5 dicas para embalar e transportar equipamentos eletrônicos

por | Logística, Tecnologia

Saber como embalar e transportar equipamentos eletrônicos é indispensável para a satisfação do cliente. Basta um descuido para que uma peça termine solta ou que o equipamento sofra um arranhão. Além de gerar insatisfação, isso pode causar problemas como a logística reversa, em que há a devolução do produto.

Nesse sentido, tudo começa com um bom empacotamento a qual deverá assegurar a integridade do equipamento durante todo o transporte.

Então, por isso, no post de hoje vamos te dar 5 ótimas dicas para embalar e transportar equipamentos eletrônicos. Confira!

1. Planeje as características da embalagem

O primeiro passo para transportar equipamentos eletrônicos com segurança e sem avarias é planejar as dimensões dessa embalagem. É preciso prestar atenção ao fato de que uma muito apertada pode ser tão prejudicial quanto outra maior do que o que deveria.

Por isso, o ideal é que a embalagem seja pensada de modo a armazenar o produto sem dificuldades para colocá-lo ou tirá-lo da caixa. Ao mesmo tempo, o espaço livre não pode ser grande demais porque isso pode fazer com que o objeto fique em constante movimento, aumentando a chance de avarias.

Não menos importante, você também deve conhecer qual o material mais indicado para o transporte. Embora o papelão seja o mais utilizado, alguns equipamentos podem exigir uma embalagem mais estruturada.

2. Utilize plástico e isopor no lado de dentro para transportar

Outra dica importante é a de utilizar plástico e isopor na parte de dentro da embalagem. Portanto, em volta do equipamento você pode optar por plástico-bolha que, em razão de suas bolhas de ar, será responsável por dissipar parte do impacto.

O isopor, por sua vez, pode ser colocado dentro da embalagem para ocupar espaços vazios sem que isso signifique causar avarias ao equipamento. Por ser maleável, o isopor não arranhará o objeto e impedirá que ele fique se mexendo na embalagem.

Em quinas e cantos vivos, pode ser vantajoso adicionar espuma.

3. Insira a simbologia na embalagem

A simbologia, como o indicativo de frágil ou de posição de armazenamento, também deve estar inclusa na embalagem.

Por ser um equipamento eletrônico, o produto precisa de mais cuidados não apenas no transporte em si, mas também em seu manuseio. Por isso, vale a pena indicar a necessidade de não incluir muito peso em cima da embalagem ou de não deixá-la exposta a temperaturas muito elevadas, por exemplo.

4. Escolha o meio adequado de transporte

Com o equipamento devidamente embalado, é hora de escolher o meio adequado de transporte. Isso é muito importante porque há meios mais estáveis do que outros e tudo dependerá da necessidade do seu produto.

Então, se o equipamento for extremamente frágil, então pode ser mais indicado escolher um transporte como o aéreo.

Se o traslado for feito em massa e não houver tantos problemas em relação à estabilidade, a escolha do transporte rodoviário pode ser mais indicada.

Nesse caso, entretanto, além de escolher o meio adequado é preciso planejar a rota adequadamente para evitar problemas que levem os produtos a sofrer avarias. Escolher uma estrada pavimentada, por exemplo, é mais seguro para o produto do que uma com menos estabilidade.

5. Acondicione a carga corretamente no transporte

A última etapa antes de o transporte ter início é fazer o acondicionamento correto. Muitos equipamentos eletrônicos não aceitam um peso muito grande, o que faz com que o empilhamento tenha que ser mais modesto.

Ao mesmo tempo, deixar que as embalagens fiquem soltas no meio de transporte aumenta as chances de que, com o movimento, elas terminem colidindo e estragando os equipamentos. Assim, é preciso manter as embalagens firmes e, se o equipamento permitir, empilhadas da maneira correta.

Para embalar e transportar equipamentos eletrônicos tudo se inicia com uma embalagem que esteja de acordo com as especificações do produto.

A embalagem também deve contar com plástico e isopor na parte de dentro, além de simbologia específica em seu exterior.

Com tudo pronto, escolha o meio de transporte ideal e, por fim, acondicione a carga para um traslado seguro e que garanta a satisfação do cliente.

Aproveite e leia também o Guia completo de como preparar embalagens de entrega para seus produtos para obter resultados ainda melhores!

0 comentários
Cibersegurança na logística: proteja dados e operações

Cibersegurança na logística: proteja dados e operações

A logística é um setor que depende muito da tecnologia. Afinal, sistemas digitais interligam transportadoras, fornecedores e clientes. A cibersegurança na logística é, portanto, uma preocupação crescente para as empresas. A digitalização permite maior eficiência. No...

ler mais
Análise de Dados na Logística: como fazer de forma eficiente

Análise de Dados na Logística: como fazer de forma eficiente

A logística moderna exige que gestores tomem decisões rápidas e precisas. Para isso, a análise de dados tem se mostrado uma ferramenta essencial.  Com o crescimento das operações, a quantidade de informações geradas também aumenta, e a capacidade de interpretá-las é...

ler mais