SLA: métricas para nível de satisfação dos processos de logística

por | Gestão, Logística

Clientes cada vez mais exigentes demandam níveis crescentes de qualidade e precisão na prestação de diferentes serviços. Na logística não é diferente e, portanto, o SLA para logística vem ganhando cada vez mais importância.

Em especial nas grandes empresas, os departamentos de logística passaram a adotar o conceito de criação de um SLA para que todos os serviços sejam medidos e justificados.

O que é um SLA?

De maneira simplificada, um SLA é um acordo contratual entre duas partes, tradicionalmente uma empresa e um prestador de serviço, que detalha os itens abaixo:

  • Propósito;
  • Serviços a serem prestados;
  • Responsabilidades de ambas as partes;
  • Indicadores-chave de desempenho (KPIs) a serem acompanhados;
  • Metodologia para acompanhamento de KPIs;
  • Consequências do não cumprimento. 

Portanto, um SLA de logística é um contrato entre um prestador de serviços e um cliente que especifica, em termos mensuráveis, quais serviços o primeiro fornecerá e como seu desempenho deve ser avaliado.

Razões para firmar um SLA

O benefício mais claro de um SLA é a facilidade que acompanha a transparência. Este acordo garante uma comunicação regular, estabelece prioridades, necessidades e metas e evita potenciais pontos de dificuldade desde o início. 

Fundamentalmente, os SLAs garantem o entendimento de como como os KPIs devem ser medidos e determinam o que cada parte pode esperar caso alguma parte de suas responsabilidades fique incompleta. Um acordo abrangente pode incluir também cláusulas de quebra de contrato e renegociação.

O que são os indicadores de desempenho (KPIs)?

Clientes e fornecedores podem ter ideias muito diferentes sobre quais indicadores revelam as informações mais importantes. E ideias diferentes podem levar a mal-entendidos se não forem mitigadas antecipadamente. Para tanto, deve-se definir cuidadosamente as métricas para avaliar o desempenho em um acordo de nível de serviço. Algumas recomendações para tais métricas:

  • Sejam específicas;
  • Sejam realistas;
  • Demandem dados que possam ser coletados e compreendidos;
  • Reflitam apenas fatores sob o controle direto do fornecedor.

Na visão da Prestex, os principais indicadores de desempenho na logística são:

  1. NPS (Net Promoter Score) para avaliar a experiência do cliente. Pode ser descrito como uma pontuação das chances de promoção (ou recomendação) de uma companhia por parte de sua rede de clientes. 
  2. CSAT (Customer Satisfaction Score) para medir a satisfação do cliente. Indicado para calcular a porcentagem de clientes satisfeitos com uma marca e com a experiência fornecida por uma empresa em diferentes momentos.
  3. OTD (On Time Delivery): indicador de desempenho que mede a eficiência de uma empresa na entrega dos seus produtos, segundo o prazo estabelecido com os seus clientes no momento da venda.
  4. OTIF (On Time In Full) para monitorar a qualidade da entrega. Este indicador avalia se a mercadoria foi entregue conforme a data e horário ou janela de horas e local predeterminados com o cliente e se esta se encontrava dentro das especificações combinadas com o cliente (qualidade, quantidade, dimensões etc.).

Por garantir que todas as partes envolvidas estejam alinhadas quanto aos critérios de avaliação de um serviço, o SLA é uma excelente forma de prevenir conflitos. O acordo ajuda a prevenir e evitar disputas já que permite um entendimento compartilhado das prioridades e necessidades tanto de clientes quanto de prestadores de serviço. E mesmo assim, se um conflito surgir, este pode ser resolvido com mais rapidez e eficiência, sem maiores dores de cabeça.

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As soluções da Prestex são pensadas cuidadosamente para atender às mais diferentes demandas, desde volumes pequenos que necessitam de extrema urgência até cargas maiores transportadas em aeronaves fretadas. Os prazos de entrega partem de apenas 6 horas para as capitais.

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