Conheça as soluções tecnológicas para entregas last mile

por | Logística, Tecnologia

Na última década, sustentabilidade, velocidade e comunicação tornaram-se o centro das expectativas dos consumidores em relação à experiência de entrega. Mais recentemente, com o crescimento vertiginoso das compras online, o foco se voltou às entregas last mile.

As entregas last mile, última milha em português, constituem a etapa final do processo de distribuição. Ou seja, consistem na entrega de cargas do centro de distribuição para o consumidor final.

É uma etapa decisiva para garantir a satisfação do cliente e, por isso, precisa ser muito bem planejada e contar com uma estrutura operacional eficiente, inclusive aproveitando as soluções tecnológicas mais recentes para o setor.  

São necessários investimentos em tecnologias de gerenciamento de entregas online que que ofereçam:

  • Monitoramento da entrega em tempo real
  • Informações minuciosas no decorrer do trajeto;
  • Controle de tráfego nas regiões urbanas;
  • Confirmações de entregas;
  • Interação com motoristas para acertar desvios.

Soluções tecnológicas que já beneficiam as entregas last mile

A tecnologia trouxe agilidade e flexibilidade para as entregas last mile, transformando-as em uma experiência interativa e produtiva. A relação entre consumidor e empresa se tornou mais próxima, aumentando as possibilidades de se identificar os pontos a serem melhorados e sanar possíveis falhas, buscando maior satisfação e, consequentemente, fidelização de clientes.

Desenvolvimentos recentes agregaram visibilidade, otimização e controle às operações last mile. Vejamos alguns exemplos:

Rastreamento em tempo real

As plataformas de rastreamento automatizam e tornam mais fácil o acesso a informações não apenas para os clientes, que podem ter a visibilidade completa da sua entrega, mas também para as empresas, que podem localizar motoristas e monitorar as suas rotas, permitindo atingir maior eficiência operacional e tornar o processo de entrega muito mais transparente.

Roteirização otimizada

Uma rota otimizada e planejada de maneira inteligente auxilia a reduzir os custos da entrega e impacta sensivelmente na percepção do cliente. Ao considerar fatores como: necessidade de diferentes paradas, tempo de entrega e fatores externos como possíveis congestionamentos, desvios ou clima, a empresa consegue criar a rota ideal.

Flexibilidade

Imprevistos com cancelamento de pedidos, alterações de pedidos e mudanças no local de entrega podem ter um custo elevado. A tecnologia pode facilitar o tratamento dessas eventualidades de forma ágil, garantindo uma resposta rápida e eficaz. Assim, é possível fazer o reencaminhamento da rota, emitindo alertas instantâneos com atualizações para motoristas e destinatários em tempo real. 

Comunicação

A comunicação completa e clara com os motoristas tem papel fundamental para o sucesso das entregas last mile. Através de aplicativos, os motoristas das frotas podem receber as rotas designadas e ter acesso a informações sobre cada pedido, paradas e prováveis contingências. Para as empresas, os dados analíticos permitem que cada motorista seja avaliado por sua performance.

Inovações que devem transformar as entregas last mile

As soluções tecnológicas para as entregas last mile indicam alternativas para remodelar completamente a estrutura atual. Além de permitir aprimorar os serviços com inteligência, o que gera redução do tempo de entrega e dos custos envolvidos. 

Internet das coisas (IoT)

A tecnologia de entregas de última milha mais avançada de hoje é a Internet das Coisas (IoT). Com a IoT, as empresas podem rastrear seus veículos de entrega de última milha em tempo real e obter informações detalhadas sobre desempenho, condições de tráfego e eficiência de rotas. Essas informações são vitais para melhorar a experiência da entrega final tanto para motoristas quanto para clientes.

Ao equipar os veículos de entrega de última milha com dispositivos de monitoramento de IoT, as empresas de transporte podem coletar dados detalhados do campo mostrando como as rotas de entrega são eficientes. Esses dados podem revelar coisas como gargalos de tráfego ou atalhos que podem economizar muito tempo para entregas futuras.

Também vale a pena notar que os dados do mundo real coletados usando veículos de entrega equipados com IoT podem ser usados ​​para simulações avançadas de logística. Esses programas usam algoritmos e modelagem para otimizar ao máximo a logística sem atrapalhar as operações em andamento. Uma vez que um modelo de desempenho tenha sido identificado na simulação, ele pode ser aplicado em operações do mundo real.

Drones de entrega

Em 2020, empresas iniciaram voos experimentais com os drones como uma estratégia multimodal.

Para realizar esse experimento, foi necessário obter uma autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e tinha o objetivo de reduzir o tempo das entregas.

De fato, o uso de drones oferece grande potencial para melhorar as entregas. Isso porque estes oferecem a vantagem de evitar congestionamentos e emissões poluentes.

Além disso, podem manter a velocidade das entregas e o contactless (sem contato), atendendo a uma demanda crescente por entregas no mesmo dia ou instantâneas, sendo ideais para mercadorias leves.

Robôs de entrega 

O primeiro robô autônomo de entregas foi dotado de sensores e software de Inteligência Artificial para desviar de pessoas e objetos em seu caminho. 

Ao chegar ao destino das entregas last mile, os robôs enviam uma mensagem para o cliente, que a partir de um comando de seu celular pode abrir o robô e retirar o produto.  

Com o uso de robôs para entregas last mile, é possível não aumentar o trânsito e nem a poluição, além de evitar acidentes e aproveitar a infraestrutura das cidades.

Os robôs podem circular nas calçadas e ciclovias, tendo a vantagem de contarem com caixas bem isoladas, tornando-se ideais para o transporte de alimentos.

Crowdsourcing

O modelo de crowdsourcing tem prevalecido nos setores de transporte, hospitalidade e entrega de alimentos há algum tempo. Mais recentemente, os varejistas passaram a buscar esta alternativa para aliviar seus problemas de entrega de última milha.

Com a tecnologia de crowdsource, varejistas, parceiros de logística e consumidores podem se conectar diretamente com correios locais e entregadores não-profissionais que usam seu próprio transporte para fazer entregas. As empresas podem levar seus pedidos online aos clientes mais rapidamente, e os clientes podem obter seus itens quando e onde quiserem. A liberdade de fazer entregas sob demanda e programadas também garante que os clientes estejam em casa no momento da entrega, eliminando a necessidade de uma segunda (ou terceira) tentativa.

E com a integração e aprimoramento contínuos da automação em todos os setores, é provável que comecemos a ver robôs de entrega, drones e veículos autônomos fazendo muitas dessas entregas em um futuro não tão distante.

Entregas last mile para o segmento B2B

Embora o termo “last mile” seja muito associado a operações de e-commerce, esta modalidade está presente em diferentes entregas e também para o público B2B.

Os clientes B2B cada vez mais têm demandado a mesma experiência de entrega que os consumidores finais desfrutam. Os compradores que estão acostumados a receber alertas frequentes e prazos de entrega com precisão para seus pedidos pessoais buscam a mesma experiência ao contratar em suas empresas. 

Por ser considerada a etapa mais delicada de todo o processo, já que depende de questões logísticas locais, como trânsito, infraestrutura de vias de acesso e segurança, a última milha demanda um cuidado redobrado no planejamento e na execução da entrega.

A Prestex, especializada em logística B2B multimodal, realiza entregas de ponta a ponta, ou seja, incluindo a última milha.

Para atender aos diferentes tipos de demanda, oferecemos soluções diversificadas com características que incluem prazo de entrega a partir de 6 horas para capitais, reserva de espaço em aeronaves, transporte rodoviário dedicado, entre outras.

Seja qual for a solução contratada, todos os nossos clientes contam com atendimento personalizado e tecnologia de ponta para rastreamento, o que resulta em um índice de entregas dentro do prazo de 99,8%.

Traga a sua demanda para a Prestex e conheça os nossos diferenciais.

Cota Agora
0 comentários
4 principais desafios em logística

4 principais desafios em logística

Quando falamos em logística, o primeiro pensamento costuma ser relacionado a transporte e entrega. Mas, na prática, os bastidores dessa operação envolvem muito mais do que isso — especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Empresas de todos os...

ler mais
Previsão de demanda para logística B2B

Previsão de demanda para logística B2B

A logística B2B vem passando por uma profunda transformação. Com o cenário econômico mais desafiador e a pressão por entregas cada vez mais rápidas, prever a demanda deixou de ser uma vantagem competitiva e passou a ser uma necessidade para empresas que atuam no...

ler mais
Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Gestão logística: o que é e onde é aplicada 

Muitas pessoas ainda pensam na gestão logística apenas como algo relacionado ao transporte. Embora o transporte seja uma parte essencial da logística, o conceito vai muito além, envolvendo diversas áreas fundamentais para o sucesso organizacional. Uma boa gestão...

ler mais
Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

Cadeia Logística: Eficácia x Eficiência

A cadeia logística é o conjunto de processos que um produto percorre desde a sua origem nos fornecedores até chegar ao consumidor final. Essa jornada inclui etapas como produção, armazenamento, transporte e distribuição. Além disso, a cadeia logística não se limita ao...

ler mais