A torre de controle logístico ajuda a fazer o acompanhamento e monitoramento dos processos logísticos da empresa. Com a ajuda dessa solução, é possível otimizar as operações da organização, resultando em um importante diferencial competitivo e maior satisfação dos clientes. Saiba mais!

O que é torre de controle logístico?

A torre de controle logístico é uma central de integração em que ficam organizadas as informações referentes às operações de uma empresa. Nessa central, são inseridos os dados mais relevantes para as operações, de modo que seja possível ter um fácil acesso a elas quando necessário.

Além disso, a torre de controle logístico funciona como uma poderosa aliada das empresas que possuem processos logísticos mais complexos. Nesses casos, a torre pode ajudar os gestores da empresa a otimizar atividades, corrigir eventuais gargalos, além de obter informações valiosas para aprimorar a tomada de decisões envolvendo a cadeia logística.

Para que serve uma torre de controle logístico?

Essa solução permite que todos os envolvidos nos processos logísticos possam ter uma visão geral do que acontece na empresa. Os processos são monitorados em tempo real, fazendo com que cada um deles seja realizado com mais eficiência.

Com a ajuda da torre, é possível identificar onde estão os problemas da empresa em relação aos processos executados dentro da cadeia logística. Ter uma visão abrangente permite que os gestores consigam solucionar esses problemas de forma mais rápida e com a ajuda de outros setores da empresa.

Além disso, a torre de controle logístico ajuda a planejar melhor as demandas com base nas informações referentes ao estoque, armazenamento, distribuição e entregas, entre outros processos.

Qual é a diferença entre torre de controle logístico e central de monitoramento?

A torre de controle logístico e a central de monitoramento são semelhantes, mas não se confundem. Uma solução complementa a outra. De um lado, a torre de controle cuida da produção e, de outro, a central cuida das entregas finais.

Enquanto a torre de controle logístico atua de forma direta no cuidado e avaliação da circulação dos produtos dentro do setor de produção e dos centros onde a distribuição é realizada, a central é mais focada na movimentação dos produtos armazenados até a entrega no local determinado pelos clientes.

Como implementar uma torre de controle logístico?

Para implementar a torre de controle logístico, é preciso entender como funciona cada um dos processos realizados na empresa. Compreendendo esse aspecto, é possível identificar quais são os recursos aplicados em cada processo e quanto tempo eles levam para serem realizados individualmente e em conjunto.

Depois, é hora de definir as metas e objetivos da torre de controle logístico. Para fazer isso, é essencial contar com a gestão da empresa para definir a metodologia aplicada à solução.

Com as informações sobre os processos e a definição de onde a empresa quer chegar, é chegada a hora de treinar os profissionais para utilizarem a torre de controle logístico e contratar as tecnologias necessárias. Entre estas podemos destacar: sistemas de rastreamento e telemetria e softwares para gerenciamento de armazém e transporte.

Conheça as soluções da Prestex

A Prestex é especializada em logística de cadeia de valor. Somos reconhecidos como uma das três melhores empresas de transporte emergencial do Brasil e contamos com diversos cases de sucesso em logística expressa em nosso portfólio. Continue navegando no site da Prestex e saiba mais sobre os serviços que oferecemos!