Logística emergencial é estratégica em calamidades

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Seja pelo modal aéreo, rodoviário ou multimodal, operações estratégicas precisam ser bem planejadas para um resultado positivo no atendimento humanitário e na retomada econômica.

Estudo da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) estima que 94% da atividade econômica do estado foi afetada com as enchentes desde o dia 29 de abril de 2024. Nove em cada dez indústrias (cerca de 48 mil companhias) estão em cidades atingidas e levarão, pelo menos, três anos para se recuperar. Outro dado preocupante da FIERGS é em relação à malha viária, que aponta cerca de 97 pontos de bloqueio em 53 rodovias estaduais e aproximadamente 60 bloqueios em rodovias federais.

O Aeroporto de Porto Alegre (Salgado Filho), principal do Rio Grande do Sul (RS), segue inoperante por tempo indeterminado, segundo a concessionária Fraport. As operações ferroviárias seguem parcialmente interrompidas. Um significativo prejuízo ao setor de transporte e logística, fundamental também para escoar produtos de primeira necessidade nesta situação de emergência. A utilização de rotas alternativas com multimodais tem sido uma das características da logística emergencial no caso do RS. Mas muitos ainda são os desafios diante da atual situação, seja no atendimento à questão humanitária ou no restabelecimento da produção local.

Quem fala sobre o tema é o especialista em logística emergencial, natural de Caxias do Sul (RS), Marcelo Zeferino, que também é CCO da Prestex.

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