Veja como o Overdelivering pode beneficiar sua empresa

Hoje em dia, as empresas competem ferozmente por cada cliente. Atender às exigências do mercado não se fundamenta apenas em bons produtos e/ou serviços, pois muitas companhias já utilizam tal conceito.

Deve-se ir além do esperado para manter os clientes. As organizações devem focar na fidelização de clientes, pois são excelentes divulgadores da marca quando bem atendidos, ou podem detonar seu trabalho quando suas necessidades não são atendidas.

De acordo com o SEBRAE, os compradores fiéis representam 80% do seu lucro real. Logo, é fundamental não satisfazer a demanda, mas superar o que foi pedido.

Diante desse contexto, é imprescindível aplicar a ideia de Overdelivering. A prática desse conceito será o diferencial da sua empresa.

Quer descobrir o que ele representa e como fazê-lo? Então, acompanhe mais no post de hoje!

O que é Overdelivering?

O termo Overdelivering é traduzido via a superação das expectativas dos clientes. É entregar além do que se é esperado. Embora seja um conceito simples, ele é fundamental para a empresa.

Qual sua importância?

A importância da nova ideia é agregar valor não apenas quando você anuncia seu produto e/ou serviço.

É fazer com que o cliente tenha a melhor experiência possível quando adquire sua mercadoria, ou seja, ser surpreendido no momento da entrega.

O Overdelivering utiliza estratégias diferenciadas para atrair novos clientes e manter os compradores mais leais.

Como aplicá-lo?

Para colocar em prática esse conceito, é necessário adotar algumas atitudes:

Cupons de desconto

Você pode incluir no momento de entrega cupons de desconto para os próximos insumos da sua empresa. Por mais simples que isso seja, essa estratégia encanta seu cliente e o motiva a adquirir uma nova mercadoria.

Economia de frete

Adote uma política de frete eficiente para que seu consumidor economize na hora de comprar. Por exemplo, se um cliente compra 3 mercadorias, sua empresa pode mandar uma mensagem no dia da entrega para que ele insira um código na página eletrônica da corporação.

A mensagem é uma garantida de frete muito barato ou até mesmo gratuito.

Essa é mais uma demonstração de que seu cliente é valorizado dentro da sua organização.

Brindes e bônus

Também é bom apostar em brindes ou bônus quando o cliente receber aquilo que por ele foi solicitado.

O ideal é inserir gratuitamente um produto complementar ao seu serviço ou produto, melhorando a experiência com a mercadoria pelo seu cliente comprada.

Como funciona a prática de Overdelivering?

Para que o Overdelivering funcione de fato, as dicas para o sistema de entregas devem gerar dois tipos de sentimentos, a saber:

Surpresa

Para surpreender seu cliente, você não deve avisar antecipadamente que seu consumidor será beneficiado.

A ideia é ele saber somente no momento em que abrir a caixa com seu produto ou no momento em que os serviços corporativos forem aplicados.

Exemplo clássico acontece com as agências de viagens. Muitas vezes quando um cliente pede um quarto simples de um hotel. No entanto, ele é surpreendido por um upgrade, isso é, ele é acomodado em uma suíte luxuosa sem precisar pagar a mais por isso.

O elemento surpresa não tem erro, logo, pode investir em algo para aumentar as expectativas do comprador.

Encantamento

Você encanta seu cliente quando seu atendimento tem qualidade. Um freguês satisfeito divulga sem pensar duas vezes os seus serviços, atraindo outros novos clientes.

O encantamento se traduz em manter um relacionamento próximo ao cliente. Por isso, além dos benefícios, procure saber o que ele acha do seu sistema de entrega, como é feito o atendimento, o prazo de entrega, etc.

Ao trabalhar os dois pontos citados, a logística da empresa é beneficiada, pois ela otimiza seus serviços, atrai novos clientes e melhora a fidelização dos mais antigos.

Entretanto, para ter os benefícios do Overdelivering, é preciso mudar algumas práticas.

O que é preciso mudar para colocar o Overdelivering em prática?

Para ter um excelente de entrega, é preciso mudar a cultura organizacional da companhia.

Muitas empresas acreditam que só divulgar a marca e entregar o produto e/ou serviço dentro do prazo manterá e atrairá os consumidores.

Seria interessante ficar na zona de conforto, mas muitas organizações já fazem isso.

Logo, é preciso estar bem disposto e acompanhar as necessidades dos clientes e suas reclamações a fim de melhorar constantemente e prover a eles as melhores experiências possíveis.

Agora que já está por dentro do assunto, que tal aproveitar os espaços nos comentários deste post e nos contar sobre o que você achou do Overdelivering? Participe da conversa!