-
Em geral, carga frágil deve ser embalada em caixa de papelão ou madeira, plástico bolha, e deve conter etiquetas de identificação de fragilidade na parte externa da embalagem.
-
Em geral, vidros devem ser embalados em caixa de madeira devidamente fechadas, precisam ser imobilidade e conter etiquetas de identificação na parte externa. Além disso, a Prestex deve ser informada que o material a ser transportado contém, ou é feito de vidro.
-
Algumas embalagens podem ser consideradas inadequadas por correrem o risco de chegarem danificadas ou abertas no destino final. Alguns exemplos de embalagens inadequadas são: caixas de papelão com aberturas laterais e caixa de madeira com material pesado e com ausência de cinta.
-
Cargas pesadas normalmente devem ser estrechada ou envoltas em plástico bolha, sobrepostas em pallet ou alocadas em caixa de madeira, cintadas (bem amarradas) e com fácil acesso para deslocamento.
-
Para que uma empresa transportadora possa exercer suas atividades de transporte de medicamentos, alguns requisitos devem ser seguidos. A atividade requer a presença de um farmacêutico responsável pelo controle da cadeia de distribuição dos produtos. Ele deve orientar e adequar às estruturas da empresa objetivando o cumprimento da legislação sanitária em vigor e das Boas Práticas de Transporte (BPT).
A transportadora de medicamentos deve primeiramente possuir AFE (autorização de funcionamento), alvará sanitário, responsável legal, responsável técnico, e elaborar um Procedimento Operacional Padrão e um Manual de Boas Praticas de Transporte que sejam compatíveis com as normas e legislações vigentes
-
Não, a Prestex não transporta animais vivos.
-
O transporte de cargas, de acordo com a lei, antes de ser efetuado, deve ser estabelecido em contrato, o qual se materializa no documento denominado conhecimento de transporte aéreo ou simplesmente conhecimento aéreo. Nele irão constar todos os dados do envio (expedidor, destinatário, tipo de serviço contratado, dados da carga, forma de pagamento). A emissão é feita após a mercadoria ser coletada pela Prestex.
-
A minuta de despacho é um formulário que deve ser preenchido pela Prestex, no ato do embarque aéreo.
-
O Imposto Ad Valorem é um imposto fixado em percentagem do valor da transação. Esta é uma taxa cobrada no Brasil pelas Cias Aéreas, com essa taxa a carga passa a ser coberta pela apólice de seguro da companhia. Essa taxa é calculada com base no valor da mercadoria, ou seja, sobre o valor total da Nota Fiscal.
-
SEFAZ é a abreviatura de Secretaria da Fazenda. A SEFAZ é o órgão responsável de RECEITA e DESPESA do Estado.
-
A sigla Suframa significa Superintendência da Zona Franca de Manaus, este código é necessário somente para empresas que se relacionam com fornecedores e clientes da ZFM ou empresas sediadas lá. O número de Suframa é um documento obrigatório para mercadorias que ingressam em área incentivada. É passível de multa se as notas fiscais de empresas que se relacionam com outras da ZFM estiverem sem este código.
-
Para definir o valor do frete, é realizado um cálculo considerando as seguintes informações: peso real da mercadoria ou peso cubado (o que for maior), valor da Nota Fiscal, local de origem e de destino. O frete será calculado com base nessas informações sendo somadas as seguintes taxas (frete peso, ad valorem, Gris, taxa de coleta, taxa de entrega, tributos de ICMS).
O valor de frete fornecido no momento da coleta é aproximado. Ao chegar ao terminal de cargas Prestex o volume será pesado e medido, e em caso de divergência entre peso e volume fornecido no ato da cotação e conferência efetuada pela equipe Prestex, o valor final será alterado e informado ao cliente.
-
O pagamento do frete pode ser de responsabilidade do vendedor (expedidor), do comprador da mercadoria e/ou do recebedor da mercadoria (destinatário), a depender do que for acordado entre as partes:
CIF ou FOB.
A sigla CIF significa que o frete é pago pelo expedidor/ remetente, que é responsável pela entrega até o local de destino.
No caso do FOB, o comprador/destinatário é que paga pelo frete.
O pagamento da carga pode ser feito à vista, através de depósito bancário, ou faturado de acordo com o prazo combinado entre o cliente e a Prestex
-
A partir de acordo firmado entre a Prestex e o cliente para faturamento de carga a prazo, será emitido o boleto bancário para pagamento na data pré-acordada.