Como ter uma cotação eficiente na hora de contratar um serviço logístico

Em qualquer que seja o tipo de contratação, ou seja, se de serviço logístico ou produto, como é o caso de logística, realizar a cotação é uma das etapas essenciais, pois garante acesso a melhor solução por um preço justo, que esteja dentro, ou seja melhor, dos que são praticados pelo mercado.

Para que entenda melhor a importância da cotação na hora de contratar um serviço logístico, continue a leitura. Aqui, reunimos algumas informações que podem melhor esclarecer o tema em questão.

O que é cotação?

Para quem ainda não sabe, o que duvidamos muito, cotação é o processo pelo qual uma empresa, de qualquer ramo que seja, conhece melhor um produto/serviço que deseja contratar ou comprar, como suas principais características e preços, bem como demanda/oferta de mercado.

Na prática, a cotação fornece a uma empresa informações essenciais sobre um produto/serviço que podem subsidiar a decisão de um gestor ou responsável pelo setor de contratação/compra, garantindo que ela seja segura e mais assertiva.

Hoje, recorre-se à cotação por diversas questões, entre elas o fato de que se trata de um procedimento que permite a uma empresa encontrar a melhor solução do mercado por um preço justo, diferenciado.

Como funciona o processo de cotação de um produto ou serviço?

O processo de funcionamento de uma cotação de um produto ou serviço é bem simples, básico, não requerendo um conhecimento tão aprofundado assim do responsável por tal operação.

De acordo com o site Consulta de Diários Oficiais, a cotação se inicia a partir de uma pesquisa acerca do serviço/produto que se deseja comprar ou contratar. Via de regra, busca-se fazer uma pesquisa ampla, que forneça o preço que está sendo praticado pelo mercado em relação ao produto/serviço desejado.

Após essa pesquisa, selecionam-se, em geral, três, que são aquelas que mais se encaixam com os interesses da empresa, bem como com o seu poder econômico.

Em seguida, a partir de uma análise mais detida acerca de cada proposta, escolhe-se aquela com a qual a organização celebrará contrato, que pode representar a compra de produtos ou a contração de serviços.

A cotação no âmbito público

A cotação é um procedimento que está presente em procedimentos oficiais, acrescente-se, como a licitação, processo que é regido por lei federal (8.666/93).

A licitação é um procedimento que deve ser adotado obrigatoriamente pelas entidades públicas, como requisito básico para a contração de produtos e serviços. Nesse processo, tem-se a cotação como um fator fundamental.

Vale dizer, todavia, que a referida lei não se aplica à iniciativa privada, ou seja, caso esta deseje comprar produtos e serviços, poderá fazer sem que precise observar tal norma.

Porém, muitas das organizações privadas observam a lei de licitações como um caminho a seguir para a compra de produtos e contratação de serviços. Afinal, é um procedimento que visa selecionar a melhor solução, aquela que atenda aos interesses da empresa, por um preço justo.

Citamos a cotação no âmbito público para que entenda que se trata de um processo ou caminho que é observado não apenas pela iniciativa privada, mas também pela pública.

Daí se pode tirar a importância que essa solução representa no processo de gestão e contratação de produtos/serviços, inclusive no campo logístico.

A cotação na contratação de um serviço logístico

Como vimos, a cotação é um processo muito utilizado na compra de produtos e contratação de serviços, de qualquer ramo que seja, inclusive o logístico.

Sendo assim, neste tópico, falaremos sobre a importância da cotação na contratação de um serviço logístico, destacando os benefícios que essa solução pode trazer tanto para este processo como para este setor, em especial.

Aumenta seu poder de negociação

A cotação não é apenas um processo que reúne diversas propostas de serviços/produtos, mas uma ferramenta que é capaz de aumentar seu poder de negociação em relação à contratação.

Com diversas propostas em mãos em relação ao serviço logístico, fica mais fácil tecer suas próprias considerações no momento da contratação e, assim, realizar um ótimo negócio.

Amplia seu conhecimento de mercado

Muitas vezes, quando queremos contratar um serviço ou comprar um produto, partimos de um pressuposto que pode estar errado, assim como também nos levar para um caminho duvidoso, como é o caso de um certo produto ou preço elevado deste.

No entanto, ao se valer da cotação, é possível ampliar seu conhecimento de mercado em relação ao serviço de logística que pensa em contratar e, assim, fazer um bom negócio.

A cotação, como já dissemos, fornece a você informações importantes e relevantes sobre um setor, as quais são fundamentais, não apenas porque ampliam seus conhecimentos, mas porque garante que tome uma decisão fundamentada e mais assertiva.

Permite que faça parcerias de confiança

Também podemos dizer que a cotação dentro do processo de contratação de um serviço logístico possibilita, ou ao menos aumentam suas chances, de realizar a contração de parcerias de confiança.

Como sabemos, a logística assume dentro de uma empresa uma posição central, uma vez que se encarrega de não só transportar a carga de um local para outro, mas também de garantir que esta chegue em tempo hábil ao seu destino final, que pode ser na casa do consumidor ou de empresas que a marca tenha como clientes, na relação B2B.

Melhor preço/melhor serviço

Por fim, podemos dizer que a cotação possibilita que visualize de maneira mais clara e objetiva os melhores preços e serviços logísticos do mercado, optando por aquele que pode atender a sua empresa com eficiência e capacidade operacional.

Como se pode visualizar, a cotação assume uma posição central dentro de um processo de contratação de um serviço logístico, posto que garante a uma empresa uma série de benefícios, entre este e a seleção da melhor proposta, aquela que é condizente com os interesses de sua organização.

Mas agora que sabe disso, fique atento, sobretudo se está pensando em realizar a contração de um serviço logístico.

Gostou deste conteúdo? Para ler outros, não deixe de acessar nosso blog. Lá, estamos sempre compartilhando artigos que podem facilitar muito o seu dia a dia.