Uma das áreas mais delicadas de uma empresa é a operação logística. Afinal, todo o processo produtivo depende de uma logística eficiente que consiga escoar a produção até o cliente final. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você escolher serviços logísticos ideais para o seu negócio.

A maioria das empresas não possuem frota própria e dependem da terceirização dos serviços logísticos. E isso não é nenhum problema, pois para manter sua própria frota o custo benefício não compensa. No entanto, é preciso considerar diversos itens antes de fazer essa escolha, pois independente do operador logístico, é a credibilidade da sua empresa que está em jogo.

Conheça, abaixo, 6 dicas essenciais para escolher o serviço logístico ideal para o seu negócio e saiba como isso pode impactar positivamente na imagem da sua empresa:

Pesquise a reputação da empresa de logística

A primeira coisa que você deve considerar antes de escolher um operador logístico para movimentação dos seus produtos é a reputação da empresa.

Não dá para confiar suas cargas para empresas de logística que não possuem comprometimento com prazos e possuem má reputação entre seus parceiros e clientes. Pois como sinalizamos anteriormente, a entrega é uma extensão dos seus serviços, por mais que seja um terceiro que efetuará, é a sua marca que o cliente lembrará.

Claro, a logística é uma área onde diversos riscos estão envolvidos. Contudo, é possível distinguir problemas sazonais nas entregas de situações recorrentes que são geradas pela falta de organização e comprometimento de uma empresa logística.

Dessa forma, faça uma pesquisa para obter informações como:

Reputação na internet: pesquise no Google e redes sociais o que estão falando da empresa. Identifique como é a relação dela com os seguidores, clientes, na sociedade, entre outros;

Reputação entre clientes: procure saber quais empresas já utilizaram os serviços da empresa. Se possível, tente pedir mais informações sobre a satisfação do cliente a respeito dos serviços prestados pela empresa de logística.

Após esse procedimento, basta analisar as informações. Se a empresa possui idoneidade e recebe diversos elogios entre seus parceiros, isso é um sinal verde para buscar mais informações e conhecer os serviços prestados pela empresa logística.

Caso o cenário seja de reclamações e insatisfação, a melhor coisa é excluir essa opção e evitar dor de cabeça futura!

Verifique a possibilidade de entregas personalizadas e exclusivas

Cada empresa possui uma demanda específica por serviços logísticos. O que acontece, muitas vezes, é que operadores logísticos possuem algumas restrições para contratação de cargas, dificultando esse processo.

Devido aos diversos custos envolvidos na movimentação de cargas, os operadores logísticos dão preferência para empresas que possuem grandes volumes e atingem a capacidade máxima dos veículos.

Contudo, a empresa contratante do serviço precisa fazer uma parceria que seja vantajosa para ambos os lados, e não somente para a empresa logística.

Dessa forma, é importante que você saiba o quanto a empresa é flexível na contratação dos serviços. Ou seja, verifique se a empresa possibilita entregas personalizadas e saiba realmente se a empresa é uma parceira para todos os momentos.

Verifique a área de atuação

Outra dica essencial antes de contratar um parceiro logístico é conhecer qual é a cobertura territorial da empresa. Ou seja, saiba exatamente quais regiões a empresa atua e conheça como é a organização do transporte das cargas.

Muitas empresas de logística costumam coletar cargas e depois fazem o transbordo para outros operadores logísticos no meio do caminho, pois não fazem a cobertura de determinado estado ou região. Mas qual é a garantia para a carga da sua empresa? A outra empresa vai entregá-la com a mesma segurança?

Esse é um cuidado essencial que você deve tomar antes de negociar o transporte de sua carga. Para não ter dúvidas, o ideal é escolher uma empresa logística que possui atuação em todo o território nacional, evitando assim qualquer problema que possa surgir com essa situação.

Conheça a estrutura da empresa

Para ter sucesso na contratação de serviços logísticos, é importante que você busque conhecer um pouco mais da empresa que presta esse serviço. Procure saber itens como:

  • Opções de transporte: transporte aéreo, rodoviário, multimodal, entre outros;
  • Tecnologias utilizadas pela empresa;
  • Inteligência logística dos consultores para apresentar soluções;
  • Documentação para cargas perigosas;
  • Solicitação de documentação e Nota fiscal para seguro completo da sua carga; 

Saber essas informações te dará muito mais confiança para contratar serviços logísticos, pois você entenderá a estrutura operacional da empresa e terá a certeza de que ela está apta a atender a sua demanda por transporte de carga.

Questione sobre a segurança

A segurança é um item essencial nas operações logísticas. Ainda que as cargas tenham seguros contra acidentes e roubos, por exemplo, a cadeia logística envolve muito mais do que evitar prejuízos financeiros.

Podemos utilizar como exemplo a distribuição de medicamentos. Uma entrega mal sucedida interfere na demanda pelo produto no mercado, tendo em vista que o cliente (farmácia ou hospital, por exemplo) não vai possuir o produto para o consumidor final. Ou seja, existe uma questão de saúde pública por trás desse tipo de logística.

Da mesma forma, essa situação também acontece com outras encomendas e outros tipos de produtos. Por isso, fique atento ao modelo de transporte da empresa logística e saiba como ela garante a segurança para sua carga com itens como:

  • Envelopamento e embalagens das cargas;
  • Acomodação das cargas;
  • Lacres e etiquetas para identificação;
  • Possibilidade de escolta;
  • Monitoramento online da carga;
  • Seguros para a carga;
  • Entre outros.

Dessa forma, é importante ter a certeza que a empresa logística cumpre todos os requisitos e oferece as condições ideais para que sua carga seja transportada em segurança!

Saiba se a empresa oferece suporte de atendimento

Por fim, não existe nada pior na área logística do que a falta de informação. Por isso, é importante contratar uma empresa que tenha transparência nas informações e que disponibilize plataformas para atendimento omnichannel.

Isso significa que a empresa deve possuir diversos canais de comunicação para que o contratante possa obter informações sobre suas mercadorias. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Suporte por telefone 24 horas;
  • Aplicativos mobile;
  • E-mail;
  • Chat online;
  • Redes sociais;
  • Personal tracking;
  • Entre outros.

Além disso, é importante que a empresa possua uma plataforma exclusiva para rastreamento em tempo real da carga. Ou seja, esse conjunto de soluções garantem a transparência das informações e oferecem muito mais segurança na hora de contratar serviços logísticos!

Conclusão

Como vimos neste artigo, diversas questões podem interferir na qualidade e eficiência dos serviços logísticos. Seguindo as dicas acima propostas, temos certeza de que encontrará um parceiro ideal para fazer o transporte das suas cargas com responsabilidade, segurança e transparência nos processos.

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