5 dicas para embalar e transportar equipamentos eletrônicos

por | Logística, Tecnologia

Saber como embalar e transportar equipamentos eletrônicos é indispensável para a satisfação do cliente. Basta um descuido para que uma peça termine solta ou que o equipamento sofra um arranhão. Além de gerar insatisfação, isso pode causar problemas como a logística reversa, em que há a devolução do produto.

Nesse sentido, tudo começa com um bom empacotamento a qual deverá assegurar a integridade do equipamento durante todo o transporte.

Então, por isso, no post de hoje vamos te dar 5 ótimas dicas para embalar e transportar equipamentos eletrônicos. Confira!

1. Planeje as características da embalagem

O primeiro passo para transportar equipamentos eletrônicos com segurança e sem avarias é planejar as dimensões dessa embalagem. É preciso prestar atenção ao fato de que uma muito apertada pode ser tão prejudicial quanto outra maior do que o que deveria.

Por isso, o ideal é que a embalagem seja pensada de modo a armazenar o produto sem dificuldades para colocá-lo ou tirá-lo da caixa. Ao mesmo tempo, o espaço livre não pode ser grande demais porque isso pode fazer com que o objeto fique em constante movimento, aumentando a chance de avarias.

Não menos importante, você também deve conhecer qual o material mais indicado para o transporte. Embora o papelão seja o mais utilizado, alguns equipamentos podem exigir uma embalagem mais estruturada.

2. Utilize plástico e isopor no lado de dentro para transportar

Outra dica importante é a de utilizar plástico e isopor na parte de dentro da embalagem. Portanto, em volta do equipamento você pode optar por plástico-bolha que, em razão de suas bolhas de ar, será responsável por dissipar parte do impacto.

O isopor, por sua vez, pode ser colocado dentro da embalagem para ocupar espaços vazios sem que isso signifique causar avarias ao equipamento. Por ser maleável, o isopor não arranhará o objeto e impedirá que ele fique se mexendo na embalagem.

Em quinas e cantos vivos, pode ser vantajoso adicionar espuma.

3. Insira a simbologia na embalagem

A simbologia, como o indicativo de frágil ou de posição de armazenamento, também deve estar inclusa na embalagem.

Por ser um equipamento eletrônico, o produto precisa de mais cuidados não apenas no transporte em si, mas também em seu manuseio. Por isso, vale a pena indicar a necessidade de não incluir muito peso em cima da embalagem ou de não deixá-la exposta a temperaturas muito elevadas, por exemplo.

4. Escolha o meio adequado de transporte

Com o equipamento devidamente embalado, é hora de escolher o meio adequado de transporte. Isso é muito importante porque há meios mais estáveis do que outros e tudo dependerá da necessidade do seu produto.

Então, se o equipamento for extremamente frágil, então pode ser mais indicado escolher um transporte como o aéreo.

Se o traslado for feito em massa e não houver tantos problemas em relação à estabilidade, a escolha do transporte rodoviário pode ser mais indicada.

Nesse caso, entretanto, além de escolher o meio adequado é preciso planejar a rota adequadamente para evitar problemas que levem os produtos a sofrer avarias. Escolher uma estrada pavimentada, por exemplo, é mais seguro para o produto do que uma com menos estabilidade.

5. Acondicione a carga corretamente no transporte

A última etapa antes de o transporte ter início é fazer o acondicionamento correto. Muitos equipamentos eletrônicos não aceitam um peso muito grande, o que faz com que o empilhamento tenha que ser mais modesto.

Ao mesmo tempo, deixar que as embalagens fiquem soltas no meio de transporte aumenta as chances de que, com o movimento, elas terminem colidindo e estragando os equipamentos. Assim, é preciso manter as embalagens firmes e, se o equipamento permitir, empilhadas da maneira correta.

Para embalar e transportar equipamentos eletrônicos tudo se inicia com uma embalagem que esteja de acordo com as especificações do produto.

A embalagem também deve contar com plástico e isopor na parte de dentro, além de simbologia específica em seu exterior.

Com tudo pronto, escolha o meio de transporte ideal e, por fim, acondicione a carga para um traslado seguro e que garanta a satisfação do cliente.

Aproveite e leia também o Guia completo de como preparar embalagens de entrega para seus produtos para obter resultados ainda melhores!

0 comentários
Como funciona o transporte multimodal?

Como funciona o transporte multimodal?

A eficiência logística é essencial para o sucesso das empresas modernas. Nesse cenário competitivo, o transporte multimodal surge como uma alternativa estratégica, combinando diferentes tipos de transporte para entregar suas mercadorias com mais economia, segurança e...

ler mais
Tenho uma carga urgente. Como proceder?

Tenho uma carga urgente. Como proceder?

O sucesso de uma operação logística começa com um bom planejamento — desde o transporte da matéria-prima até a chegada do produto final ao consumidor. Mas, quando estamos diante de uma carga urgente, em que cada minuto conta, a agilidade e a precisão do processo se...

ler mais
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais