O que faz do transporte aéreo a melhor opção para cargas urgentes

Há diversos modais de transporte, tais como ferroviário, aquaviário, rodoviário e aéreo, e cada um atende de melhor forma uma determinada demanda, sendo, muitas vezes, necessário até mesmo integrar distintos meios de transporte, como ocorre no transporte multimodal, por exemplo.

O transporte aéreo é uma excelente alternativa para o transporte de cargas urgentes. Isso ocorre pois esse tipo de transporte proporciona algumas vantagens como a possibilidade de deslocar grandes contingentes de cargas em um curto espaço de tempo.

Diante do exposto, se você se interessou em saber mais sobre o transporte aéreo e deseja conhecer um pouco mais sobre as vantagens que ele proporciona para o transporte de cargas emergenciais, continue acompanhando este artigo. Boa leitura!

Leia mais: Transporte de Cargas Aéreas: confira os tipos de cargas recomendadas

As vantagens do transporte aéreo para cargas urgentes

As cargas emergenciais são caracterizadas em sua maioria pelos seguintes objetos:

  • Produtos frágeis;
  • Produtos inflamáveis e perigosos;
  • Produtos e insumos hospitalares, como medicamentos, vacinas e equipamentos, os quais necessitam chegar rapidamente aos seus locais de destino;
  • Produtos de marketing e laboratório que sejam confidenciais (por exemplo, a fórmula da Coca-Cola™);
  • Produtos perecíveis, que necessitam ser entregues no mesmo dia;
  • Cargas resfriadas ou congeladas, entre outros;
  • Falta de insumos e suprimentos para a linha de produção;
  • Pedidos especiais e de alto valor agregado.

Além das cargas mencionadas acima, por vezes, outros tipos de objetos necessitam ser transportados por via aérea em função de algum imprevisto na entrega por um outro modal. Nesse sentido, para que o prazo de entrega não seja comprometido, causando transtornos para todos os envolvidos, é possível recorrer também ao modal aéreo. 

As principais vantagens que esse tipo de transporte proporciona são o deslocamento de altas cargas em um único meio de transporte e a velocidade com que ele consegue realizar a entrega.

A quantidade de carga que um avião pode transportar é de, aproximadamente, 250 toneladas, e a velocidade varia entre 203 km/h e 278 km/h. Para se ter uma ideia, um caminhão de transporte de altas cargas, como o rodotrem, apresenta capacidade para transportar apenas 74 toneladas e, de acordo com a lei vigente, pode percorrer até 80 km/h devido a sua extensão. 

Assim sendo, esse tipo de transporte não consegue atender com agilidade cargas de caráter emergencial, ao ser comparado com o transporte aéreo, por exemplo. Além disso, o transporte realizado por aviões tende a ser mais seguro e ideal para outros tipos de cargas, como cargas frágeis e de alto valor agregado.

Já ao se comparar o transporte aéreo com o aquaviário, este último ganha apenas no quesito volume, mas necessita da presença de corpos hídricos entre a região de origem e de destino. Já o transporte aéreo conta com a vantagem de existirem aeroportos em todos os grandes centros urbanos do país, que são os que mais necessitam de cargas emergenciais, justamente por estarem situados em locais estratégicos e de maior demanda. 

A importância de contar com uma empresa especializada no transporte de cargas emergenciais

Quanto maior a experiência no mercado e mais especializada for a empresa, maiores as chances de se obter qualidade e agilidade nos serviços.

A Prestex é uma empresa brasileira com mais de 18 anos de experiência no mercado e possui como carro-chefe de seu negócio o transporte aéreo de cargas emergenciais. Além disso, a prestadora de serviços logísticos também busca por contratos de longo prazo com grandes clientes para serviços de logística consultiva. Portanto, se você necessita de algum desses serviços, conte com a Prestex para transportar com excelência e segurança as suas cargas. 

Leia também: 5 motivos para optar pelo transporte aéreo de cargas