A cadeia de suprimentos de montadoras dos setores automobilístico e fornecedores de auto peças

por | Logística, Supply Chain

A indústria automobilística está entre as mais relevantes para a economia mundial. Esse fator revela a necessidade de garantir a eficiência da produção e da cadeia de suprimentos do setor.

Para isso, é fundamental compreender como ocorreu a transição de fabricantes de veículos para montadoras que dependem de fornecedores de peças para abastecer a sua produção. Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração como o elemento financeiro, a qualidade dos materiais e a capacidade de atendimento.

O envolvimento dos gestores de suprimentos e logística é essencial para construir um relacionamento sólido com fornecedores e parceiros. Se você tem interesse em conhecer mais sobre a gestão da cadeia de suprimentos no setor automobilístico, este conteúdo foi feito para você. Vamos lá?

Qual é a importância da cadeia de suprimentos?

Vale ressaltar que, em alguns casos, a falta de um material considerado estratégico pode ser a causa de atrasos na produção. Nos cenários mais graves, essa situação pode gerar, até mesmo, a interrupção do processo.

Por esse motivo, é essencial que montadoras e seus fornecedores mantenham o estoque abastecido corretamente de acordo com a demanda. Esse é fluxo que deve ser acompanhado constantemente para garantir o recebimento de materiais de acordo com o programado.

Como fazer a gestão de fornecedores no setor automobilístico?

Conheça quais práticas podem ser adotadas para incentivar a melhoria dessa relação de negócios.

Avalie a proximidade geográfica

Desde o início da produção, o setor industrial reconhece que a proximidade com os fornecedores é um elemento tático que facilita o abastecimento. Quando os fabricantes tornaram-se montadoras ficou claro como havia a necessidade de fortalecer esse aspecto.

Portanto, a prática mais comum adotada nos dias de hoje é criar parques industriais com os principais fornecedores localizados nas imediações. Esse é um aspecto que favorece a melhoria do desempenho e possibilita o atendimento dos pedidos em tempo hábil.

Adote a produção enxuta

A época de depósitos cheios de materiais aguardando o seu envio para aplicação na produção faz parte do passado. As empresas estão vivenciando um período que valoriza a produção enxuta, a eliminação de excessos e prevenção contra desperdícios.

Manter níveis de estoque elevados contraria esse princípio, pois gera a imobilização do capital desnecessariamente. Por isso, estude o processo produtivo dos fornecedores, principalmente, dos componentes de alto valor ou essenciais para criar a melhor estratégia de compras.

Busque inovação tecnológica na cadeia de suprimentos

A era da transformação digital está em pleno vapor e as montadoras não poderiam ficar de fora desse processo. Além da criação de tecnologias e sistemas envolvidos na produção existem, também, recursos voltados para a gestão da cadeia de suprimentos.

Um dos exemplos mais importantes é o VMI cuja sigla significa Vendor Managed Inventory. Nesse processo, o inventário da empresa é responsabilidade do fornecedor. Isso é possível devido ao compartilhamento de informações que permite:

  • Programar o envio de insumos;
  • Registrar a oscilação do estoque;
  • Estipular o nível de estoque mais adequado;
  • Agir com flexibilidade em períodos de sazonalidade;
  • Acompanhar o consumo dos materiais em tempo real.

Por fim, fica claro como há espaço para o aprimoramento da cadeia de suprimentos de montadoras do setor automobilístico. A nossa recomendação é buscar a otimização desse relacionamento para possibilitar o crescimento de ambos.

Se você achou esse conteúdo interessante, aproveite para conhecer mais sobre o assunto em nosso blog.

0 comentários
Como funciona o transporte multimodal?

Como funciona o transporte multimodal?

A eficiência logística é essencial para o sucesso das empresas modernas. Nesse cenário competitivo, o transporte multimodal surge como uma alternativa estratégica, combinando diferentes tipos de transporte para entregar suas mercadorias com mais economia, segurança e...

ler mais
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais