Os containers são grandes estruturas metálicas utilizadas para o transporte marítimo e, menos frequentemente, aéreo. Como eles possuem uma durabilidade de apenas 10 anos, seu uso poderia ser um problema não fosse o surgimento da arquitetura de containers.
Conheça a seguir esse tipo de arquitetura e veja quais vantagens ela traz!
Como funciona?
A arquitetura de containers funciona basicamente ao utilizar os containers de transporte como principal recurso para realizar construções, residenciais ou não. Assim, com planejamento e criatividade, esses containers são transformados em ambientes confortáveis, modernos e que utilizam meios de transporte de carga que se tornariam obsoletos.
Para que a construção seja confortável e funcional, os containers de aço convencional passam por um processo de isolamento acústico e térmico, mas há opções que já vêm com esse tipo de proteção, embora sejam mais caras.
A aparência externa também pode ser modificada graças a revestimentos diversos, alguns dos quais inclusive imitam madeira para que haja mais harmonia com o restante da construção.
Quais as vantagens da arquitetura de Containers?
A grande vantagem desse tipo de arquitetura é que ela pode custar de 20 a 30% menos do que uma construção convencional. Além disso, fica pronta mais rapidamente. O aspecto moderno é outra vantagem de quem procura construções alternativas sem precisar gastar muito mais para isso.
Existe um viés que diz respeito à sustentabilidade, pois caso não fosse utilizado com esse intuito, o material se tornaria obsoleto de outra maneira. Isso, por si só, gera sustentabilidade por duas razões: diminui a necessidade de exploração de recursos e reduz a quantidade de lixo gerada.
Essa arquitetura, portanto, permite que a empresa adote uma postura de mais responsabilidade social e ambiental, já que ela utilizará um material que originalmente se tornaria um problema de descarte.
Quais as dicas sobre essa arquitetura?
Para que essa arquitetura seja utilizada do jeito certo é preciso seguir algumas dicas importantes, como a busca por empresas que sejam especialistas nesse tipo de construção. Ao contar com profissionais especializados nesse moderno tipo de construção, será mais fácil ter um resultado adequado às necessidades.
Também é importante conhecer a regulamentação específica para esse tipo de arquitetura, assim como planejar corretamente como será o seu uso.
Para um escritório, por exemplo, é necessário que essa construção traga segurança, como uma boa iluminação e bom isolamento térmico para garantir o conforto e evitar acidentes de trabalho, inclusive as doenças laborais.
Essa arquitetura, inclusive, pode ser utilizada para criar salões de exposição de produtos e serviços da empresa, assim como criar um ambiente colaborativo ou de reuniões, por exemplo. Explorar as possibilidades, portanto, permite que esse tipo de arquitetura forneça os melhores resultados possíveis.
A arquitetura de containers permite que haja a utilização de um material que potencialmente seria um problema se descartado de maneira incorreta. Além de diminuir os custos e o tempo necessário de construção, essa arquitetura também desempenha um papel importante na função social da empresa, já que traz mais sustentabilidade para toda a construção.
Como os containers são originalmente utilizados para transportar cargas, aproveite para ler nosso post com 4 coisas que você precisa saber sobre transporte de cargas.
Certamente as vantagens são imensas , pois olhando simplificadamente o container é uma casa mesmo ,só que as paredes são de ferro puro . e são muito mais resistentes que uma casa , por exemplo em locais que tem terremoto uma casa container não estragaria por conta da maleabilidade do metal , …o ferro é totalmente reciclavel , ao oposto do concreto que se quebrar é preciso jogar fora , . é sensacional isso e as possibilidades são infinitas