O caminhão do futuro promete ser mais tecnológico e cheio de recursos, gerando avanços logísticos importantes.
Os caminhões atualmente conservam muito mais avanços tecnológicos em relação a décadas passadas. É o caso do freio a disco, do sistema de navegação eletrônico, entre outros. Esse patamar, entretanto, é apenas uma parte do longo caminho a ser percorrido sempre em busca de inovação e otimização.
Então, confira no post de hoje o que você pode esperar do futuro desses veículos!
Autonomia completa
Um projeto inovador da Mercedes Benz ajuda a mostrar como será o tom do futuro: o Future Truck (FT), caminhão do futuro em inglês, dará autonomia completa ao motorista e à gestão de frota (em geral), uma vez que funcionará de maneira totalmente autônoma.
Esse caminhão basicamente andará sozinho com muito mais segurança e fornecerá mais conforto para o motorista.
Isso não significa, entretanto, que os condutores serão extintos e, sim, que o seu esforço diminuirá. Como um imprevisto pode interferir no funcionamento desse veículo, é preciso que o motorista esteja no volante e acordado.
O caminhão garantirá uma dirigibilidade segura enquanto o condutor relaxa ou mesmo se dedica a outras tarefas. Assim, um dos avanços logísticos está relacionado à diminuição da preocupação com falhas humanas.
Mais tecnologia nas cabines
Como um caminhão do futuro totalmente autônomo exige uma série de regulamentações e como provavelmente não estará disponível em todos os lugares, uma alternativa viável é o aumento da presença da tecnologia nas cabines.
Basicamente, isso significa dizer que a direção contará com outros elementos além do próprio motorista, elevando a segurança.
Com controladores eletrônicos, estabilizadores e uma cabine mais ampla, o trabalho também se tornará otimizado para o condutor, que na verdade passará a ser um controlador.
Isso também exigirá que os profissionais estejam mais preparados para lidar com as tecnologias e sistemas mais complexos.
Mais aerodinâmica
A aerodinâmica é um conceito importante para qualquer veículo, já que quanto melhor ela for, menor será o esforço necessário para romper a resistência do ar e, portanto, menos combustível será gasto no processo.
Por isso, o caminhão do futuro deverá ter design muito mais aerodinâmico, com linhas mais sinuosas na parte da frente de modo a quebrar a barreira de resistência do ar mais facilmente.
Alguns caminhões, inclusive, prometem ter uma aparência bem futurística e pontiaguda, diminuindo a área útil de contato com o ar.
O principal objetivo desse tipo de modificação é garantir que a matriz energética não precise ser tão explorada, levando também a uma redução de custos para a empresa responsável pela frota.
Integração com sistemas de controle
Embora atualmente seja perfeitamente possível utilizar sistemas de controle de frota, a tendência é que no futuro isso possa acontecer de maneira nativa, ou seja, os caminhões já sairão de fábrica com algum tipo de suporte para que o monitoramento da frota aconteça de maneira mais efetiva.
Isso poderá acontecer, por exemplo, com um sistema de navegação de bordo que possua a capacidade de rodar um aplicativo de rastreamento de carga.
Dessa maneira, manter o controle sobre a gestão de frotas se tornará ainda mais parte da realidade das empresas.
Todos os avanços tecnológicos prometidos ou previstos para os caminhões do futuro vão impactar os processos de logística, seja pelo fato de que esse processo ficará mais simples e mais seguro, ou porque se tornará mais barato e mais eficiente.
E você, o que você espera do caminhão do futuro? Comente e debata sobre o que os avanços logísticos podem reservar para as frotas!
0 comentários