Janeiro, bem como Rio de Janeiro para Guarulhos;
  • Brasília para Manaus;
  • Vitória para Guarulhos;
  • Brasília para Belém;
  • Campinas para Manaus;
  • Curitiba para Guarulhos;
  • Guarulhos para Belo Horizonte.

Logo, tenha em mente que uma grande rede de rotas é um dos principais fatores na escolha e que isso também deve basear a sua decisão por uma transportadora aérea em especial.

Faça uma Cotação Agora!

Considere o tempo de trânsito

As viagens aéreas são muito mais rápidas que os transportes feitos de forma marítima ou terrestre. É justamente por esse motivo que as remessas chegam em poucos dias ao destino e que sua rapidez é tida como um dos fatores indispensáveis na hora de optar pela companhia.

Por essa razão, se você acredita que o tempo de trânsito da carga é importante, pense consigo mesmo: você precisa que seus produtos cheguem em menos de uma semana ou pode esperar um pouco mais?

A realidade é que existem vários fatores que podem afetar a urgência da sua remessa, como o fato de os seus produtos serem perecíveis ou sensíveis ao tempo. Por isso, é importante escolher companhias que realizam este serviço de forma mais rápida e ainda garanta que todos os prazos serão cumpridos tal qual como foram estabelecidos pela urgência da sua equipe.

Informe-se a respeito da segurança

De um modo geral, os produtos pequenos e de alto valor são mais adequados para frete aéreo, uma vez que são mais leves e podem ser facilmente transportados no espaço de carga. Contudo, isso também significa que esta forma de logística é geralmente usada para mercadorias mais visadas, o que faz com que a demanda por segurança seja maior.

Não é à toa que, já em 2017, o transporte aéreo era considerado uma alternativa para os roubos de carga existentes nas rodovias e é justamente pensando por este viés que a maioria das organizações tem escolhido esse tipo de logística, acreditando que seus bens chegarão ao destino sem qualquer intercorrência ou maiores problemas.

Logo, se o seu negócio também objetiva a segurança acima de tudo, este é um fator que precisa ser amplamente considerado na hora de escolher a organização que realizará este serviço. Para isso, atente-se a estes detalhes e perceba o que elas oferecem para seus clientes.

É indispensável, por exemplo, que as transportadoras aéreas ofereçam planos e estratégias que visem impedir os atos de criminalidade que resultam no desvio de tais mercadorias. Ademais, é necessário que elas possuam conhecimento especializado em segurança de carga aérea, garantindo um sistema de proteção das operações em andamento e tornando o processo mais seguro para os envolvidos.

Diante deste cenário, verifique tais características e cheque, também, se já houve alguma ocorrência prévia com esta companhia, a fim de respaldar sua metodologia e eficácia.

Conte com a Prestex

Se você já está considerando algumas opções para o seu transporte aéreo e ainda não conheceu a Prestex, não perca tempo e informe-se já!

A Prestex é uma operadora logística que atua em rotas brasileiras e possui alta capacidade de oferecer serviços personalizados às necessidades dos clientes. Tudo isso com atendimento qualificado e disponibilidade 24h por dia, ao longo de todo o ano.

Venha conhecer as nossas soluções tecnológicas para realizar o acompanhamento de performance, cotações e rastreabilidade em tempo real das cargas, todos on-line. Além disso, aproveite também para realizar um orçamento e checar como podemos fazer a diferença na logística dos seus produtos e suprimentos.

Confira assoluções para cargas urgentes junto a nossa equipe e saiba mais.