6 dicas para escolher uma transportadora

por | Logística

Um dos cuidados que deve ser tomados pelos gestores, sob o risco de até prejudicar a imagem da empresa no mercado, é o da contratação logística. Portanto ao escolher uma transportadora é necessário avaliar pontos que vão além dos preços e prazos praticados pelos fornecedores.

Então, hoje vamos falar sobre esses critérios de contratação e quais são os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma transportadora para a distribuição de suas mercadorias. Confira a seguir:

1. Investigue a transportadora

Apenas com o número de CNPJ é possível conseguir informações importantes a respeito da empresa, como, por exemplo, saber se ela está devidamente cadastrada e opera de forma regular.

2. Procure saber a composição da frota

Solicite aos transportadores que informem qual é a composição da sua frota: marca, modelo, ano de fabricação e, se possível, o estado de conservação. Pois essa medida ajuda a entender se a empresa trabalha com veículos mais novos ou mais antigos.

Então não se esqueça de que, quanto mais velha for a frota, mais riscos você correrá de sofrer com atrasos na entrega, em virtude do desempenho desses automóveis e de eventuais estragos.

3. Pesquise sobre o que falam da empresa

Outro ponto fundamental na hora de escolher sua transportadora é analisar o que os clientes dessa empresa falam sobre ela. Com isso, você pode descobrir quais são as principais deficiências em seus serviços e de que forma elas podem afetar seu negócio — caso você opte por ela, é claro.

4. Faça comparações antes de escolher uma transportadora

Quando se trata de escolher uma transportadora, quanto mais cotações e negociações você realizar melhor. Dessa forma, é possível conhecer diferentes prazos, preços e condições para encontrar aquele que melhor se adéque ao seu modelo de negócios.

Portanto, defina quais são as melhores condições para a sua empresa, avaliando qual deve ser o limite de preços, prazos para entregas, condições especiais de manuseio e transporte, e compare essas diferentes opções.

5. Verifique se elas possuem certificações

Muitas empresas não adotam esse critério para escolher um transportadora e isso nem sempre significa garantia de qualidade no serviço prestado. Mas lembre-se de que elas existem por um motivo: ajudar as empresas a melhorarem seus processos — como a ISO 9001 e ANVISA, por exemplo, que estabelece normas relacionadas à qualidade dos processos. Por isso, verifique se a transportadora dispõe de algum desses certificados, que representam um diferencial positivo para a empresa.

6. Utilização de tecnologia

Não deixe de avaliar se as transportadoras utilizam recursos tecnológicos em seus processos. Afinal, a automatização ajuda a reduzir os índices de erros, extravios de informações importantes e transmite maior confiabilidade na execução das tarefas.

Portanto, para que você possa se certificar de que escolheu a melhor opção para realizar a entrega das mercadorias, é necessário avaliar muitos aspectos.

Apesar de o preço ser um fator determinante na hora de escolher uma transportadora, esse não deve ser o único critério de escolha. E, dependendo do seu modelo de negócio, outros requisitos também devem ser avaliados, como a forma de manuseio e transporte especial de determinados tipos de cargas, por exemplo.

E você, quais critérios usa para escolher uma transportadora? Deixe um comentário e compartilhe seus conhecimentos e experiências conosco!

0 comentários
Cibersegurança na logística: proteja dados e operações

Cibersegurança na logística: proteja dados e operações

A logística é um setor que depende muito da tecnologia. Afinal, sistemas digitais interligam transportadoras, fornecedores e clientes. A cibersegurança na logística é, portanto, uma preocupação crescente para as empresas. A digitalização permite maior eficiência. No...

ler mais