Logística para itens de home office: como funciona?

por | Logística

O trabalho remoto já era realidade para muita gente, mas virou um hábito ainda mais comum nos dois últimos anos. E mesmo que algumas empresas estejam retomando a rotina do trabalho presencial, ou um modelo híbrido, espera-se que um contingente considerável de pessoas continue a trabalhar de casa. Essa nova realidade impulsionou o crescimento da logística para itens de home office.

Um estudo realizado com profissionais do mundo todo identificou que a capacidade de trabalhar remotamente está fortemente relacionada à felicidade no trabalho, porém é fundamental que as pessoas contem com um espaço adequado e todos os recursos necessários para trabalhar em casa.

A importância da ergonomia no home office

A ergonomia é pensada para adaptar o ambiente de trabalho e contribuir para a saúde do colaborador, de forma a promover maior produtividade e evitar acidentes ou o desenvolvimento de problemas causados pela má postura. Além disso, a falta de ergonomia pode gerar multas para as empresas e indenizações aos funcionários afetados.  

Assim, é preciso o mesmo cuidado com os funcionários que trabalham em casa. Para que seu trabalho remoto seja positivo é importante arranjar um espaço que sirva como escritório, mesmo que não seja um cômodo inteiro.  

O mínimo recomendado é ter uma mesa adequada, de acordo com a estatura de cada pessoa, uma cadeira confortável e ergonômica e manter o monitor a uma distância dos olhos entre 50 e 75 cm, de forma a evitar possíveis dores de cabeça e cansaço nos olhos.   

Que equipamentos as empresas devem providenciar para os funcionários em home office?

A partir do momento em que as empresas decidem adotar o modelo de home office, estas devem equipar seus funcionários para que possam ter um ambiente de trabalho apropriado.

Em geral, as empresas fornecem equipamentos como notebooks, celular corporativo, cadeira e mesa de trabalho. Em alguns casos, também são enviados alguns “mimos”, itens personalizados como mousepads e canecas, entre outros, que reforçam que o colaborador faz parte do time, mesmo que à distância. Este movimento fez crescer os serviços de logística para itens de home office.

Seja para colaboradores antigos que deixaram de comparecer ao escritório para trabalhar a partir de casa, seja para novos contratados, a empresa deve garantir que os itens mencionados acima sejam entregues pontualmente e em plenas condições.

Para novos colaboradores, o envio do chamado “kit de boas vidas” se transformou em uma ferramenta efetiva de engajamento. Quem não gosta de ser bem recepcionado em um emprego novo, não é mesmo? Por isso, é fundamental ter bastante cuidado e atenção na escolha e na entrega dos itens.

Logística para itens de home office: que cuidados tomar

Cabe à empresa fazer uma análise para determinar a necessidade de manter um estoque de itens de home office. Uma análise de demanda e um planejamento adequado podem ajudar a decidir quais itens podem ser comprados em maior quantidade e quais devem ser providenciados apenas quando houver uma demanda instalada.

Por fim, não se pode descuidar da entrega! A aquisição de móveis, computadores e acessórios representa um investimento para a empresa, e sua entrega não pode ser deixada nas mãos de qualquer prestador de serviço.

É importante encontrar um parceiro que entenda plenamente a demanda e seja capaz de definir a melhor rota e os melhores meios de fazer o transporte dos produtos. Além de ter seguro e cuidado com o manuseio dos itens enviados.

Saiba que a Prestex oferece a solução logística que a sua empresa precisa 

A popularização do home office, entre outras coisas, abriu portas para que empresas pudessem contratar funcionários em diferentes praças. Contudo, pode ser desafiador lidar com a entrega de diversos itens em localidades diferentes. 

Assim, a melhor saída é contar com quem entende de logística. 

A Prestex é referência em solução logística emergencial de alta performance, oferecendo serviços multimodais para o público B2B, com rastreamento online e atendimento personalizado, 24 horas por dia e 7 dias por semana em todo o Brasil.Seja qual for o volume de sua carga e a distância a ser percorrida, nosso time vai encontrar a melhor solução para sua demanda. Confira!

0 comentários
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais
Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

Qual a diferença entre os modais aquaviário e dutoviário?

No universo da logística, entender as características e aplicações dos diferentes modais de transporte é essencial para tomar decisões estratégicas e eficientes. Entre eles, os modais aquaviário e dutoviário se destacam por atenderem a demandas específicas e por sua...

ler mais
Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

Modal ferroviário e sua importância para o Brasil

A história do modal ferroviário no Brasil teve início em 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Mauá por Dom Pedro II. A linha conectava o Porto de Mauá, na Baía da Guanabara, à Raiz da Serra, com o objetivo de facilitar o escoamento de mercadorias do interior...

ler mais