Logística inbound e outbound: conheça as principais diferenças.

por | Logística

A administração logística pode ser dividida em duas etapas: inbound e outbound. 

A eficiência da gestão de ambas traz um diferencial de competitividade, contribuindo tanto para a redução de custos quanto para alavancar o crescimento da empresa. Além disso, permite a utilização de indicadores de desempenho para mensurar os resultados obtidos.

Entenda com esse artigo o que é cada uma dessas modalidades de logística e os impactos positivos para o negócio. Além disso, conheça suas diferenças e como se complementam.

O que é logística inbound

A palavra inbound é proveniente da língua inglesa e significa o mesmo que “de entrada”, ou seja, a logística inbound corresponde à logística de entrada. Mas o que isso quer dizer? 

De uma maneira simples, a logística inbound está relacionada com o fluxo de materiais, dados e informações que entram na empresa. Ou seja, desde a escolha dos fornecedores de matéria-prima até o recebimento das mercadorias pela fábrica.

Assim, implica em todos os controles dos fluxos envolvendo o transporte, armazenamento e recebimento de bens e serviços para sua empresa.

Nesse sentido, a logística inbound engloba os seguintes processos:

  • seleção de fornecedores de matérias-primas;
  • gerenciamento de transporte do fornecedor até a empresa;
  • recepção e inspeção dos insumos;
  • acondicionamento desses materiais nos estoques;
  • controle de qualidade e prazo dos itens armazenados;
  • monitoramento de temperatura, iluminação e higiene do estoque;
  • registro de destinação dos insumos para o setor de produção.

O que é logística outbound

Outbound também é uma palavra proveniente do idioma inglês. Essa expressão significa o mesmo que “de saída”, logo, logística outbound corresponde à logística de saída. Esse processo tem seu início logo após a etapa de produção, que é precedida pela logística inbound. 

A logística outbound cuida do gerenciamento de todos os fluxos de materiais, dados e informações após o processo produtivo.

Desse modo, essa etapa é responsável exclusivamente por planejar e gerenciar todos os processos que ocorrem a partir do momento em que o produto é destinado para o estoque de produto acabado, sendo eles:

  • gestão do estoque de produto acabado;
  • gestão dos modais de transporte de cargas;
  • planejamento de rotas;
  • monitoramento de cargas;
  • envio dos produtos até os centros de distribuição, varejistas ou clientes finais;
  • gestão de logística reversa (retorno de embalagens ou produtos danificados para troca).

Assim sendo, é fácil identificar que esta etapa representa o ponto de contato com o cliente, tendo a responsabilidade de garantir a eficiência do processo final.

Quais são as diferenças entre a logística inbound e outbound?

Como você pôde perceber, ambos os processos cuidam do planejamento de gerenciamento do fluxo de itens dentro da cadeia de suprimentos, contudo, a logística inbound é responsável especificamente pela organização e gestão dos processos que se encontram entre a seleção de fornecedores de insumos até o registro de sua destinação ao setor de produção. Já a logística outbound cuida dos processos que se encontram entre o estoque de produto acabado e sua destinação ao cliente final.

Relação entre logística inbound e outbound

Com o passar do tempo, as empresas aperfeiçoaram a administração logística e perceberam que, para obter maior eficiência nos processos de inbound e outbound, era necessário integrá-los. Apesar de serem diferentes em sua atuação, são complementares e exercem um papel essencial para o crescimento dos negócios.

A partir disso, surgiu a ideia de gestão da cadeia de suprimentos ou supply chain management. Assim, é possível ajustar a demanda por insumos e organização dos estoques conforme a demanda dos clientes pelos produtos acabados.

Conheça os impactos positivos de uma gestão eficiente dos processos logísticos

Alguns impactos da gestão eficiente dos processos de logística inbound e logística outbound são fundamentais e geram resultados extremamente significativos para a empresa:

  1. Maior facilidade para ter uma estrutura bem-organizada, com definição clara de funções e responsabilidades, operando de forma integrada;
  2. Melhora na gestão dos estoques por permitir a ação coordenada de controle das entradas e saídas de materiais, dados e informações da empresa;
  3. Maior produtividade da equipe de trabalho, pois facilita o controle e visibilidade dos processos;
  4. Melhora nos prazos de entrega e redução do tempo para execução dos processos da empresa, gerando uma experiência de compra para o consumidor final positiva;
  5. Contribuição para a formação de parcerias sólidas com os fornecedores, garantindo um alto padrão de qualidade dos produtos e serviços.

Indicadores de desempenho para logística inbound

Para a logística inbound, tendo em vista as atividades relacionadas com a entrada de materiais, dados e informações, os indicadores de desempenho (KPIs) mais indicados são:

1.Tempo de Ciclo de Pedido (Lead Time)

Este é um indicador de desempenho que mede o tempo do ciclo de pedido, ou seja, o tempo desde a entrada do pedido no sistema até sua efetiva entrega ao cliente final. Desse modo, avalia o desempenho integrado da logística inbound e outbound.

2.Acuracidade de Inventário

Este é um indicador de grande importância para mostrar a precisão do controle entre o estoque físico e o contábil. Com isso, é possível identificar os desperdícios e perdas de produtos no processo produtivo.

3.Nível médio de estoque

Este indicador é usado para mensurar o nível médio de estoque em um determinado período, sendo importante para avaliar os impactos nos custos com o processo de estocagem e atendimento dos pedidos.

Indicadores de desempenho para logística outbound

Para a logística outbound, tendo em vista as atividades relacionadas com a saída de produtos, dados e informações, os indicadores de desempenho (KPIs) mais indicados são:

1.Nível de Serviços de Entregas

Este é um indicador de desempenho adequado para medir se os prazos de entrega estão sendo cumpridos. Para isso, considera o tempo gasto a partir da liberação do transporte até a chegada ao cliente final.

2.Índice de Ocorrências

Este indicador é muito importante, pois consegue identificar todas as ocorrências registradas em que uma entrega não foi concluída em sua totalidade ou dentro do prazo. Com isso, é possível entender quais as causas do problema e buscar soluções.

3.Exatidão das Notas de Transporte

Este indicador pode ser utilizado tanto para avaliar a qualidade do serviço de transporte quanto a necessidade de retrabalho. Isso porque busca identificar o percentual de notas emitidas em um determinado período, sem nenhum tipo de erro.

A importância da gestão logística para o transporte de cargas emergenciais

As cargas caracterizadas como emergenciais são aquelas que demandam um curto espaço de tempo para serem entregues. 

Isso ocorre quando algum imprevisto acontece durante a fabricação, manutenção, atraso na produção de fornecedores, transporte rodoviário, sendo necessário contar com um modal que otimize o processo, ou, até mesmo, quando se necessita enviar algum tipo de carga termossensível.

Para tornar eficiente o transporte de cargas emergenciais, os processos de logística inbound e outbound devem ser geridos com excelência, e a melhor maneira de fazer isso é contando com uma empresa especializada no assunto.

A Prestex possui infraestrutura completa e ampla expertise quando o assunto é gestão logística. Portanto, entre em contato e saiba mais sobre os serviços oferecidos.

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