Benefícios da Indústria 4.0 na logística do setor automotivo

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia no mercado, podemos notar o surgimento de ferramentas e recursos cada vez mais modernos, contribuindo de forma eficiente para que as empresas gerem competitividade.

Em se tratando do setor automotivo na indústria, não é diferente. Com a ascensão da indústria 4.0 e suas respectivas ferramentas para automatizar processos logísticos no setor automotivo, podemos encontrar diversas vantagens que ampliam e otimizam cada vez mais as atividades nessa área.

Quer saber quais são? Então, leia o post até o final e confira os principais benefícios da indústria 4.0 nos processos logísticos do setor automotivo.

1. Central e profissionais de transporte sempre conectados

Com a chegada da cloud computing (computação em nuvem) pela indústria 4.0, as informações podem ser disponibilizadas em tempo real, de qualquer lugar do mundo.

Dessa forma, os processos podem ser melhorados continuamente, sobretudo pela solução de telemetria avançada, que apresenta indicadores de desempenho relacionados a gestão de frotas, por exemplo. Com isso, será possível prover ações eficientes e educativas dos motoristas, especialmente em entregas urgentes.

2. Automação

A indústria 4.0 traz consigo a integração física e digital entre sistemas, máquinas e dispositivos do ambiente produtivo e de desenvolvimento, além de suas diversas etapas na cadeia de valor.

Com o uso da IA (Inteligência Artificial) e a IoT (Internet das Coisas), diversos processos podem ser automatizados, como é caso de sensores que realizam a automação do controle do processo produtivo e até mesmo o uso de sistemas integrados de engenharia que promovem a criação e desenvolvimento de produtos.

Uma excelente vantagem da automação é o aumento da produtividade, já que as atividades excessivamente manuais serão reduzidas.

3. Redução de custos

Em consequência da simplificação de processos e automatização de serviços logísticos, houve continuamente a redução de custos com maquinário, capital humano e até mesmo a manutenção no setor automotivo.

A indústria 4.0 não só encarrega de prover meios para tornar máquinas e sistemas inteligentes na cadeia produtiva, mas também realiza o monitoramento e desenvolve indicadores de desempenho altamente didáticos para os gestores logísticos, fazendo estes utilizarem os dados para a tomada de decisão e para futuras estratégias competitivas de crescimento.

4. Qualidade observada pelo cliente

Além dos benefícios direcionados a frota pela aquisição de tecnologias inteligentes, podemos perceber a satisfação do cliente pelos serviços prestados, já que o mesmo conseguirá perceber a qualidade dos processos logísticos e a rapidez para resolver a sua demanda, especialmente em casos de cargas emergenciais.

Além disso, sabemos que ao automatizar atividades, é possível manter um determinado padrão de produção, otimização na movimentação de suprimentos entre montadoras e fornecedores, entrega, com prazos mais rápidos, práticos e otimizados.

Conforme vimos, a logística 4.0 (ou indústria 40) chegou ao mercado para dividir empresas que se preocupam em acompanhar as novas tendências para gerar maior competitividade, em relação àquelas que conservam seus sistemas tradicionais e preferem não se arriscar com as novas modalidades de mercado.

Agora que você já sabe os principais benefícios da integração da indústria 4.0 na logística do setor automotivo, que tal conhecer as nossas soluções? Acesse agora mesmo o nosso site e saiba como podemos ajudar a logística do setor automotivo da sua indústria a crescer ainda mais.