Por que o rastreamento veicular de carga é tão importante?

Várias questões devem ser levadas em consideração para que um negócio possa se destacar em meio à concorrência no mercado.

Um aspecto importante é garantir que a sua mercadoria chegue aos pontos de venda e às mãos dos consumidores. Pois uma interrupção nesse sistema causa prejuízos para a empresa e a insatisfação de quem compra.

Muita coisa pode atrasar ou impedir uma entrega: um veículo danificado, acidentes ou roubos.

Por isso, contar com um sistema de rastreamento veicular de carga permite controlar e lidar de maneira eficiente com esses problemas.

Porque contar com esse modelo

Os custos com o rastreamento de veículos já foram bastante caro no Brasil. Porém, com o avanço tecnológico, os sistemas de monitoramento evoluíram e tiveram os seus custos reduzidos e sua eficácia ampliada — o que torna esse tipo de serviço ainda mais atrativo para qualquer empresa.

Além de ser um grande diferencial para as transportadoras que querem prestar um bom atendimento aos seus clientes e se diferenciar no mercado.

A segurança é um tema sempre relevante para os empresários. E de acordo com um levantamento feito pela Associação das Transportadoras e divulgado pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, em Maio deste ano (2015), os roubos de carga aumentaram 16% em relação mesmo período de 2014. Sendo que a região Sudeste é onde mais se registra casos desse tipo: dos 17,5 mil relatos de roubo, 85% foram nessa região.

A precaução em segurar e controlar os produtos que são transportados deve ser levado bastante a sério, principalmente quando os índices de criminalidade envolvendo o setor estão aumentando.

Vantagens do rastreamento veicular de carga

Um sistema de monitoramento promove a segurança tanto para a empresa que está enviando a carga quanto para o transportador.

Enquanto os empresários podem acompanhar o deslocamento e a localização dos seus produtos, o responsável pelo transporte tem a garantia de que o seu veículo e o condutor possuem um item a mais de segurança ao rodar pelas estradas do país.

O rastreamento veicular de carga é um modelo que beneficia todas as partes envolvidas nesse modelo logístico. Pois com o rastreamento é possível guardar as informações referentes ao transporte de determinada carga, montando um histórico e assegurando que tudo possa chegar ao seu destino.

Caso ocorra um roubo ou situação não prevista, a central de monitoramento pode ser avisada por meio de um sinal e, de lá é possível entrar em contato com o motorista ou travar as portas, cortar o combustível e até mesmo parar o veículo.

Além, é claro, de comunicar a polícia e fornecer dados importantes para a localização do transporte e da carga.

Procure empresas preocupadas

Investir em empresas transportadoras que tenham preocupação com a segurança é optar por um fornecedor que também pensa nas garantias para o seu negócio e a sua mercadoria.

Com isso, é possível evitar maiores problemas e dores de cabeça caso ocorra algum problema com os seus produtos. Como dissemos anteriormente: esse modelo é eficiente e benéfico para todos que o utilizam.

Aliás, algumas empresas podem até apresentar resistência quanto ao rastreamento de cargas, mas qualquer investimento que proporcione maior segurança e tranquilidade ao cliente vale a pena.

E se relacionar com empresas que têm essa preocupação é mais um alinhamento de ideias.

Pretende implantar um sistema de rastreamento veicular de carga? Já conta um mecanismo desses? Compartilhe nos comentários as suas ideias, experiências e opiniões.