No mundo de hoje, desenvolver uma estratégia de logística B2B eficaz tornou-se vital para agregar valor às empresas. Um plano estratégico de logística ajuda as empresas a coordenar metas e políticas para reduzir custos e melhorar a eficiência das entregas.
Após anos sendo vista apenas como custo e transporte, de alguns anos para cá, a logística vem conquistando um espaço importante no debate corporativo. Eventos como a pandemia da COVID-19, dificuldades logísticas na Ásia e mudanças climáticas mostraram o quanto são importantes a discussão e o investimento na cadeia logística.
O mercado B2B foi bastante impactado por mudanças no comportamento de compra do brasileiro pós-pandemia. Estas mudanças abriram espaço para discussão dentro das organizações quanto à alocação de investimentos em logística.
A disrupção de conceitos antigos trouxe novas possibilidades e novas maneiras de pensar o óbvio. Entendo que ainda temos muito a evoluir nesse debate, mas o simples fato de o debate ter sido iniciado já faz com que tenhamos resultados importantes frente a tempos passados.
A evolução da Prestex em seus 20 anos
Há 20 anos atuando no segmento de logística B2B, a Prestex nunca se conformou em fazer mais do mesmo. Ao contrário, sempre buscou inovar para alcançar a excelência.
Desta forma, a Prestex se tornou uma das melhores companhias nacionais de logística, recomendada por 99% dos clientes e referência em diversos segmentos, graças à flexibilidade, adaptabilidade e personalização logística.
Posso dizer que o grande diferencial da Prestex é a junção de tecnologia, performance e pessoas.
De olho nas tendências internacionais, já em 2009, a Prestex inovou e criou um sistema próprio de gestão da cadeia logística. O objetivo desta inovação foi levar ao cliente final uma percepção amigável do processo logístico, ou seja, mostrar que não era necessário ser um expert em logística para contratar uma demanda. Mas se o cliente fosse um expert em logística, também se sentiria completamente à vontade e representado na Prestex.
De lá para cá, a Prestex seguiu se mantendo à frente do seu tempo e hoje a empresa atua com o modelo asset light. Isto significa que nosso principal ativo são as pessoas.
Toda nossa cadeia de transporte é contratada através de uma rede de distribuição, que é gerida pela Prestex sob modelo de concessão, permitindo que possamos ter cobertura nacional irrestrita e gestão de qualidade em tempo real.
Nosso pioneirismo em soluções tecnológicas no segmento, não significa uma crença de que a tecnologia irá substituir o fator humano. Muito pelo contrário, usamos a tecnologia para melhorar não apenas a experiência do cliente, mas também dos nossos colaboradores. Entregar uma experiência humanizada e personalizada faz parte do DNA da Prestex.
Outro aspecto que comprova a essência inovadora da Prestex é a diversidade. Acreditamos que preservar as características individuais de nossos colaboradores, mantendo uma congruência de valores, faz com que aflore a inovação, oriunda da diversidade. Hoje, 70% do corpo de gestão da empresa não veio da logística, e sim de segmentos que entendemos somar para a criação de soluções inovadoras.
Especialmente os últimos dois anos foram marcados por mudanças profundas na Prestex. Passamos por um processo de rebranding, em que mergulhamos fundo no propósito da marca e nos objetivos que nos motivam a longo prazo.
Antes desse trabalho, tínhamos um apelo generalista. Olhando para toda a cadeia, achamos que somente o emergencial não seria suficiente para atender o mercado. Hoje, nos vemos como uma solução completa para o cliente que busca não somente a emergencialidade, mas também a performance.
Não é fácil encontrar empresas que estão há duas décadas no mercado e ainda conservam o espírito de iniciante, como a Prestex. Este espírito nos traz dedicação e inconformismo. Há dois anos, dobramos nossa estrutura e nosso faturamento. E ainda queremos muito mais! Nossa história está só começando. Mal posso esperar pelo que ainda está por vir…
Por Marcelo Zeferino – CCO da Prestex
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