Uma canção de um famoso musical da Broadway questiona: como se mede um ano? Em dias? Em noites? Em distâncias percorridas? E como medir vinte anos? Neste mês de março, a Prestex completa seu vigésimo aniversário com muitas histórias para contar e mais fôlego do que nunca para o que ainda vem pela frente.
A Prestex carrega consigo a inquietude dos inovadores e a todo momento busca desafiar o óbvio e levar provocações ao mercado, a fim de desenvolver novas soluções.
O grande diferencial da empresa é a junção de tecnologia, performance e pessoas. Valorizamos sobretudo o aspecto humano do negócio e contamos com a diversidade de nossos colaboradores como um ponto forte. Acreditamos que a preservação das características individuais, aliada a uma congruência de valores, faz com que aflore a inovação.
Um exemplo desta diversidade está no trio de sócios: Rodrigo Lizot – o visionário, Elizabete Loz – a estrategista e Marcelo Zeferino – o entusiasta. E ninguém melhor do que eles para relembrar essa história de sucesso. Confira!
Como tudo começou
Rodrigo: “A trajetória da Prestex teve início em 2003, em Caxias do Sul, na sala da casa da minha mãe. Minha principal motivação foi um desejo genuíno de entregar uma experiência que surpreendesse os clientes, suprindo uma lacuna no mercado de logística. Entendendo a necessidade de cada cliente, oferecendo um atendimento individualizado. Hoje se fala muito sobre esta personalização, mas a Prestex já nasceu com esta visão há 20 anos, faz parte da nossa cultura.”
Elizabete: “A história da Prestex é a história do bom brasileiro que se esforça e corre atrás dos seus sonhos. Nesses vinte anos, passamos por muitas coisas e, por diversas vezes, precisamos fazer do limão uma limonada. Em 2008, em meio a uma das maiores crises financeiras mundiais, a Prestex desembarcou em São Paulo. Eu ainda não fazia parte oficialmente da Prestex, mas atuei na elaboração de um plano de negócios e, em três meses, estávamos operando na capital paulista.”
Rodrigo: “Poucos anos depois da inauguração da unidade de São Paulo, formamos a nossa primeira frota, o que representou um divisor de águas. O mercado, sobretudo o regional, não atuava com veículos identificados.”
A formação da tríade
Rodrigo: “Nosso crescimento sempre esteve ligado à chegada de novas pessoas. Nós acreditamos em pessoas e buscamos aquelas que fazem nossas expectativas crescerem. A chegada da Elizabete e do Marcelo representam saltos no negócio.”
Elizabete: “Eu entrei na empresa em meados de 2011 e logo me chamou a atenção a falta de alinhamento na precificação. Eu sempre tive um olhar voltado para a estruturação e percebi que era preciso ter sistemas e processos para conseguir crescer. Inicialmente, ouvi que não seria possível, mas em um ano conseguimos mudar esta situação. Também busquei conscientizar a equipe de que para atendermos o Brasil todo, como planejávamos, era preciso investir no digital. A principal fonte de novas receitas era a indicação, então vi na internet uma oportunidade para atrair mais clientes. Esta estratégia de cara se mostrou acertada e a receita vinda do canal online foi crescendo mês a mês.”
Marcelo: “Eu conheci a Prestex enquanto era cliente da empresa. Lembro de ficar surpreendido com a qualidade e a facilidade de se trabalhar com a Prestex. Eu e o Rodrigo costumávamos nos encontrar pelos aeroportos do Brasil e, a cada encontro, a Prestex tinha crescido um pouco mais. Quando surgiu a oportunidade de eu me juntar à empresa, bastou uma conversa com o Rodrigo para eu me apaixonar pelo projeto. Eu tinha recebido uma proposta para trabalhar em uma multinacional, mas escolhi a Prestex. Meus primeiros dias aqui não foram fáceis. Mas eu sentia que tinha tomado a melhor decisão e segui em frente. Foram dois anos batendo na porta de empresas pelo Brasil, controlando despesas de viagem, dormindo nos lugares mais baratos. E os resultados enfim começaram a chegar.”
Rodrigo: “Como está no nosso manifesto, “desafios existem para serem vencidos. Para nós, não existe o impossível. Porque temos a coragem de fazer diferente. De reinventar o conhecido e quebrar barreiras.” Este manifesto representa a junção de nossas visões.”
Marcelo: “Há um perfeito alinhamento entre nós. Cada um tem a sua personalidade, mas todos comungamos das mesmas crenças. Nós três representamos forças individuais que juntas ficam imbatíveis. E com a adesão da nossa equipe, encaramos qualquer desafio.”
O futuro da Prestex
Marcelo: “Não é fácil encontrar empresas que estão há duas décadas no mercado e ainda conservam o espírito de iniciante, como a Prestex. Este espírito nos traz dedicação e inconformismo. Há dois anos, dobramos nossa estrutura e nosso faturamento. E ainda queremos muito mais! Nossa história está só começando. Mal posso esperar pelo que ainda está por vir…”

0 comentários