Warning: mysqli_query(): (HY000/1030): Got error 28 from storage engine in /home/14744-52835.cloudwaysapps.com/gzxxgtupuf/public_html/blog/wp-includes/wp-db.php on line 2056
As melhores maneiras de reduzir o excesso de inventário - Blog Prestex
Warning: file_put_contents(): Only 0 of 489 bytes written, possibly out of free disk space in /home/14744-52835.cloudwaysapps.com/gzxxgtupuf/public_html/blog/wp-content/plugins/wp-optimize/minify/class-wp-optimize-minify-cache-functions.php on line 341
Sem categoria

As melhores maneiras de reduzir o excesso de inventário

Em uma pesquisa realizada pela R. Michael Donovan & Co. Inc., 82% dos altos executivos disseram que reduzir o excesso de inventário era uma grande preocupação. Aliás, alguns viram o inventário apenas como algo que absorve grandes quantidades de dinheiro, enquanto outros reconheceram que altos estoques eram uma indicação de outros problemas graves.

maneiras de reduzir o excesso de inventário

As empresas hoje devem ser rápidas e ágeis para reagir às mudanças na demanda dos clientes e fazê-lo com pouco estoque. Então, foi-se o tempo em que os fabricantes poderiam armazenar grandes quantidades de materiais e lotar galpões com produtos acabados.

Esses antigos caminhos resultaram em prazos mal calculados, custo elevado e muito dinheiro necessário para capital de giro.

Certamente, o dinheiro preso em estoques poderia ser mais bem gasto em outro lugar: desenvolvimento de novos produtos, marketing e vendas, aquisições, modernização, redução da dívida e muitos outros.

Estoques elevados são indicadores

Em alguns casos, o inventário é tão inchado que uma elevada percentagem dele se tornará obsoleto antes de ser vendido.

Aliás, pior, muito do inventário é um indicador seguro de processos e sistemas de negócios com problemas mais sérios e caros, e que podem estar enraizados profundamente em toda a organização. Pois longos tempos de espera levam a uma exigência de previsão, e as previsões de longo prazo são, por natureza, imprecisas.

Assim, quando a demanda real do cliente não é o que foi previsto, o inventário não vendido rapidamente se acumula em pilhas caras. Enquanto expedidor caro é usado para produzir os produtos necessários que estão em falta.

Então, em geral, o ciclo apenas continua se repetindo. Agravando inclusive os problemas de fluxo de caixa, lucro e de serviços.

Como reduzir o excesso de inventário

A maioria dos executivos concorda que estoques desequilibrados criam um vácuo gigante no caixa e precisam ser reduzidos a fim de liberar dinheiro para investimento em atividades de receita e crescimento.

Mas como isso pode ser feito?

Um dos principais obstáculos para a redução dos estoques é a noção equivocada de que só uma melhor gestão de inventário é tudo o que é necessário para começar o trabalho. Mas os verdadeiros culpados são os processos de negócios ineficientes que causam estoques excessivos em primeiro lugar.

Aqui vão algumas sugestões para reduzir o excesso de inventário na sua empresa:

Não culpe sempre o controle de estoque

Certamente, a falta de um bom controle de estoque contribui, mas, muitas vezes, o comportamento em funções de controle do inventário é conduzido por reações fortemente negativas da administração, com medo da escassez de material em comparação a altos níveis de estoque.

Re-engenharia

Reduções maiores (20 a 50% ou mais) em todas as formas de inventário, sem prejudicar o atendimento ao cliente, geralmente requerem a re-engenharia do ciclo do pedido até a entrega para encontrar maneiras de fazê-lo mais rápido, melhor e mais barato.

Melhorar a programação da produção

Esse é um dos menos compreendidos e menos apreciados aspectos da fabricação e distribuição. Um resultado comum de má programação da produção são os desequilíbrios de fluxo de produto, causando gargalos e rendimento reduzido.

Use métricas de desempenho eficazes

É surpreendente que muitos fabricantes realmente recompensem o comportamento que tende a inchar os níveis de estoque. Faça a medição da eficiência de produção, isso certamente ajudará a reduzir o excesso de inventário.

Reduzir os tempos de ciclo

Redução do tempo de ciclo quase sempre significa redução de custos e de níveis de estoques, melhor previsibilidade da produção, aumento do atendimento ao cliente (e de melhor qualidade).

Desenvolver manufatura flexível

Quando um fabricante é rigidamente estabelecido para produzir longos ciclos de produção, há uma tendência em manter os níveis de produção mais elevados do que o necessário, mesmo em face da redução da demanda.

Atualmente, o valor que um fabricante oferece aos seus clientes é mais importante do que ter apenas o menor preço global. Já os clientes de hoje são mais exigentes com tempos de entrega, qualidade dos produtos, pontualidade, bom atendimento e um bom preço.

A consequência do não cumprimento dessas demandas serão a perda de negócio — algo que você não pode permitir que aconteça. Então é hora de reduzir o excesso de inventário!

Siga nossa página no Facebook e fique por dentro de mais informações e novidades. E não deixe de ver também algumas dicas de como fazer o inventário de sua empresa!