Entenda por que contratar uma consultoria logística para sua empresa

por | Gestão, Logística

Gerenciar e executar as atividades do setor logístico é um verdadeiro desafio, pois requer conhecimento especializado e experiência no ramo. Assim, muitas empresas recorrem aos serviços de consultoria logística.

Para saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando o post e entenda como funciona a consultoria logística, em quais áreas ela pode ser aplicada e por que contratar esse serviço. 

Boa leitura!

Como funciona o serviço de consultoria logística empresarial?

Diagnóstico

O processo de consultoria se inicia a partir da análise das atividades logísticas da empresa com o intuito de mapear as operações, identificar quais pontos devem ser aprimorados e, assim, elaborar um diagnóstico da situação atual do negócio. 

Para isso, o consultor conversa com o responsável pelo setor logístico da empresa e com os colaboradores que atuam diretamente com as atividades, a fim de conhecer os desafios enfrentados por cada um.

Além disso, caso a empresa já possua o hábito de avaliar suas atividades por meio de indicadores, esses dados também são avaliados pelo consultor. Caso a companhia não realize esse monitoramento ou os dados sejam insuficientes, o consultor deve tentar levantar as informações de forma mais detalhada possível.

Plano de ação

Após realizar o diagnóstico, o consultor elabora um plano de ação que considera a situação da empresa, os objetivos que ela pretende atingir e o quanto ela está disposta a investir em melhorias.

Esse plano serve como uma espécie de bússola que vai guiar todas as ações necessárias para a empresa aperfeiçoar suas atividades. Além disso, o documento contém os recursos, prazos e indicadores de cada ação que visa atender os objetivos da empresa.

Além disso, vale destacar que, nessa etapa de planejamento de ações, o consultor também pode desenvolver um plano de gerenciamento de riscos, pois, por mais que os processos sejam minuciosamente planejados, eventos inesperados – como ocorrência de furto, assalto e extravio de cargas ou atraso de entregas – podem ocorrer e, nesses casos, é necessário agir rapidamente para evitar maiores perdas.

Monitoramento e avaliação

Após o plano de ação ser apresentado para a empresa e aprovado, a implementação das novas estratégias entra em ação e, nesse momento, é imprescindível realizar o monitoramento das atividades e avaliação do desempenho dos processos, de modo que o planejamento seja seguido criteriosamente e qualquer necessidade de readaptação seja identificada de forma rápida, a fim de aperfeiçoar as operações. 

Principais áreas de atuação da consultoria logística

Planejamento da demanda de estoque

O consultor pode auxiliar no planejamento da demanda de estoque de insumos e produtos acabados por meio da conferência do histórico de vendas dos exercícios anteriores e elaboração de previsões fundamentadas em cálculos estatísticos.

Assim, é possível adquirir a quantidade certa de matérias-primas para atender a demanda de produtos, negociar bons preços com os fornecedores, evitar acúmulo de insumos e produtos nos estoques e impedir que eles se deteriorem por conta do vencimento do prazo de validade.

Armazenamento e embalagem

Para que determinada mercadoria chegue até o cliente final de forma íntegra, é necessário avaliar as características do produto e do ambiente de armazenamento para adaptá-los caso seja necessário, sendo essa mais uma atividade que pode ser orientada pelo consultor logístico. 

Gestão de transporte

Outra atividade em que o consultor em logística pode auxiliar é o planejamento e gerenciamento das atividades de transporte, como, por exemplo, implementação de tecnologias que auxiliem na gestão de transportes, elaboração e verificação de documentação, gestão da periodicidade de manutenção da frota, monitoramento das rotas e paradas, cálculo de fretes, estratégias de distribuição mais eficientes, gestão de despacho, dentre outras atividades vinculadas diretamente ao transporte de cargas.

Controle logístico

Por fim, mais uma das principais atividades que o consultor logístico pode orientar diz respeito ao controle dos processos logísticos por meio da definição e avaliação de indicadores de desempenho.

Por que contratar uma consultoria logística empresarial?

Como pôde perceber, as estratégias de atuação no setor logístico demandam todo um planejamento apoiado pela análise de dados e constante monitoramento das atividades.

Além disso, a logística de transporte comporta distintas áreas de atuação, as quais demandam conhecimento em legislação, documentação, tecnologias que auxiliem na otimização e monitoramento das atividades, cálculo de fretes, dentre outros. Qualquer deslize na realização de uma dessas atividades pode acarretar atrasos e prejuízos para as empresas. 

Sendo assim, a melhor opção é contar com uma consultoria logística especializada, que seja prestada por uma empresa com larga experiência no ramo, como a Prestex, que atua há quase 20 anos no mercado e é considerada uma das três melhores empresas de transporte emergencial no Brasil.

Portanto, entre em contato com a Prestex e saiba mais sobre o serviço de consultoria logística empresarial!

0 comentários
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais